Como desenvolver um plano de marketing digital eficiente

atualizado 28 de abril de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Mayra Felippe
Mayra Felippe
Redatora na Inside Digital

É comum surgirem dúvidas de como um plano de Marketing Digital deve ser realizado, principalmente quando a busca é por ações que trarão resultados significativos para as empresas.

No entanto, elaborar um plano de Marketing Digital pode ser visto como uma etapa complexa e por isso é ignorado ou deixado de lado. 

Ao criá-lo, você já estará caminhando para o sucesso, justamente por se tratar de uma maneira certeira para recomeços. 

Pensando em auxiliar você, elaboramos este conteúdo com um passo a passo junto aos principais pontos que devem fazer parte do desenvolvimento desse planejamento. Ficou  interessado? Então, continue a leitura até o final. Vamos lá!

O que é um Plano de Marketing Digital?

Um plano de Marketing Digital, como o próprio nome já sugere, é um planejamento das ações de marketing que a empresa pretende realizar de forma online. Ou seja, é uma etapa da construção das estratégias onde a ideia é determinar os objetivos que a organização espera alcançar com as ações.

De forma simples, é um documento onde todos os objetivos e o planejamento de estratégias das ações de marketing são incluídos junto às justificativas e às maneiras de como atingi-lo.

Criar um plano de Marketing Digital eficiente é possível por meio de ações, onde a gestão da marca, produção e performance das campanhas são guiadas. Entre esses planos, destacam-se os planos de marketing, manual da marca, Marketing Digital e campanhas digitais.

Importância de um Plano de Marketing Digital eficiente

O plano de Marketing Digital envolve a capacidade das empresas em ousar e pesquisar todos os detalhes que o mercado de atuação precisa.

São muitos os pontos que tornam esse planejamento, além de eficiente, importante. Ele permite que a empresa tenha uma visão atual da concorrência, otimize custos e ainda economize tempo durante as tomadas de decisões.

O Marketing Digital pode ser definido como importante com esses 3 pontos fundamentais para um planejamento bem feito:Definição clara dos objetivos e metas a serem alcançados em curto, médio e longo prazo;

  • Delegação das tarefas entre os mais variados setores da organização, fazendo com que a comunicação e a supervisão sejam constantes;
  • Todos os resultados permanentes são analisados e documentados.

Plano de Marketing Digital: conheça os benefícios

Não existem dúvidas que para um plano de Marketing Digital funcionar de maneira eficiente, dependerá exclusivamente de como o planejamento foi pensado e colocado em prática.

Um dos principais benefícios é justamente enxergar a empresa de maneira geral, dando mais atenção para a forma que ela está posicionada no mercado e principalmente em relação aos seus concorrentes. Os demais benefícios podem ser notados, ou seja:

Compreende o cenário atual;

  • Define as metas e os objetivos;
  • Estabelece as prioridades;
  • Cria uma comunicação padronizada;
  • Promove o engajamento de mais pessoas;
  • Otimiza os recursos;
  • Define as táticas para uma boa execução.

Portanto, com base em um plano de Marketing Digital, toda a organização consegue ficar padronizada, diminuindo os riscos de ruídos na comunicação. 

Passo a passo para elaborar um Plano de Marketing Digital

As empresas estão cada vez mais em busca de utilizarem ferramentas de Marketing Digital em suas estratégias, principalmente quando existe o objetivo de conquistar clientes e aumentar as vendas online. Mas, sem um plano de marketing bem feito, todos os esforços serão em vão.

Será preciso organizar quem é o seu público, quais as ações e quais os resultados esperados. Para auxiliar você, preparamos esse passo a passo e, assim, será mais fácil criar um plano de Marketing Digital que realmente funcione. Acompanhe!

1- Saiba quem é a sua persona

A partir do momento que o plano de marketing tem como foco atrair novos clientes, é superimportante conhecê-los a fim de evitar perda de dinheiro.

Fazer a definição da persona, um personagem fictício do cliente ideal, é uma forma de descobrir dores, desejos, dúvidas, objetivos, necessidades e muito mais e, em seguida, alinhar essas questões com o tipo de produto ou serviço que é entregue pela sua empresa.

Lembre-se: criar ações para pessoas erradas ou elaborar anúncios mal segmentados, infelizmente são passos que levarão ao fracasso qualquer plano de marketing.

2- Pesquise muito

Uma pesquisa é a peça-chave para que rumos dentro da comunicação sejam tomados. Aproveite o momento para traçar os seus objetivos juntamente com as oportunidades disponíveis no mercado. Defina também as metas para a sua comunicação, só assim é possível seguir o plano.

A partir do momento que sabemos o que as pessoas fazem nas redes online, torna- se mais fácil identificar possíveis brechas, garantindo ainda que não exista retrabalho.

3- Trace seus objetivos

Os planejamentos de negócios precisam ser pensados com calma para que os objetivos sejam atingidos. O mesmo deve acontecer com o plano de Marketing Digital. Então, estabeleça os objetivos principais que possam ser alcançados a curto, médio e longo prazo.

Com base na realidade enfrentada pela empresa e do orçamento que ela possui, outros objetivos devem surgir para o seu negócio, como o número de visitantes no site, quantidade de cadastros e os contatos recebidos, por exemplo.

4- Fique de olho nos concorrentes

Todo setor tem que saber lidar com a concorrência, fazendo com que sempre existam oportunidades a serem descobertas. 

Na hora de conhecer seus concorrentes, pergunte-se quais são os principais, se já estão atuando digitalmente, se as ações estão dando certo e qual o diferencial dos seus produtos com os deles.

Com base nessa análise, é possível definir qual posicionamento seguir, se será necessária reduções e ainda elaborar estratégias para se destacar em um mercado tão competitivo.

5- Defina o valor que será gasto

Diferentemente das publicações offline, onde é exigido na maioria das vezes um investimento inicial considerado alto, no Marketing Digital é possível se adequar de acordo com a verba que você tem disponível.

Com menos de 50 reais você consegue anunciar na internet. No entanto, quanto mais se investe e quanto melhor for a sua equipe, maiores as chances para alcançar o sucesso. A boa notícia é que com o Marketing Digital você consegue ainda acompanhar as métricas de engajamento da campanha em tempo real.

A sua definição de valor pode ser adaptada e alterada durante todo o desenvolvimento das ações, baseando-se nos resultados que surgem ao longo do planejamento.

6- É hora de partir para a ação!

Até aqui, entendemos que o Marketing Digital é extremamente dinâmico, possibilitando pensar a médio e até mesmo longo prazo. No entanto, o que não se deve fazer é demorar para colocar as ações em prática.

Dê o primeiro passo com a organização dos canais digitais que você pretende utilizar, pensando nos conteúdos que vão se encaixar para cada um deles. Não se esqueça de ter uma equipe de profissionais competentes para realizar a gestão desse planejamento.

Além disso, as métricas e os resultados precisam ser analisados constantemente, só assim saberá se o plano está caminhando bem, ou se haverá a necessidade de realizar otimização das estratégias.

Saiba quais erros podem destruir seu Plano de Marketing Digital

Ignorar seu público-alvo

Toda e qualquer ação de Marketing Digital só vai funcionar se for pensada de acordo com os interesses do público-alvo, então, quando isso não acontece, a sua mensagem pode não chegar com o impacto necessário.

Ainda é bastante comum o empreendedor confiar que o perfil dos seus consumidores é misto. Quando isso é detectado, temos um sinal claro de que o plano de marketing está sendo mal feito ou ainda não existe.

Busque sempre trabalhar com o conceito de persona, uma forma fictícia de representar o seu consumidor ideal. É justamente com a criação desse cliente que você consegue direcionar a sua mensagem para aqueles que têm mais chances de fechar negócio.

Não definir critérios em relação à frequência de postagens

É um erro comum não dar importância para a frequência dentro da sua estratégia, fazendo com que os conteúdos fiquem aglomerados dentro das suas páginas.

Com tanta informação, o consumidor pode ignorar seus conteúdos e até deixar de seguir sua página por não entender o que você quer transmitir.

Busque ter uma organização eficiente da comunicação, incluindo horários e os períodos de maior alcance para a transmissão da mensagem. Sempre que ideias atrativas surgirem, separe-as em posts ao longo do dia, por exemplo, em vez de uma única publicação.

Deixar de fazer a mensuração dos resultados

Dentro do mundo chamado Marketing Digital, a mensuração é um dos grandes diferenciais oferecidos pela internet em relação ao ambiente online. Isso quer dizer que não existe tempo para achismos, é preciso ter certeza.

Existem métricas responsáveis por acompanhar cada ação, seja em redes sociais, blogs ou e-mails. Por esse motivo, não ignore:

  • cálculo do retorno sobre o investimento - ROI;
  • taxas de conversão e taxas de rejeição;
  • custo de aquisição de clientes - CAC.

Essas métricas auxiliam os empreendedores na hora de avaliar se a ação está ou não seguindo pelo caminho certo.

Pudemos compreender que os planos de Marketing Digital definem o rumo para o crescimento da empresa, isto é, existem boas práticas, planejamento e objetivos a serem alcançados. Seus planos devem sair do papel o mais rápido possível!

Agora que você já sabe como planejar seu Marketing Digital é hora de colocar a mão na massa.


Mantenha-se informado sobre o assunto e, sempre que necessário, conte com a ajuda de uma
agência de Marketing Digital.

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