Como Elaborar Uma Boa Estratégia de Marketing Digital

Tempo de leitura5 minutos
André de Angelo
André de Angelo
Produtor de Conteúdo no Portal Soluções Industriais

Marketing digital significa um conjunto de técnicas e estratégias realizadas online, visando atrair novos clientes e criar bons relacionamentos. Tudo isso para desenvolver uma identidade para uma marca ou empresa na internet.

Cerca de 73% dos consumidores acreditam que um conteúdo útil e bem escrito ajuda a formar relacionamentos leais, segundo a Econsualtancy. Esse número mostra que uma boa estratégia de marketing digital pode mudar os resultados das vendas e captação de clientes da sua empresa.

Para isso, é importante compreender o que integra o marketing digital, e a partir deste ponto iniciar a elaboração da sua estratégia. A seguir, vamos entender melhor os passos importantes antes de iniciar o seu planejamento:

Quais as principais estratégias de marketing digital?

No marketing digital, as práticas a serem utilizadas em geral são SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Para cada uma delas existe uma série de ações e recursos, e podem ser definidas da seguinte forma:

SEO

Um conjunto de técnicas que visa a otimização dos sites para os mecanismos de busca, fazendo com que o negócio seja encontrado nos principais buscadores da internet, como o Google.

Isso é, em essência, o que significa SEO (Search Engine Optimization), e o seu principal objetivo é melhorar o rankeamento dos sites. Com ele, um site melhor posicionado possui maior autoridade online, além de ser encontrado por mais pessoas.

Pense no seguinte: ao pesquisar por algo você utiliza uma determinada palavra-chave (palavra com grande volume de pesquisas) e espera os resultados, correto? O motivo para aqueles sites estarem nos resultados com aquelas palavras é consequência da estratégia de SEO da empresa.

As palavras-chave mais buscadas são estudadas e adequadas de acordo com a estratégia da empresa, para que assim, quando o produto ou serviço que ela fornecer for pesquisado, a empresa apareça nos resultados.

Como Elaborar Uma Boa Estratégia de Marketing Digital com SEO

Inbound Marketing

O inbound marketing, que também é chamado de marketing de atração, é a ideia de conquistar o interesse do cliente para que ele busque pelo seu produto ou serviço.

Diferente do marketing tradicional, que tem como objetivo mostrar o produto e suas características, o inbound marketing parte do princípio de educar para vender. Ou seja, produzir conteúdos educativos e interessantes para fazer com que o potencial cliente se interesse e busque o que a sua empresa estiver oferecendo.

Quando a pessoa gosta do conteúdo, se sente atraída o suficiente para permitir que a empresa se aproxime mais, criando assim um bom relacionamento de maneira sutil.

Marketing de conteúdo

Assim como o inbound marketing, o marketing de conteúdo também tem como foco a criação de conteúdos, no entanto, o objetivo dele é engajar o público e fazer com que a sua rede de potenciais clientes cresça.

O marketing de conteúdo atua fornecendo conteúdos relevantes, valiosos e atrativos, de modo que agregue valor e passe uma imagem positiva da sua marca. Inclusive, é por meio do marketing de conteúdo que a captação de leads é feita!

Para deixarmos bem claro o que é lead, podemos definir da seguinte forma: é o termo usado para descrever um potencial cliente que interage com o seu site por meio de trocas de informações. É por isso que a produção de conteúdos atrativos é importante, pois para se tornar um lead, é necessário que o usuário forneça suas informações de contato.

Como Elaborar Uma Boa Estratégia de Marketing Digital com Conteúdo

Como planejar sua estratégia de marketing digital?

Para iniciar a sua estratégia é importante pensar no seguinte: todo bom planejamento começa com informações, e essas informações vêm de pesquisas. Com as pesquisas feitas é possível traçar o seu objetivo se baseando nas demandas do mercado.

Após coletar dados, deve-se elaborar um plano de ação. Com ele, você pode definir os canais de divulgação mais apropriados para a sua estratégia, dar as orientações para a criação de conteúdo e entender qual o direcionamento da otimização por SEO que será feita no site.

É importante se atentar aos mais variados canais de divulgação, pois cada um deles tem uma linguagem específica e um público diferenciado. Entre os canais, estão os sites, blogs, redes sociais e e-mails.

Com isso estabelecido, é hora de fazer o cronograma. Assim, será possível decidir o fluxo de informações, como a quantidade de postagens e quais os dias das publicações. Esse cronograma pode ser feito por meio de planilhas ou documentos no computador.

Por fim, resta fazer o monitoramento. Essa etapa é colocada em prática após a implementação de todos os passos acima ser feita, e é baseada em controlar e monitorar os resultados.

Planeje bem sua estratégia

Para elaborar uma boa estratégia de marketing digital é importante entender os elementos que estão integrados a ela.

Em geral, o marketing digital está relacionado a 3 táticas, e são elas a otimização por SEO, as práticas de inbound marketing e o marketing de conteúdo.

Para isso, antes de colocar em prática, existem algumas fases a serem cumpridas, e são elas: as pesquisas, a elaboração do plano de ação, entender as comunicações nos diferentes canais de divulgação, a criação de um cronograma e o monitoramento das ações.

Seguindo esses passos, além de uma estratégia bem elaborada, sua empresa tem a chance de acompanhar os outros negócios que também utilizam marketing digital, se mantendo competitiva no mercado.

Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, o marketing digital tem se mostrado um grande aliado para um empreendimento de sucesso. Iniciando tudo com um bom planejamento, uma boa estratégia de marketing digital se mostra bastante eficiente e faz o seu negócio crescer bastante com o passar do tempo.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download