O que é CRM para ecommerce e como escolher o melhor

atualizado 17 de novembro de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O CRM para ecommerce se tornou um pilar para lojas virtuais que desenvolvem estratégias para aumentar suas vendas.

Isso aconteceu porque o comportamento dos consumidores evolui constantemente. Cada vez mais exigentes, o consumidor dos dias de hoje espera um tratamento personalizado.

Nesse contexto, o CRM é uma peça fundamental para garantir a gestão eficiente de sua base de leads e mapear oportunidades de vendas.

Quando uma ecommerce mapeia os processos internos de sua equipe comercial, essa ferramenta pode potencializar os resultados de forma expressiva.

Segundo um estudo feito pela Finances Online em 2022, no contexto mobile, os sistemas CRM podem aumentar as vendas em 87% e a satisfação dos clientes em 74%.

Se você tem interesse em se aprofundar para entender melhor o que é o CRM, seus principais benefícios e como escolher a melhor ferramenta, confira o nosso artigo.

O que é CRM?

CRM é uma sigla para o termo em inglês Customer Relationship Management que pode ser traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Se trata de uma ferramenta que organiza, otimiza e registra todos os processos que envolvem a interação entre um cliente e uma empresa.

Essa plataforma registra os dados pessoais dos clientes, como seu nome e email, e também registra o histórico de interações desses consumidores com a empresa.

Uma das facilidades que o CRM oferece é a possibilidade de centralizar em um só lugar todos os dados de clientes que podem chegar dos mais variados canais.

Com um banco de dados formados, é possível alterar, atualizar, segmentar e criar novos dados caso seja necessário.

Para que serve a ferramenta de CRM para ecommerce?

Essa categoria de CRM é desenvolvida especificamente para oferecer soluções que atendam às necessidades de ecommerce.

Seu foco está nas atividades digitais de consumidores e na coleta dos seus dados.

Com dados registrados em um CRM, uma loja virtual pode usar essas informações para automatizar processos com o objetivo de fazer seus leads progredirem em um funil de vendas.

Através da plataforma os ecommerces contam com recursos para gerar presença de marca e engajamento com clientes, sejam atuais, passados ou potenciais.

Por centralizar essas informações, o CRM também auxilia a gestão de marketing, ajuda a otimizar processos de vendas, oferece dados sobre o desempenho do negócio e muito mais.

Quais as vantagens de usar um CRM para ecommerce?

A principal vantagem de usar um CRM para ecommerce é melhorar a gestão do relacionamento com o cliente.

Ao centralizar informações e automatizar processos, empresas podem oferecer um atendimento e uma experiência personalizada para os consumidores.

Fatores que contribuem diretamente com a satisfação e fidelização dos clientes.

A segmentação de clientes também é um grande benefício que a plataforma oferece, apresentando oportunidades de criar campanhas de marketing mais direcionadas e eficientes.

Os gestores também contam com benefícios oferecidos pelo CRM. Ao obter uma visão abrangente dos dados sobre seu negócio, será mais fácil tomar decisões estratégicas e identificar oportunidades.

Para elaborar um pouco mais sobre esses benefícios, confira uma lista com as principais vantagens oferecidas por um CRM.

Dados centralizados e organizados

A proposta dessa plataforma é ajudar a entender mais sobre o cliente e suas preferência da maneira mais otimizada o possível.

Como atualmente grande parte das interações entre consumidores e marcas é feita através da internet, o CRM oferece formas de controlar e organizar o fluxo das informações geradas nessas interações.

Sejam as redes sociais, o acesso pelo celular, computador, máquinas de cartão de crédito, em todos esses casos dados são gerados e podem ser coletados e processados.

Quem tem os recursos necessários para analisar esses dados pode entender bem qual é o perfil de consumo de cada cliente e se comunicar a partir de mensagens personalizadas para aquela pessoa.

Filtrar e analisar esses dados "manualmente" não é uma tarefa viável devido ao enorme número de dados que gerado a cada minuto.

O CRM automatiza esse processo, tanto na hora de coletar os dados quanto na hora de segmentar seus leads para campanhas de marketing.

Integra marketing e vendas

Ao estabelecer os processos de automatização em seu CRM, o time de marketing pode ficar responsável por nutrir a base de contatos enquanto o time comercial tem acesso a informações de qualidade para vender.

Isso é importante porque uma interação de qualidade com o cliente depende de informações atualizadas, segmentadas e analisadas que permitem o acompanhamento personalizado de cada cliente.

Oferece um panorama dos clientes

Um dos objetivos dessa ferramenta é registrar todas as interações que um consumidores teve com sua marca.

O fácil acesso a esses dados permite que sua equipe entenda as preferências individuais de cada lead.

Dessa forma será possível entender em que estágio da jornada de compra o consumidor está passando.

A partir daí, a meta é acompanhá-lo e garantir que cada interação e resposta o ajude a ficar cada vez mais perto da decisão de compra.

Portanto, ter acesso a essa visão mais ampla que usa de base informações e análises, permite que gestores encontrem possíveis erros em suas estratégias e os corrijam o quanto antes.

Melhora o atendimento

Com todos esses processos automatizados e dados em mãos, seu ecommerce será capaz de entender e antecipar as necessidades dos clientes.

Usar essas informações durante o atendimento e manter o contato pós-venda pode ajudar a melhorar a experiência de seus clientes e sua taxa de fidelização.

Além disso, os clientes não irão sofrer explicando o mesmo problema ou necessidade para vários atendentes diferentes.

Isso porque a ferramenta permite registrar essas informações e preparar o atendente para entender o contexto de cada um dos seus contatos.

Como escolher uma ferramenta de CRM para ecommerce?

Existem pontos específicos que precisam ser levados em consideração por empresas em busca de um CRM para organizar seu funil de vendas.

É preciso avaliar as necessidades do seu negócio, funcionalidades oferecidas pelas ferramentas, opções de personalização, custo-benefício, entre outros.

Confira a seguir algumas dicas que podem facilitar esse processo de escolha.

Entenda as demandas do seu negócio

Avaliar e compreender as características específicas do seu negócios, como demandas relacionadas às metas e aos objetivos definidos é o primeiro passo na escolha de um CRM para ecommerce.

Esses pontos são essenciais para definir as necessidades e os processo que precisam ser melhorados, características que a solução escolhida precisa atender.

Algumas necessidades comuns são:

  • Comunicação com os clientes
  • Atração de leads
  • Organização de processos
  • Fidelização
  • Mapeamento de dados disponíveis
  • Organização do banco de dados
  • Mapeamento das etapas da jornada de compra

Confira as funcionalidades

O próximo passo é analisar se os recursos oferecidos por cada solução são úteis para sua estratégia e atendem as demandas do seu negócio.

Algumas das principais funcionalidades disponíveis em CRMs são:

  • Integração com outras plataformas e soluções
  • Segurança de dados
  • Equipe e atendimento de suporte
  • Relatórios e dashboards personalizáveis
  • Mobilidade para acesso em outros dispositivos
  • Número de usuários

Confira as opções de personalização

As opções de personalização oferecidas por um CRM de qualidade são fundamentais na otimização de processos, organização de demandas e comunicação entre equipes.

Busque ferramentas que ofereçam a opção de integrar funcionalidades e personalizar a experiência dos times.

Faça um teste de uso da ferramenta

Uma dica importante para ter certeza de sua escolha é utilizar os períodos de teste ou versões de avaliações.

Se possível, é importante que outras pessoas envolvidas no uso da ferramenta também façam o teste para oferecer um feedback sobre ela a partir de outro ponto de vista.

Através dessa avaliação, é possível verificar:

  • Facilidade de uso
  • Facilidade de encontrar informações
  • Experiência ao executar tarefas importantes
  • Desempenho das funcionalidades
  • Atendimento e suporte oferecido pela provedora do CRM

Quais os melhores CRM para ecommerce?

Depois de entender a importância do CRM para ecommerce e conferir algumas dicas de como escolher um para o seu negócio, é hora de conhecer as melhores alternativas do mercado.

1. Brevo

O Brevo é uma plataforma que conta com um kit de ferramentas completo para transformar visitantes em clientes.

As soluções são oferecidas para o marketing, vendas, atendimento e email transacional.

Essa centralização de recursos permite gerenciar o ciclo de vendas, desde a gestão do seu funil de vendas até o agendamento de reuniões, chamadas e cobrança de pagamentos.

A ferramenta também oferece integração com mais de 150 outras ferramentas digitais como WordPress, Outlook, Facebook, Shopify, Google Analytics e várias outras.

imagem ilustrando a interface do crm para ecommerce da brevo

Funcionalidades:

  • Email marketing
  • SMS marketing
  • Campanhas no WhatsApp
  • Chat ao vivo
  • Chatbot
  • Automação de marketing
  • Formulários de inscrição
  • Landing page
  • Pipeline de vendas
  • Payments

Planos: oferece versões gratuitas para testes e planos progressivos mensais.

2. JivoChat

O JivoChat é uma plataforma de atendimento que reúne seus leads em um só lugar para oferecer a melhor experiência de cliente.

Através da ferramenta é possível unir todos os seus canais de atendimento em um só lugar, como chat para sites, redes sociais, apps de mensagens e ligações.

O CRM ajuda a manter o contato com suas vendas ao armazenar automaticamente todos os seus tickets.

A solução pode ajudar a aumentar suas vendas em até 29% ao oferecer todas as negociações e oportunidades em sua tela, relatórios e avaliações para controle de vendas em um ambiente fácil de configurar e usar.

captura de tela do crm para ecommerce jivochat

Funcionalidades:

  • Chat para sites
  • Chatbot
  • WhatsApp Business
  • Monitoramento de visitantes em tempo real
  • Email
  • Integrações
  • Telefonia plus
  • Videocalls
  • Callback

Planos: conta com uma versão gratuita e planos avançados com mais recursos.

3. Pipedrive

A proposta do Pipedrive é ser um CRM criado por vendedores, para vendedores.

A ferramenta funciona a partir de 3 passos fáceis.

O primeiro é configurar seu funil: momento de criar as etapas do seu funil ou usar um modelo existente. Também é possível adicionar seus negócios ou importá-los automaticamente.

O segundo é monitorar o progresso: é possível receber alertas automáticos e lembretes para levar seus negócios a diante.

A ferramenta oferece previsões de vendas que sempre são atualizadas quando um negócio é movido para a próxima etapa do seu funil.

O terceiro passo é automatizar o crescimento: a ferramenta permite analisar seus dados e usar a IA para identificar novas oportunidades de venda.

Também permite automatizar tarefas da rotina e do trabalho administrativo.

captura de tela do crm para ecommerce do pipedrive

Funcionalidades:

  • Funil de vendas visual
  • Funil personalizável
  • Trabalho em equipe
  • Lembretes de atividade
  • Segmentação de leads
  • Histórico de contatos
  • Formulários web
  • Relatórios e painéis
  • Previsão de receita

Planos: conta com uma versão gratuita e planos avançados com mais recursos.

Preparado para começar a usar um CRM para ecommerce?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender o que é um CRM para ecommerce e apresentado informações relevantes para escolher a melhor opção para o seu negócio.

Caso tenha interesse em se aprofundar nas ferramentas de gestão do seu negócio, confira também o nosso artigo que explica o que é um sistema ERP e apresenta as melhores soluções do mercado.

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