O que é Mailing e como montar sua lista

Índice

Usar estratégias otimizadas para aumentar o potencial de alcance e o impacto das mensagens é essencial para quem não tem muitos recursos disponíveis, mas precisa concorrer em um mercado competitivo.

Uma das melhores alternativas neste quadro é o E-mail Marketing. Contudo, para que esse tipo de estratégia funcione, é preciso contar com um excelente trabalho de mailing.

Até porque, impactar as pessoas erradas não irá gerar resultados para um negócio. 

Mesmo se o conteúdo for interessante, criativo e bem elaborado, se o destinatário do e-mail não estiver interessado, a ação simplesmente não irá funcionar.

Portanto, criar uma boa lista de contatos é fundamental para que as campanhas de e-mail marketing gerem resultados relevantes.

Ou seja, é necessário criar uma lista segmentada de contatos para criar um fluxo de mensagens dentro de suas estratégias de marketing digital.

Se você tem interesse em aprender mais sobre esse conceito, confira o nosso artigo para aprender o que é mailing e como montar sua lista de contatos. Vamos lá?

O que é Mailing?

O sentido original da palavra “mailing” significa enviar cartas para contatos. Um trabalho comum e realizado pelos Correios no passado.

Já no contexto do Marketing Digital, mailing é um grupo de endereços de e-mails de inúmeros usuários classificados de acordo com o público de interesse. 

Esse grupo de e-mails é usado como uma base de dados pessoais de contatos relevantes, que podem ser segmentados por interesses, categorias e características, como idade, gênero e localização.

Uma lista de endereços de e-mail é algo muito valioso para empresas, pois permite que se comuniquem diretamente com prospects, leads, clientes e ex-clientes.

É através dessa lista que diversas estratégias permitem que marcas estreitam o relacionamento com seus clientes.

Através desses grupos, empresas podem enviar mensagens importantes e ofertas para um certo grupo de consumidores de uma vez só.

Ou seja, não é preciso fazer o trabalho de selecionar um por um. Isso permite que o conteúdo enviado esteja mais relacionado ao perfil daquelas pessoas.

Quanto a natureza desses e-mail, seus conteúdos podem variar de materiais informativos, promoções, novidades, avisos e várias outras formas de informação.

Passo a passo de como montar sua lista de Mailing

Agora que já sabe o que é mailing e qual seu papel no marketing digital, confira a seguir o passo a passo para criar sua lista de contatos e começar suas ações digitais.

1. Use uma boa ferramenta de Mailing

Independente do tamanho do seu negócio, a organização dos dados de sua base de clientes é fundamental para otimizar processos e campanhas.

Utilizar boas ferramentas que oferecem opções de automação permitem capturar contatos, gerenciar endereços, customizar mensagens, programar envio, nutrir leads em qualquer etapa do funil e receber feedback com muito mais facilidade.

Confira a seguir algumas ótimas opções para usar em suas campanhas: 

SendinBlue

Essa é uma ferramenta completa e fácil de usar que permite fazer mais em menos tempo, além de escolher as ferramentas que precisa para sua estratégia de marketing.

O Sendinblue é uma ferramenta de automação de marketing que oferece aos seus usuários:

  • E-mail marketing
  • SMS marketing
  • Chat
  • Inbox
  • CRM
  • E-mails transacionais
  • Segmentação
  • Formulários de inscrição
  • Landing pages
  • Anúncios do Facebook

Esse serviço pode ser testado de forma gratuita e usado profissionalmente a partir de 3 planos que podem variar de acordo com seu volume mensal de e-mail.

Nitronews

O Nitronews é uma plataforma que ajuda seu negócio a aumentar o número de leads através de landing pages e formulários pop-up.

Enviar os e-mail marketing também é muito fácil usando a ferramenta, basta apenas escolher uma ou mais listas, selecionar uma mensagem e definir as opções.

O serviço oferece aos seus usuários:

  • Landing page
  • Usuários ilimitados
  • Remetentes ilimitados
  • Campanhas
  • Automações
  • Validação de emails

2. Crie conteúdo de qualidade

Um conteúdo de valor, que é relevante e interessante para o seu público é um dos pilares que irá garantir o sucesso de suas ações.

Ao despertar o interesse e a curiosidade dos leads, eles mesmo irão ceder seus e-mails com a intenção de receberem mais conteúdo, mesmo que ainda não tenham o objetivo de fechar uma compra.

Portanto, invista em suas publicações e na frequência em que os posts são feitos no seu blog, site e até mesmo nas redes sociais.

3. Customize seus e-mails

Apostar na customização das mensagens em seus e-mails é essencial para engajar os usuários certos. 

Afinal, existe uma parcela de sua base que não deseja ser incomodada com contatos que não são destinados a eles.

Portanto, pense bem na mensagem que será enviada, crie textos personalizados, use recursos para chamar os destinatários pelo nome e insira informações relacionadas àquele grupo de leads.

4. Ofereça infoprodutos grátis

Muitas pessoas gostam de receber materiais grátis e interessantes sobre assuntos pelos quais se importam.

Esses infoprodutos servem como iscas digitais, fazendo seu negócio se aproximar dos consumidores, além de ganhar autoridade em seu segmento.

Aproveite a criação deste tipo de material para se aprofundar nos assuntos. Aborde os temas de forma mais completa para usar o máximo do formato de conteúdo escolhido, já que assuntos mais complexos não cabem em posts e vídeos curtos.

Para isso, escreva e-books, crie tutoriais, infográficos, webinars e qualquer outro tipo de material que esteja alinhado à sua marca.

5. Use formulários para capturar e-mails

Os formulários são usados em diversas páginas como um convite para enviar conteúdo aos usuários em troca de suas informações.

Esse recurso é usado de forma estratégica, pois permite capturar leads qualificados, ou seja, consumidores que demonstram interesse em comprar do seu negócio.

Este tipo de estratégia é menos invasiva, tendo prosseguimento apenas com a ação voluntária dos consumidores. 

Isso é algo que pode ser refletido nos resultados positivos que podem ser conquistados com esse público qualificado.

6. Gerencie o mailing com atenção e cuidado

Além de construir uma boa base de clientes, é importante mantê-la. Portanto, execute seu trabalho de forma ética e profissional, mantendo a atenção na lista e no que é enviado.

Tratar seus clientes bem e prezar pelo conteúdo que é enviado pode ser o fator diferencial que irá garantir o sucesso de seus e-mails marketing.

7. Assegure a qualidade do mailing

Muitas vezes a quantidade não irá refletir em qualidade. Isso é bem comum no mundo do marketing digital.

Portanto, sempre esteja atento à sua base de e-mails. Lembre-se de excluir contatos que não servem para seu propósito.

Isso é importante porque muitos e-mails de sua lista podem ser faltos, conterem erros de digitação, não terem interesse e até mesmo estarem desativados.

Manter esse tipo de contato irá apenas atrapalhar seu trabalho de fazer relatórios e analisar os resultados de suas ações.

Portanto, use programas e ferramentas que são capazes de fazer essa verificação de forma automática.

8. Defina uma linha editorial

Definir uma linha editorial é importante para saber que tipo de conteúdo produzir, quais temas abordar e até mesmo escolher o tom de voz que sua marca irá usar nesses e-mails.

Para fazer isso, observe a cultura de sua empresa e o perfil dos seus clientes. Então, será possível descobrir qual a linguagem adequada e quais assuntos podem gerar os melhores resultados com seu público.

Uma dica para escolher o tom de voz da sua marca é entrevistar consumidores que fazem parte do seu público-alvo. Além disso, esteja atento para observar quais canais eles usam e como eles se comportam nessas redes.

9. Não compre listas de e-mails prontas

Essa é uma das piores estratégias de mailing que uma empresa pode adotar. 

Afinal, isso acaba com uma das principais características do mailing, que é a ação voluntária de usuários interessados em oferecerem seus contatos.

Os contatos neste tipo de lista não deram essa permissão de forma consciente, portanto, o envio de conteúdos e ofertas pode ser visto como uma tática invasiva.

Além disso, a Lei Geral de Proteçõa de Dados - LGPD tornou esse tipo de ação ilegal. Ou seja, empresas podem ser até mesmo punidas com multas e sanções ao optarem por este tipo de tática.

Apesar de ser um processo mais demorado, invista em criar sua própria base de contatos. Nunca compre listas prontas.

10. Não exagere na quantidade de ofertas

Mesmo após criarem um ótimo mailing de clientes, existem empresas que cometem o erro de enviar ofertas demais aos seus contatos, tentando vender a todo custo.

Por mais que pareça uma boa ideia para muitas pessoas, essa chuva de e-mails com promoções e ofertas acabam gerando um número maior de descadastramento de clientes.

Isso acontece porque o conteúdo enviado não é relevante, não gera valor e muitas vezes sequer é de interesse para aquele grupo de consumidores.

Portanto, trabalhe bem seu conteúdo para utilizar e-mails com ofertas na hora certa, de forma estratégica.

Acompanhe a jornada do cliente e os prepare para a compra, enviando apenas as mensagens necessárias para fazer com que comprem de seu negócio.

Preparado para vender usando o Mailing?

Esperamos que o nosso artigo tenha ensinado o que é Mailing e apresentado o processo de criação de uma lista de contatos para colocar essa estratégia em prática. 

Se você tem interesse em oferecer o melhor atendimento aos clientes conquistados através desse tipo de marketing, considere usar uma ferramenta de chat online.

O JivoChat é uma plataforma de chat online profissional que pode ser instalada em seu site, oferecendo a oportunidade de atender clientes com convites proativos e mensagens personalizadas.

Além disso, a ferramenta também conta com integração aos serviços de CRM e canais como o WhatsApp, o Instagram e o Facebook.

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