Teste Vocacional: Melhores Sites para Fazer o Seu

22 de novembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

O teste vocacional é uma ferramenta importante que foi criada para te ajudar a encontrar uma carreira que combine com a sua personalidade, permitindo que você tome uma decisão mais clara a assertiva a respeito do seu futuro.

Pensando em te auxiliar nesta etapa importante da sua vida, nós preparamos um guia para explicar o que é esse teste, como ele funciona e trazer uma lista com alguns dos melhores sites onde você pode realiza-lo gratuitamente.

O que é um teste vocacional?

Essa é uma ferramenta de avaliação que, através de uma série de perguntas, é capaz de identificar suas principais habilidades em determinadas áreas, seus traços de personalidade e o seu nível de interesse em certos assuntos.

Conforme mencionamos anteriormente, o teste auxilia a pessoa na escolha profissional identificando e levando em consideração suas as aptidões e interesses, o que é excelente para quem ainda está indeciso

O teste vocacional também é uma ótima forma de evitar frustrações futuras e economizar recursos, pois você consegue direcionar seu foco para áreas de maior afinidade onde suas habilidades terão mais utilidade.

Como funciona um teste vocacional?

Antes de mais nada, é preciso estar ciente que o teste não vai te dar uma resposta definitiva, ele serve muito mais como uma ferramenta de autoconhecimento que vai te guiar e destacar suas verdadeiras habilidades.

Para conseguir indicar as possíveis profissões e entender melhor suas habilidades, seus gostos e interesses, a maioria das orientações hoje são compostas por questões de múltipla escolha.

Porém, também é possível realizar a orientação vocacional com um psicólogo da sua confiança. Durante todo o processo, você irá participar de dinâmicas, entrevistas e exercícios para identificar seus interesse a aptidões.

Apesar de serem abordagens diferentes, ambas tem como objetivo avaliar suas escolhas e entender com quais carreiras elas combinam. A partir deste resultado, o conselheiro ou psicólogo consegue te orientar com mais assertividade.

O teste vocacional é confiável?

Sim, contudo, é importante destacar que somente um psicólogo pode aplicar os testes vocacionais. Além disso, um profissional qualificado também precisa estar presente para acompanhar e interpretar os resultados.

Os teste gratuitos disponíveis na internet são uma ótima ferramenta para quem já tem alguma ideia da profissão que pretende seguir. Porém, é sempre importante buscar a orientação de um profissional de sua confiança.

Sites para fazer teste vocacional

Agora que você já sabe tudo a respeito desse tipo de teste, nós preparamos uma lista com alguns sites gratuitos que vão te ajuda a tomar o primeiro passo, confira:

1. Quero Bolsa

Em primeiro lugar temos o Quero Bolsa, um teste vocacional criado a partir da teoria das Inteligências Múltiplas do famoso psicólogo Howard Gardner, ideal para quem está em busca de uma orientação inicial.

O teste da Quero Bolsa é relativamente curto, dinâmico e no final apresenta um gráfico com uma análise completa de todas as suas competências, além de mostrar uma relação com algumas profissões que são compatíveis com seu perfil.

2. Guia da Carreira

Uma Outra excelente opção de site para fazer teste vocacional é Guia da Carreira, composto de 15 perguntas e desenvolvido com base na Teoria das Escolhas Vocacionais do psicólogo americano John Holland.

Logo após finalizar o teste, o site irá solicitar seu nome e o seu e-mail para conferir o resultado e irá indicar que você busque um profissional qualificado para te avaliar e orientar.

3. G1

Logo em seguida temos o questionário do G1, composto por 30 afirmações onde você precisa escolher entre uma escala de 0 a 5, onde 0 representa discordar totalmente e 5 concordar totalmente.

De acordo com algumas informações disponíveis na página oficial, o teste vocacional do G1 surgiu através de uma parceria com o Instituto Colmeia, fundado por Marina Cinta em 14 de agosto de 1942.

4. Sejabixo!

O site para teste vocacional da Sejabixo! funciona um pouco diferente, pois ele conta com um total de 105 afirmações e você precisa selecionar todas as opções que descrevem suas atividades favoritas.

Depois que você finalizar o questionário, a plataforma gera um formulário e atribui suas pontuações a 15 grupos com diferentes profissões e quanto maior for o número de pontos em um grupo, maior é sua afinidade com aquelas profissões.

5. Enem Brasil

Pensando em ajudar estudantes a encontrar um caminho, o Cruzeiro do Sul disponibiliza através do site Enem Brasil um teste vocacional totalmente gratuito composto por 22 perguntas sobre os mais variados temas.

Todavia, para conseguir iniciar o teste, você precisa preencher um pequeno formulário com informações como: nome, e-mail, telefone, instituição que pretende ingressar, curso, nível de escolaridade e atividade profissional.

6. Mundo Vestibular

Apesar de contar com um design muito similar ao site do Guia de Carreira, o teste vocacional da Mundo Vestibular se destaca dos demais por trazer perguntas originais e que fogem um pouco do padrão.

Ao todo são 17 questões e para ver os resultados é necessário preencher um pequeno cadastro com seu nome completo e e-mail. Por ser um teste um pouco abrangente, recomendamos que você analise os resultados acompanhado de um profissional.

Finalizei o teste e ainda não sei qual carreira seguir. O que fazer?

Não se preocupe tanto com essa situação, afinal, ela é mais comum do que você imagina. Conforme destacamos anteriormente, esses testes funcionam mais como um guia e não necessariamente como uma solução definitiva.

Além de buscar ajuda profissional, você pode tomar algumas atitudes que com certeza vão responder algumas questões e te orientar pro melhor caminho possível:

1. Identifique os assuntos que te interessam

Separe um tempo e reflita bastante sobre as principais atividades que são do seu interesse. Esse é o primeiro passo para entender melhor quais temas despertam sua curiosidade e você realmente gosta de fazer.

Juntamente com o teste vocacional, esse momento de reflexão tem como objetivo oferecer uma visão mais analítica da sua rotina e do seus gostos, o que te permite encontrar um caminho com mais facilidade.

2. Pesquise a respeito dos curso e profissões

Caso já tenha uma ideia de qual carreira ou curso seguir, mas ainda não sabe qual deles escolher, é importante pesquisar e conhecer um pouco mais sobre as matérias abordadas no curso e a rotina de um profissional daquela área.

Isso vai te ajudar a evitar surpresas e até mesmo possíveis frustrações, como por exemplo lidar com uma matéria ou uma tarefa que você não gosta ou tem muita dificuldade em aprender.

3. Converse com profissionais da área

Por último, mas não menos importante, encontre pessoas que já exercem aquela profissão e faça perguntas relacionadas a rotina delas, como: quais são as principais atividades desse profissional, os maiores desafios e o que fez elas escolherem aquela carreira.

Aprendeu como fazer um teste vocacional?

Esperamos que nosso guia tenha te ajudado a entender tudo sobre como funciona um teste vocacional, para o que ele serve e principalmente como utiliza-los para conseguir encontrar uma carreira ou curso que combine com você.

Nós somos participantes do programa de associados da Amazon Services LLC, um programa de afiliados projetado para proporcionar comissões de vendas através do direcionamento para páginas da Amazon e seus demais sites relacionados

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download