O que é Marketing Multinível? Vale a pena investir?
O marketing multinível é um modelo de negócio que gera bastante polêmica no mundo das vendas.
Geralmente discussões são levantadas porque os praticantes do método são bastante vocais quanto à defesa do modelo.
Inclusive, é comum que várias pessoas inseridas nesse meio sejam bastante insistentes ao apresentarem seus planos para convidar outras pessoas.
A desconfiança, semelhanças com modelos de pirâmide e a falta de entendimento das pessoas faz com que o método tenha uma alta taxa de rejeição.
Contudo, é preciso entender o que é marketing multinível e entender seu funcionamento antes de formar sua opinião.
Se você tem curiosidade em saber mais sobre o tema ou até mesmo tem interesse em ingressar em alguma empresa que utiliza essa prática, continue lendo o nosso artigo.
O que é Marketing Multinível?
Este método de negócio é um modelo de remuneração em que vendedores lucram através de vendas e também são remunerados pelas indicações de vendedores a empresas, sua própria rede de revendedores.
A modalidade se trata de uma venda direta, baseada em contatos pessoais entre vendedores e clientes para que os produtos ou serviços sejam comercializados.
Essa modalidade foi inventada por Carl Rhenborg, nos EUA, na década de 1940. O método foi uma evolução de vendas diretas da Unilevel, onde os ganhos eram individuais por comissões.
A ideia do multinível surgiu para motivar revendedores a fazer mais do que vendas, atraindo novos revendedores para a empresa.
Como o Marketing Multinível funciona?
A venda de porta em porta era uma estratégia muito utilizada no início das aplicações do marketing tradicional.
Com o tempo, inovações e novas estratégias surgiram, gerando formas mais eficazes de fazer vendas. A evolução da venda porta em porta se viu na forma do marketing multinível.
Empresas que aplicam este método preferem investir em sua equipe e distribuir recursos para consultores ao invés de formas de publicidade tradicional.
Na modalidade também não existe a contratação por CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Cada profissional é um distribuidor independente que tem um contrato com a empresa e conta com um kit de produtos para iniciar seus negócios.
Cada vendedor atua como um distribuidor para a empresa e também, futuramente, pode formar uma rede de consumidores e novos distribuidores para auxiliar a marca.
Vantagens do Marketing Multinível
Confira a seguir as principais vantagens que este método de trabalho oferece aos seus praticantes.
Autonomia de trabalho
Quem deseja trabalhar de forma autônoma irá encontrar bastante liberdade ao trabalhar com este método de negócio.
Isso significa que ao optar pelo modelo de trabalho, o vendedor irá definir que dias e quantas horas irá trabalhar, que produtos irá comercializar e qual será o seu público.
No entanto, é preciso levar em consideração que o seu ganho sempre será proporcional à sua produtividade. Ou seja, será preciso se empenhar bastante para gerar resultados.
Escalabilidade
A escalabilidade é a maior vantagem do modelo de negócio. Quando revendedores recrutam novos distribuidores, eles podem construir sua própria rede com o tempo.
Isso irá fazer com que os esforços de venda se multipliquem. Desta forma, os líderes de vendas têm ganhos aumentados.
No entanto, é preciso estar atento, pois grande parte das empresas limita os lucros de líderes até um determinado número de níveis ultrapassados.
Desvantagens do Marketing Multinível
Confira as principais desvantagens de investir no Marketing Multinível.
O investimento inicial pode ser caro
Essa é uma questão que pode variar de acordo com a renda da pessoa e da empresa escolhida.
Uma das opções para evitar o investimento inicial é trabalhar em empresas que usam catálogos.
Desta forma, os revendedores não precisam comprar os produtos para vendê-los, ganhando apenas comissões sobre vendas.
No entanto, grande parte dos planos exigem o investimento inicial dos revendedores para comprar kits ou produtos que serão revendidos em um preço sugerido.
Esse valor pode variar de empresa para empresa e de acordo com os itens escolhidos.
É preciso tomar cuidado, por isso pode gerar um risco, principalmente quando os produtos escolhidos podem ser difíceis de vender.
Crescimento a longo prazo
A escalabilidade é uma das características mais atrativas deste método de negócios, pois revendedores podem criar suas próprias redes para ganhar mais.
Contudo, até mesmo profissionais com mais experiência podem demorar para criar suas redes de equipe de vendas.
Esse tempo pode ser ainda maior para pessoas sem experiência na área, que precisarão gerenciar suas vendas e desenvolver sua própria rede.
Portanto, esteja ciente que o retorno através desta estratégia pode levar muito tempo.
Doutrinação
Por fim, a doutrinação é um dos maiores problemas do marketing multinível. Isso gera profissionais obstinados que enxergam apenas uma possibilidade, a "verdade" dita por aquela merca.
Isso pode gerar problemas, como pessoas deixando de aproveitar possibilidades e até mesmo vendedores que chegam a difamar a concorrência.
É importante escolher empresas que não permitam práticas agressivas e antiéticas por seus revendedores.
Quais empresas utilizam o modelo de Marketing Multinível?
Confira alguns dos principais exemplos de empresas legais e populares que prosperaram utilizando o modelo multinível.
Mary Kay
A Mary Kay é uma empresa americana que comercializa produtos cosméticos através do marketing multinível.
Em 2015, ela foi uma das 10 maiores empresas que empregam a estratégia multinível, gerando uma receita de cerca de U$ 3,7 bilhões.
A empresa também é conhecida pela facilidade de reconhecer suas líderes de vendas, que usam carros cor de rosa com a identidade visual da marca.
Hinode
A Herbalife é uma empresa brasileira que vende produtos de beleza e higiene pessoal utilizando o método multinível.
Para investir na carreira com a marca é preciso comprar um kit de produtos para que possam ser revendidos.
A vantagem é que os revendedores não precisam pagar uma taxa de adesão, apenas o valor dos produtos que serão revendidos.
Também é possível criar um canal de distribuição de casa, revendendo produtos ou indicando sua loja virtual.
Polishop
A Polishop é uma empresa que atua na área do varejo, trabalhando com produtos diferenciados e inovadores. A marca é bastante conhecida por gerar o desejo de consumo através de seus infocomerciais na TV.
A empresa brasileira conta com um faturamento anual de cerca de 1 bilhão de reais e oferece a representação comercial para revendedores independentes pelo marketing multinível.
Herbalife
Atuando na área de estímulo e promoção de uma vida saudável, a Herbalife é uma das primeiras empresas a adotar e prosperar com este modelo de vendas.
Hoje é uma grande força global na área da nutrição com produtos como shakes, barras de proteína e suplementos.
Presente em mais de 95 países, a marca conta com uma rede com 4 milhões de consultores independentes.
Jequiti
Uma empresa do Grupo Silvio Santos, a Jequiti tem conquistado seu espaço no mercado de produtos de beleza e perfumaria usando o modelo multinível.
É possível ganhar com as comissões de forma tradicional, mas o programa oferece um adicional: consultores e gerentes de vendas têm chances de participarem de programas do SBT e faturar prêmios em dinheiro.
Marketing Multinível e Pirâmide são diferentes?
É normal que algumas pessoas confundam e não entendam a diferença entre os dois modelos de negócios, afinal, apresentam um ponto em comum é a inclusão de força de vendas em um sistema de uma empresa.
Essa semelhança pode gerar confusão e conflito na cabeça de não entendem muito bem a diferença entre as duas modalidades. Portanto, entender cada uma delas é essencial para evitar problemas com a lei e até mesmo perder seu dinheiro.
Pirâmides financeiras são negócios diferentes do marketing multinível. Elas têm prazo de validade. Quando muitas pessoas entram no esquema, os ganhos começam a diminuir drasticamente. Em um ponto crítico, ninguém mais irá entrar no grupo e todo o sistema irá desmoronar.
Já o marketing multinível é capaz de se manter e continuar gerando vendas mesmo sem a entrada de novos membros na rede de revendedores. Afinal, o propósito desta categoria ainda é a venda direta para gerar lucro através de comissões.
Nossa dica para garantir que você não está sendo convidado para uma pirâmide financeira é consultar o site da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta - ABEVD.
Melhor alternativa ao Marketing Multinível
Trabalhar como um revendedor de uma empresa através da estratégia multinível é uma das primeiras possibilidades que pessoas que desejam empreender de forma autônoma enxergam.
Contudo, ela não é a única. Existem alternativas mais viáveis, promissoras e que não exigem um investimento inicial para começar. Estamos falando do marketing de afiliados.
O sistema funciona de uma forma bastante simples. Algumas empresas adotam estratégias e criam programas para venderem seus produtos através de afiliados.
Geralmente, a afiliação não tem custo algum e o lucro de seus participantes é gerado a partir da comissão de vendas.
Essas comissões são controladas pelos links de afiliados, gerados individualmente pelas empresas para que os afiliados possam promovê-los e indicá-los gerando vendas.
Como ganhar dinheiro sendo um afiliado?
É possível ser afiliado a uma ou mais empresa e receber comissões de cada uma das vendas geradas pelos seus links.
A principal parte do trabalho de um afiliado consiste em fazer a divulgação e a indicação dos serviços ou produtos usando os links.
Muitos afiliados de sucesso produzem conteúdo para atrair a atenção dos consumidores e gerar vendas através de estratégias de marketing.
Se você tem interesse em aprender mais sobre o marketing de afiliados, confira o curso Fórmula Negócio Online e comece a aprender hoje mesmo como ganhar dinheiro de forma autônoma.
Aprendeu o que é o Marketing Multinível?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender o que é o marketing multinível e avaliar se realmente vale a pena investir neste modelo de negócio.
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