Passo a passo completo de como criar um logotipo

Índice

A identidade de uma marca é um aspecto fundamental para que uma empresa seja reconhecida e conquiste espaço no mercado.

Para que isso seja possível, os propósitos do negócio precisam estar alinhados com seus segmentos, com seus objetivos e com o que é oferecido para o seu público.

Uma das formas mais práticas e efetivas de fazer com que um consumidor e parceiros comerciais reconheçam uma marca, é criar um logotipo.

Os logotipos são elementos visuais criados para representar marcas e organizações. Eles podem ser formados por imagens, palavras ou pela combinação desses dois elementos.

Por se tratar da representação visual de sua marca, esse é um item considerado muito importante para qualquer empresa. 

Todo negócio precisa de um logo e, de preferência, que converse com seu público, esteja alinhado com suas atividades e que se destaque da concorrência.

Se você deseja isso para o seu empreendimento, confira o nosso passo a passo de como criar um logotipo.

Como criar um logotipo: passo a passo

Preparamos um passo a passo com as principais dicas que cobrem todo o processo de criação de um logotipo.

Contudo, vale a pena ressaltar que não existe uma fórmula perfeita para criar seu logo. Cada designer conta com seu próprio método e técnicas que tornam seu processo único.

O nosso objetivo com esse é oferecer um guia geral que irá servir de base para criar seu próprio logo. Vamos lá?

1. Crie e desenvolva uma identidade de marca

Quando falamos de identidade da marca no contexto de logotipo, estamos conversando sobre os elementos visuais que compõem um logo, como fonte, cores, design, etc.

É a escolha desses elementos visuais que irá influenciar como os consumidores percebem uma marca.

Portanto, é importante ter uma ideia base de qual é o tipo de identidade que sua marca deseja expressar.

Existem 3 perguntas que podem ajudar a entender melhor sua marca: 

  • Quais são os valores que guiam sua empresa?
  • Por que abriu esse negócio?
  • Qual é a diferença entre a sua empresa e a concorrência?

Tente responder essas perguntas antes de escolher a estética, os elementos e as cores que serão usadas no seu logo.

É claro, responder essas perguntas não é um passo obrigatório para criar uma boa logo. Contudo, busque refletir sobre essas questões para respondê-las de forma honesta.

Afinal, entender bem o que é o seu negócio irá ajudar objetivamente a tomar as melhores decisões. 

2. Pesquise e busque inspirações em outros logotipos

Uma dica muito importante de como criar um logotipo é fazer uma pesquisa para encontrar inspiração em outros logos.

Pesquise logos icônicos que despertam seu interesse, busque por logos de sua concorrência e não deixe de pesquisar logos de outros segmentos.

Manter a mente aberta é algo muito importante durante o processo criativo. Na maioria das vezes não é preciso inventar algo inovador ou genial, mas apenas executar o básico de uma forma muito bem feita.

Observar bons logotipos pode ajudar com isso. Portanto, invista seu tempo pesquisando. Use plataformas como o Pinterest e o Behance para se inspirar.

Além disso, dedique uma parte do seu tempo para estudar um pouco sobre design. Tente entender de forma mais técnica o que constitui um “bom logo”.

Pode ser que aprender sobre algum conceito básico ou um detalhe seja o empurrão que faltava para a ideia perfeita de sua logo.

3. Conheça sua persona

É normal que públicos diferentes prefiram logos diferentes. Portanto, é fundamental entender quem é a persona que o seu negócio deseja atender.

Busque pelos logotipos pelas quais sua persona mais se identificaria. 

Isso é possível através da criação de formulários, pesquisas nas redes sociais e até mesmo conversando com colegas que se enquadram no perfil da sua persona.

Ao coletar esse dado, você terá um melhor direcionamento sobre como seguir seu processo criativo.

Persona Elisa de 25 ao lado da persona Marcos de 32 anos

4. Escolha as cores

As cores são extremamente importantes para um logo. Elas ajudam a gerar um estímulo visual, impactando o humor das pessoas e até mesmo influenciando na tomada de decisões.

Lembre-se que a escolha de uma paleta de cores para seu logotipo irá definir quais cores serão usadas em seu site, no conteúdo das redes sociais, materiais promocionais e até mesmo e-mail marketing.

Tente entender bem os aspectos da psicologia das cores para escolher opções que estejam alinhadas com a proposta de sua marca e a sua área de atuação.

Já que não existe uma fórmula para calcular as melhores cores do seu negócio, busque escolher a partir dos conceitos que estão associados a cada um delas.

Tente escolher uma cor principal e experimentar com diversas combinações que podem influenciar na identidade de sua marca.

5. Conheça as tendências atuais

Apesar de apresentar recomendações e regras, o design é uma área que está sempre mudando e evoluindo.

Práticas e ideias que eram comuns na década de 80 são completamente diferentes do que foi feito nos anos 90, 2000 e assim por diante.

Uma dica importante é pesquisar por logos atuais para entender quais são as principais tendências que regem o design dos dias de hoje.

Esse tipo de busca é fundamental para evitar que o seu logo seja criado com ideias que já fogem dos padrões atuais. Algo que pode gerar logos datados e até mesmo antiquados.

Vale ressaltar que existem inúmeras tendências que acontecem simultaneamente, se influenciam e geram novas ideias.

Confira a seguir algumas tendências que estão em destaque atualmente:

  • Movimento
  • Estética Ecológica
  • Tipografias Excêntricas
  • Gradientes Suaves
  • Minimalismo Colorido

Essas são apenas algumas ideias, pesquise sobre elas e tente descobrir novas tendências que se encaixam com a identidade do seu negócio.

6. Pense em um conceito

Pensar em um conceito para sua logo é planejar o que as formas e cores utilizadas irão representar.

Isso é algo subjetivo e pode variar na interpretação de cada pessoa, mas contar com um conceito interessante e coeso pode ajudar a expressar seu tipo de empresa e o serviço ou produtos que ela vende.

Um exemplo fácil de entender é a logo do Burger King. Mesmo sendo renovada, ela continua apresentando o mesmo conceito.

A logo usa 2 elementos gráficos em tons amarelados representando um sanduíche, enquanto o recheio é constituído pelo nome da empresa escrito com uma fonte vermelha e chamativa.

A ideia da logo é ser associada a um lanche, um conceito muito adequado para uma rede de fast food.

Evolução dos logos do Burgerking de 1994, 1999 e 2021

7. Escolha uma fonte

Por mais que os logos usem poucas palavras, escolher uma fonte interessante e que combine com o seu negócio é muito importante.

O estilo da fonte e sua aplicação precisam ser definidos com cuidado para manter a consistência do seu logo e estar alinhada com sua marca.

Esse é um processo que pode ser um pouco trabalhoso, pois existem inúmeras fontes disponíveis na internet.

Contudo, existem sites que permitem filtrar fontes por estilos e conceitos. Além disso, é possível usar fontes gratuitas ou comprar uma fonte paga para ter uma logo mais exclusiva.

8. Faça um esboço

Agora que já sabe qual caminho quer seguir com seu logo, é hora de transferir suas ideias para o papel.

Use uma folha para rascunhar e desenhar seu logo manualmente, o que vai permitir analisar melhor suas ideias.

Se tem interesse em investir na criação do logo, contrate um designer profissional que poderá rascunhar para você ou até mesmo criar um logo de alta qualidade.

Caso queira criar o logo sozinho, não descarte a possibilidade de usar um criador de logo online.

Existem diversas alternativas intuitivas disponíveis na internet que permitem que qualquer pessoa crie um logo com qualidade profissional.

9. Peça feedback

O processo criativo é algo muito individual. Cada pessoa gosta de trabalhar e criar usando suas próprias técnicas e métodos.

Contudo, algo comum entre o processo de todos é a tentativa e erro. É comum que as primeiras opções não fiquem perfeitas.

Além disso, refazer o logo várias vezes pode fazer com que você já não consiga diferenciar logos bons de ruins. Esse é o momento perfeito para pedir feedback.

Selecione as ideias que mais gostou e mostre para pessoas diferentes, coletando opiniões de várias pessoas, mas dando preferência a quem se encaixe no perfil do seu público-alvo.

Uma dica na hora de pedir seu feedback é não fazer perguntas em que a resposta pode ser “sim”, “não”, “bom” ou “ruim”. 

Tente perguntar sobre como as pessoas entendem e interpretam seu logo. Confira alguns exemplos de perguntas:

  • Qual é a sua primeira impressão do logo?
  • Qual elemento do logo mais chamou sua atenção?
  • Como descreve o que o logo representa?
  • Achou o logo confuso ou não entende o conceito?
  • Se pudesse mudar uma cor ou remover algum elemento, o que seria?

10. Otimize e refine seu logo

Por fim, faça os ajustes necessários e leve em consideração os principais pontos do feedback que coletou.

Aproveite para tomar os pontos fortes do logo que criou, ainda mais fortes. Faça também ajustes menores para ressaltar os aspectos mais relevantes que deseja destacar.

Como criar logotipo: 5 melhores ferramentas online

Se você deseja criar seu logo do zero usando um criador de logotipo online, confira algumas das melhores alternativas disponíveis.

1. Canva

O Canva é uma das melhores ferramentas de edição de imagens online e conta com ótimos recursos para criar logos online.

A plataforma oferece um recurso exclusivo para criar seu próprio logotipo. Basta apenas selecionar essa opção e começar a criar usando diversas alternativas de designs e fontes.

A ferramenta permite adicionar a marca no seu logo e baixar os arquivos em alta qualidade, preparado para serem usados em suas redes sociais, papelaria e mais.

2. Logaster

Simples e prático, o Logaster permite criar logos com o seu estilo corporativo em apenas alguns instantes.

São necessários apenas 6 passos rápidos e fáceis para criar uma logo no site:

  • Basta apenas escrever o nome de sua marca.
  • Selecionar seu estilo de logo.
  • Escolher seu ramo de atuação.
  • Escolher os ícones que mais gostou.
  • Definir uma paleta de cores.
  • Escolher uma das logos geradas pela plataforma.

3. Turbologo

O Turbologo é uma ferramenta para criar logos impressionantes em apenas alguns minutos.

A plataforma conta com inúmeras fontes, ícones e combinações que podem ser usadas para criar logos que expressem os valores de sua marca.

Para criar sua logo basta apenas digitar o nome de sua empresa e definir seu segmento.

Com essas informações a ferramenta irá gerar designs personalizados que podem ser customizados por você.

4. Logo Makr

O LogoMakr é uma ferramenta um pouco mais simples, mas que permite criar seu logo do zero usando elementos gráficos ou customizando designs prontos.

É possível mudar a cor dos elementos, usar uma grande variedade de elementos gráficos e fontes.

Quer aprender como criar um logotipo usando uma ferramenta profissional?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado o processo de criação de um logotipo de uma forma simples de entender e fácil de aplicar.

Contudo, se você tem interesse em se aprofundar no mundo do design, considere aprender mais sobre os conceitos de design gráficos e como utilizar uma ferramenta profissional.

O Designer na Prática é um curso que ensina a criar artes rápidas e profissionais usando o CorelDraw. Nas primeiras aulas já é possível aprender a criar suas primeiras artes.

Confira a seguir um resumo do conteúdo ensinado no curso: 

Certificado: Oferece um certificado online válido em todo Brasil.

Principais tópicos:

  • Conceitos Iniciais
  • Efeitos para Objetos
  • Vetores
  • Alinhamento Objetos
  • Como ter Criatividade
  • Gráfica
  • Personalização de Festas
  • Artes para Redes Sociais
  • Logomarcas
  • Sublimação

Tipo de acesso: O curso ficará disponível para os alunos enquanto continuar online.

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