Como Manter as Informações dos Produtos Atualizadas Para Seu Ecommerce Vender Mais?

Tempo de leitura4 minutos
Karine Figueiredo
Karine Figueiredo
Head de Marketing na Lett

Quando falamos de e-commerce é preciso diferenciar o processo de compra no varejo físico do que ocorre na web. De forma presencial, o consumidor tem à sua disposição diversos fatores que auxiliam em sua jornada de compra - entre elas, a presença do vendedor, a embalagem do produto, a oportunidade de tocar, testar e experimentar. Resumindo, há um mundo de possibilidades.

Ao equiparar essa experiência completa com a realidade do e-commerce, muitos detalhes se perdem no caminho. Boa parte dos varejistas online ainda não conseguem proporcionar um nível de informações dos produtos semelhante ao que se obtém em uma loja física.

Contudo, as informações no e-commerce são um ponto chave para tornar as vendas escaláveis e manter os clientes satisfeitos. Ao mesmo tempo, esta pode ser uma grande dificuldade do varejista, que geralmente conta com uma equipe enxuta e um catálogo robusto.

Pois saiba que existem formas de otimizar as informações do produtos no e-commerce e garantir mais vendas! Quer saber como? Então, continue sua leitura!

Um mercado em plena expansão

São dados anuais que mostram a evolução do mercado de e-commerce. Segundo a E-bit, no primeiro semestre de 2018, o segmento atingiu R$ 23,6 bilhões, um aumento de 12% em relação ao período anterior.

Com rendimentos tão altos, fica claro que este é um mercado bastante movimentado, certo? E isso só é possível graças ao cliente - que na era do Digital Trade Marketing já conhecemos como o consumidor omnichannel.

Porém, será que esse consumidor está satisfeito com as condições oferecidas para que ele compre no e-commerce ou esses indicadores significam o resultado da competição de preços com o varejo físico? Isso é o que você verá a seguir.

72% das informações no e-commerce estão inadequadas

Parece um percentual muito grande, não é? Porém, segundo o E-commerce Quality Index (EQI), essa é a realidade da maiores varejistas de comércio eletrônico brasileiro. Isso significa que, embora haja altas somas advindas de compras pela internet, os consumidores ainda não estão satisfeitos.

Diante desse cenário, torna-se um grande desafio oferecer informações dos produtos com mais qualidade. Isso envolve atributos como:

  • imagens extras ou secundárias;

  • descrições completas;

  • lâminas HTML;

  • vídeos.

Engana-se quem pensa que essa tarefa serve apenas para aumentar as vendas - esse é um atributo fundamental para fidelizar a clientela com um espaço confiável onde possam fazer compras realmente seguras e com todo o conforto que a web proporciona.

Agora, você deve estar se perguntando como é possível atualizar tantos produtos sem comprometer outras operações do seu e-commerce, certo? Essa resposta você descobrirá no tópico a seguir.

Manter as Informações dos Produtos Atualizadas no Ecommerce Variedade de Produtos

Como manter informações no e-commerce atualizadas?

Pode ser que para você e sua equipe o cadastro de produtos já seja uma tarefa exaustiva, não é? Geralmente são poucas pessoas para uma grande quantidade de informações, mercadorias e outras atividades a serem desenvolvidas. Isso quando não há desencontro ou escassez de informações por parte dos distribuidores ou fabricantes.

Como essa é uma tarefa bastante complicada, o que pode acontecer muitas vezes é você se atentar sobre a falta de informação quando já existe um problema à vista. Uma reclamação de cliente ou, pior ainda, uma devolução de mercadoria. E agora? Como trazer de volta este cliente que chegou exatamente ao fundo do funil e você o perdeu por conflito de informações?

Bem, para essa questão você pode ter muitas respostas. Contudo, para manter as informações de produtos atualizadas você já tem uma solução: a tecnologia!

3 vantagens de usar a tecnologia no cadastro de produtos

Você sabia que por meio de ferramentas gratuitas ou pagas, é possível acessar dados totalmente atualizados e com informações diretamente dos fabricantes? Se ainda não sabia, confira abaixo quais benefícios esse tipo de tecnologia pode trazer à loja virtual.

Acesso a informações completas

Esse tipo de ferramenta ajuda você a trocar informações com seus fornecedores de forma inteligente. Assim, você consegue ter acesso a todo tipo de informações dos produtos para abastecer sua página. São imagens, lâminas HTML, vídeos e detalhes técnicos.

Conteúdo padronizado

Você e sua equipe não precisarão mais ter o trabalho de separar conteúdos ou criar qualquer tipo de descrição, fotografia ou vídeo. Dessa forma, sobra mais tempo para cuidar do que realmente é valioso: o relacionamento com o cliente! A experiência de compra será bem cuidada com uma tecnologia a serviço do e-commerce.

Processos mais práticos

Com uma ferramenta de acesso às informações direto do fabricante, você abre mão de enormes planilhas e dados concatenados e desatualizados. E o melhor: tudo fácil e organizado em um só lugar, independentemente da quantidade de fornecedores com quem o e-commerce trabalha.

Como você percebeu, o e-commerce oferece muitas oportunidades para aumentar as vendas do varejo. Por ser um mercado em expansão, há muito espaço para desenvolver seu negócio, conquistar clientes fiéis e aumentar seu alcance.

Contudo, é preciso investir em melhorias na experiência de compra nesse canal para que os resultados sejam sólidos e escaláveis. A automatização surge como uma solução para otimizar a qualidade das informações no e-commerce e o tempo gasto no cadastro de produtos.

Agora que você já sabe que é possível manter as informações dos produtos atualizadas sem perder a eficiência da sua operação, descubra como a Drogaria Araújo conseguiu ótimos resultados nas vendas dos produtos da Nestlé!

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