Como Um Clube de Assinatura Pode Ampliar o seu Ecommerce?

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Dar o próximo passo para a sua loja virtual crescer e abraçar novas possibilidades e mercados é sempre um momento positivo. Existem algumas formas de fazer com que isso aconteça e uma delas é investir no formato de vendas recorrentes.

Dentro dessa modalidade de vendas, os clubes de assinatura se destacaram pela popularidade com o consumidor e se multiplicaram em diversos segmentos, nos últimos anos.

Quer entender melhor como esse formato funciona, se ele seria interessante para o perfil do seu e-commerce e como você poderia implementar uma ideia assim na prática? Continue lendo o post que preparamos sobre o assunto!

Como funciona um clube de assinatura?

Um clube de assinaturas é um formato de venda recorrente - o que significa oferecer ao consumidor a possibilidade de uma compra que irá se concretizar de forma repetitiva, com um valor fixo e entregas programadas.

Dessa forma, a necessidade de comprar toda vez uma mesma categoria de produto é eliminada - o que significa praticidade e comodidade para o consumidor e previsibilidade de vendas e fidelização de clientes para o empreendedor.

O número de clubes de assinatura têm aumentado nos últimos anos em diversos segmentos e você com certeza tem contato com eles no seu dia a dia: desde serviços contratados mensalmente, streamings como Netflix e Spotify, até a seleção de produtos de uma mesma categoria de acordo com as necessidades, preferências e perfis dos consumidores. Hoje é fácil encontrar por aí soluções de mercado pensadas para consumidores de vinhos, cervejas especiais, produtos de beleza, livros, roupas… Só para citar alguns exemplos.

Quais as vantagens de vender de forma recorrente?

Além do que já citamos no tópico anterior, vender através de um clube de assinaturas é muito interessante para o empreendedor, principalmente através de uma loja virtual.

  • O processo de repetição de uma compra frequente é facilitado;

  • As chances de fidelização e retenção de clientes também aumenta, principalmente se sua loja oferece um experiência de consumo satisfatória;

  • É mais fácil prever as receitas mensais - já que as vendas são por assinatura;

  • A previsibilidade do que será vendido também ajuda a aproveitar e gerenciar melhor os estoques.

Além de todos os benefícios para o lojista, o consumidor também sai ganhando com a comodidade em relação à uma compra que ele teria que fazer repetidamente, preços mais atrativos do que comprar itens avulsos e a possibilidade de receber em casa produtos exclusivos e dentro de uma solução mercado pensada para atender as necessidade dele.

Você pode gostar de complementar a sua leitura: O que é um clube de assinaturas? Entenda porque investir nesse modelo de vendas

Como colocar um clube de assinaturas funcionando na minha loja virtual?

Se você enxerga um clube de assinatura como uma forma de expandir a sua loja virtual e acredita que esse é um modelo que tem sinergia com a sua marca, precisa começar a pensar nos passos para tirar essa ideia do papel.

Aqui te damos algumas dicas:

Defina os detalhes do seu novo produto

O primeiro ponto é pensar no que seria oferecido e porque esse clube de assinaturas seria interessante para o cliente da sua loja. Que facilidades ele traria no dia a dia do consumidor, que solução para os problemas da sua buyer persona ele entregaria? Defina o que seu clube irá oferecer, quanto vai custar, se terão planos diferentes ou apenas uma opção de assinatura… Sempre pensando no que seria interessante para o público da sua loja.

Pense na logística

Estruture o que mudaria na logística do seu negócio para atender à essa nova demanda. Você vai precisar ampliar o seu estoque? Vai oferecer no seu clube de assinaturas produtos que você já vende hoje ou serão novos produtos? Você também precisa pensar em detalhes como embalagens especiais e formas de envio.

Disponibilize para compra

Defina como o clube de assinatura da sua marca será disponibilizado para o público. Você precisará de um espaço para oferecer essa modalidade de compra para seus clientes e isso pode ser feito através de plataformas específicas para lojas virtuais que oferecem esse formato de cobrança.

Divulgue!

Depois de definir todos os detalhes do seu clube de assinaturas, organizar a logística por detrás dele e colocá-lo disponível para compra, você precisa contar para o seu público sobre essa novidade na sua loja, não é mesmo?

Faça a divulgação através dos seus canais de comunicação, como Facebook e Instagram e não esqueça de contar essa novidade para seus clientes atuais, através de ferramentas como e-mail marketing.

E então, acha que lançar um clube de assinaturas faz sentido para a sua marca? Invista nesse modelo e expanda seus negócios!

Este conteúdo foi produzido pela equipe da minestore. Conheça nossa plataforma de e-commerce e crie sua loja virtual sem limitações!. Gostou do conteúdo? Acompanhe outros posts no nosso blog.

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