Chatbot e e-mail marketing: como fortalecer a relação com os seus clientes e atrair novos leads

atualizado 24 de janeiro de 2024
Tempo de leitura5 minutos
Andressa Almeida
Andressa Almeida
Content Manager na Mailify

Um bom relacionamento com o cliente é a chave de qualquer negócio, por isso uma estratégia de marketing eficaz precisa de canais que o facilitem, hoje o chatbot e o e-mail marketing desempenham um papel importante nesse cenário.

Abrir canais para que o cliente ou lead possa se comunicar com o seu negócio, ajuda em dois aspectos importantes: fortalecimento da relação e também a captação de novos leads, para isso é importante ter bem traçada uma estratégia de marketing direto.

Marketing direto: e-mail marketing e chatbot, integrando canais para melhores resultados

O marketing direto pode definir-se como uma união de estratégias utilizada para que as empresas entrem em contato com pessoas que já demonstraram interesse pelo seu negócio, pessoas estas que também podem ser chamadas de leads.

Dentro desse contexto de marketing direto, é importante tratar o cliente de maneira individualizada e personalizada. Por isso, utilizar e integrar chatbot e o e-mail marketing é uma solução que gera resultados cada vez mais fortes para as empresas.

Algumas empresas tem dúvidas sobre o que são, para que servem e qual dos dois canais devem ser utilizados.

A realidade é que a utilização dos dois é extremamente importante, entenda abaixo suas diferenças e a importância da integração de ambos:

Chatbot

O chatbot é uma ferramenta dentro do marketing direto, ela funciona através de um programa de computador, conectado à internet em que há uma simulação de uma conversa humana natural através de uma janela ou pop-up de "bate-papo".

A solução automatiza e otimiza tempo das equipes de atendimento, dúvidas frequentes podem ser respondidas por respostas pré-configuradas no sistema.

O uso do chatbot é muito importante no atendimento e relacionamento com o cliente, pois ele dá respostas precisas de maneira rápida ao usuário e ajuda a atrair potenciais clientes.

Esses usuários que podem pedir por informações de determinados produtos que são repassadas para o lead desde o chat e assim acaba convertendo ou até mesmo deixando seus dados para a empresa contatá-lo.

Depois que terminado o chat com o usuário, a conversa não necessariamente acaba. O usuário naturalmente espera algo da marca por via de outros canais, sendo o e-mail marketing, o mais tradicional e usual para ele.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma técnica de comunicação direta com o cliente através do disparo de e-mails massivos para uma lista específica de contatos. Com ela é possível comunicar com o público de maneira estratégica em suas caixas de entrada e e-mail, se através das newsletters e assim estabelecer uma relação mais próxima ao público.

Aproveite o e-mail marketing para converter mais

Gerando resultados com o uso das duas estratégias

Captando informações

O chatbot pode ser uma ótima oportunidade para captar novos leads. Antes de iniciar a conversa com o seu cliente pela ferramenta, podem ser perguntadas informações pessoais do mesmo como:

  • Nome
  • E-mail
  • Preferências de atendimento

Essas informações são ricas e fortalecem o seu negócio. Por isso pedi-las dentro do chat, é uma ótima estratégia.

Além disso, com elas, podem ser entendidas quem são as pessoas que estão em contato com a marca, se elas já fazem parte da sua base de clientes, se já estavam entre seus leads ou se são novos, sendo assim fica mais fácil e efetivo direcionar informações mais adequadas para as mesmas.

Captando interesses durante a conversa

Se durante o andamento da conversa via chatbot forem selecionadas opções de venda e o mesmo selecionar algum produto que já está configurado para compra, isso pode demonstrar um interesse e uma oportunidade de conversão.

Exemplo da Nissan

Caso o lead se direcione a uma página de produto desde o chatbot, o selecione e o deixe no carrinho de compras, é uma ótima oportunidade para realizar o envio de newsletters.

A estratégia de e-mail marketing de carrinho abandonado é ideal para este tipo de cenário.

O que fazer depois de captar o interesse do leads finalizar o chat?

Identificadas as preferências do lead e encerrando o chat, a conversa com o público precisa continuar e o melhor meio para que isso aconteça é o e-mail marketing.

Existem algumas maneiras de seguir a conversa com o público, porém elas dependem do tema do conversa. Existem alguns exemplos de temas de e-mail marketing para seguir a conversa.

Registro de contato

Por mais que a conversa tenha sido concluída, o lead se sentirá confortável com um registro via e-mail do que foi falado. Envie um e-mail para o mesmo agradecendo pelo contato, peça a avaliação do serviço do chat, aproveite e envie um conteúdo relacionado a conversa que tiveram.

Esse tipo de prática mostra que de fato a marca pensa no usuário como um indivíduo único e quer seguir uma relação com ele.

Interesse em determinado produto

Se foi identificado um interesse do cliente que deixou seus dados em um determinado produto e o mesmo não concluiu a compra e deixou no carrinho de compras, utilize o e-mail marketing. Envie uma newsletter para ele com o produto para que ele se recorde. Dependendo do caso, uma boa estratégia é aplicar um desconto especial.

Identifique os interesses de seus leads

Existem ferramentas de e-mail marketing que possibilitam esse tipo de envio, como por exemplo a Mailify. Com ela é possível programar o envio de e-mails automatizados e existe um cenário especial feito exclusivamente para um cenário de carrinho abandonado, incluindo até mesmo um template dedicado a isto para facilitar a vida do usuário da plataforma.

Conclusão

Utilizar ferramentas como o chatbot e o e-mail marketing é essencial para o relacionamento com os clientes e também para a captação de novos leads. Por isso, é importante sempre incluí-las em sua estratégia de marketing.

Cada uma delas tem um momento ideal para ser utilizada e integrá-las muda a maneira como se estabelece a relação com o usuário de seu website.

Utilizar as duas técnicas em conjunto é pensar em uma conversa fluída com o usuário em multicanais, assim construindo uma relação de confiança cada vez mais forte com ele.

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