29 Melhores ideias de desenhos para se inspirar

6 de fevereiro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Olhar para uma página em branco pode ser desafiador na hora de começar um novo desenho. Afinal, sempre tem aqueles dias em que a criatividade não vem, a mente bloqueia e novas ideias de desenhos não aparecem.

Independente se você é um artista experiente ou alguém começando a desenhar, uma das melhores formas de recuperar a criatividade é encontrar ideias de desenhos para se inspirar. Pensando nisso, listamos diversas ideias de desenhos fáceis e divertidas para estimular a sua criação. Confira!

Ideias de desenhos para desenhar

Para te ajudar em momentos de bloqueios criativos e te inspirar para continuar desenhando, separamos algumas ideias de desenhos fáceis e divertidos para você.

Se você ama desenhar e quer melhorar suas habilidades e encontrar mais ideias de desenhos, existem diversos cursos online como o Curso Desenhando sem Dom. Foi pensado para iniciantes e ensina as técnicas mais importantes para começar a fazer desenhos realistas, ilustrações com lápis de cor e muito mais.

Banner do curso de desenho Desenhando Sem Dom

Se quiser conhecer mais opções de curso de desenho, confira nosso artigo completo clicando aqui.

1. Desenhe um rosto

Existem diversas formas de desenhar um rosto, como por exemplo fazer uma caricatura de si mesmo, desenhar um rosto com uma linha contínua, onde a ideia é manter a ponta da caneta tocando o papel o tempo todo.

Outras ideias de desenhos de rosto podem ser desenhar um auto retrato, um rascunho seu como super-herói, seu rosto com mais envelhecido ou jovem e se você for fã de animes, você pode criar um desenho do seu rosto como um personagem de mangá.

Se você gosta de desenhar anime e deseja melhorar suas técnicas, confira o Curso Desenhando Animes. Esse método promete ensinar esse estilo de desenho passo a passo, desde o básico até o avançado.

Esse curso irá te ensinar técnicas infalíveis para desenhar personagens completos, transformar pessoas em anime, fazer cabelos perfeitos, anatomia avançada e descomplicada e muito mais.

Caso queira conhecer mais opções de cursos de anime, confira nossa lista completa com os melhores cursos, clicando aqui.

Foto de uma pessoa desenhando um rosto

2. Desenhe animais fofos

Outras ideias de desenhos para despertar a sua criatividade é desenhar animais. Você pode desenhar animais fotos exagerando e simplificando suas características, misturar seus animais favoritos criando novas criaturas, desenhando monstros e muito mais.

Outra ideia é traçar o contorno do seu animal favorito e preenchê-lo com uma palavra ou frase, fazendo com que as letras se encaixem perfeitamente.

3. Retrata uma cena para sua música favorita

As músicas também podem ser uma grande fonte de inspiração para seus desenhos. Escute a sua música favorita e tente imaginar a cena e crie um desenho baseado no que você sente ou imagina, por exemplo.

4. Desenhe linhas dentro de formas

Uma ideia de desenho simples e divertida é começar com uma forma de círculo e, em seguida, criar padrões simples adicionando algumas linhas estrategicamente.

5. Desenhe folhas padronizadas 

Faça o contorno de uma folha e desenhe uma série de repetições que você pode preencher com todos os tipos de padrões. 

6. Desenhe árvores

Outras ideias de desenhos é fazer árvores, esse tipo de desenho pode ser desafiador se você se concentrar em cada pequena folha, então, use traços rápidos e básicos para transmitir sua forma geral. 

Foto de vários lápis de cor em cima de um caderno com um esboço

7. Crie uma composição floral

Ainda nas ideias de desenhos de natureza, outra opção é fazer desenhos florais a partir de uma referência ou de sua imaginação e recorte as peças para brincar com a composição criativa.

8. Desenhe uma mandala botânica

Apesar de parecer algo mais complexo, você pode criar lindas mandalas seguindo um padrão baseado em formas da natureza. 

9. Desenhe paisagens

Abra a janela e ilustre o que está vendo, faça esboço das nuvens ou até mesmo aproveite a perspectiva e trace a visão de cima de um ponto ou de um penhasco.

10. Faça desenhos temáticos da estação

Primavera, verão, outono e inverno. Tantas ideias de desenho a partir de quatro palavras simples. 

11. Desenhe letras

Lettering também é outra excelente opção para quem busca ideias de desenhos. Seja criativo e experimente escrever à mão como uma maneira divertida de se comunicar com o mundo.

12. Experimente com floreios

Uma maneira legal e fácil de transformar seus desenhos em ferramentas de design e lettering é praticar técnicas básicas de floreio.

13. Desenhe um quadrinho simples

Crie seu próprio quadrinho inventando suas histórias, seus personagens e criando seu universo.

Para melhorar suas habilidades nesse estilo de desenho, recomendamos o Curso Como Desenhar Quadrinhos, onde você irá aprender tudo o que é preciso para iniciar ou continuar sua produção de quadrinhos profissional de forma independente.

Esse curso irá falar sobre o processo de transformação de ideias para um bom roteiro, definição de estilo, erros comuns de iniciantes e as principais questões do mercado brasileiro.

14. Desenhe uma caveira

Se você está procurando ideias de desenhos, fazer uma caveira te dará infinitas possibilidades de desenhos, como: realistas, assustadores, estilizados, caveiras de açúcar, estilo cômico, entre outros.

15. Desenhe uma taxonomia de suas coleções

A taxonomia é a prática e ciência da classificação de coisas ou conceitos. Pegue sua coleção de bonés, canecas ou qualquer outro objeto e desenhe-os para criar sua própria taxonomia ilustrada. 

16. Desenhe seu cérebro

Que pensamentos passam pela sua cabeça? Como você está se sentindo agora? Use suas respostas para dar ideias de desenhos para representar visualmente como está seu cérebro agora ou como você gostaria que estivesse.

17. Desenhe seus medos

Dizem que para superar seus medos é importante reconhecê-los. Mas e se em vez disso você os desenhar?

Foto de uma pessoa desenhando em um caderno

18. Desenhe o que você come

Outras ideias de desenhos para quem está sem criatividade é encontrar alimentos que você come e desenhá-los.

19. Desenhe coisas que você tem em casa

Assim como desenhar o que você come, encontrar objetos em casa é uma excelente fonte de ideias de desenhos para quem não está muito inspirado.

20. Desenhe uma criatura com uma gota de tinta

Coloque uma gota de tinta no papel criando uma forma livre e movimente, assopre a folha ou borre com um pedaço de papel. Assim, você pode adicionar olhos, pernas, antenas ou dentes para dar vida a sua criatura.

21. Crie um mundo em miniatura

Crie seus próprios universos adicionando alguns elementos extraterrestres dentro de um triângulo ou círculo.

22. Desenhe suas férias dos sonhos

Lembre-se daquelas férias que você já foi ou do lugar dos sonhos que deseja conhecer e crie uma obra se inspirando nesses locais.

23. Desenhe seu lugar favorito

Como é o seu lugar favorito? Quem vai lá? O que eles servem? Quando estiver sem ideias, um lugar, como uma cafeteria (real ou imaginária) pode ser uma excelente fonte de inspiração para desenhar. 

24. Desenhe um banner criativo

Para quem trabalha com design e precisa criar banners criativos, ficar sem criatividade pode ser complicado. Um brainstorm é uma boa solução para conseguir novas ideias de desenhos.

25. Preencha uma página com desenhos sobre você.

Comece desenhando no centro e preencha a folha com desenhos dos seus objetos favoritos, animais de estimação, hobbies ou qualquer outra coisa que faça parte da sua personalidade e dos seus gostos.

26. Transforme a moda em arte

Desenhe suas próprias roupas, o guarda-roupa dos seus sonhos ou crie sua nova coleção de peças únicas. A ilustração de moda é uma forma artística de interpretar e retratar designs de vestuário e para quem procura ideias de desenhos, é uma ótima solução.

Caso queira conhecer cursos de moda, confira nossa lista completa com os melhores cursos, clicando aqui.

27. Crie um cartão personalizado

Um cartão personalizado é uma excelente ideia de presente. Faça um desenho especial para quem você gosta utilizando materiais, imagens e palavras que façam lembrar dela.

28. Transforme seu esboço nove vezes

Comece esboçando qualquer objeto que você goste e faça nove repetições dele. Você se concentrará em padrões, detalhes ou formas para criar algo completamente único em cada uma delas.

29. Desenhe com seus amigos 

Nem sempre desenhar precisa ser uma atividade solitária. Organize um festival de desenho com seus amigos e peça para cada pessoa compartilhar suas próprias ideias de desenhos.

Dicas para não deixar de desenhar

Além das ideias de desenhos, separamos algumas dicas para te ajudar em momentos de menos inspiração para você continuar desenvolvendo suas habilidades e melhorando em seus desenhos.

  • Tente desenhar com outros objetos, como carvão, canetas, marcadores e giz de cera;
  • Desenhe diariamente.
  • Participe de desafios de desenhos diários online.
  • Utilize ferramentas para gerar ideias de desenhos.

Encontrou as melhores ideias de desenhos?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar as melhores ideias de desenhos para te ajudar em momentos que você estiver sem criatividade.

Além de desenhar com lápis e papel, muitas pessoas também gostam de desenhar no computador. Por isso, conheça as melhores mesas digitalizadoras e comece a criar desenhos digitais.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download