10 melhores sites para desenhar online

atualizado 27 de outubro de 2022
Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Existem inúmeras ferramentas e aplicativos digitais de desenho, seja para quem já ama desenhar ou para quem está começando.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um computador muito potente para usar boas ferramentas de desenho.

Apesar de programas interessantes como o Procreate, Photoshop e Illustrator exigirem muito dos dispositivos, existem alternativas para pessoas que têm um computador mais fraco ou buscam mais praticidade.

Existem sites que permitem desenhar online, oferecendo as principais ferramentas de desenho e sem ficar para trás quando comparados com programas mais complexos.

Seja para se divertir, aprender a desenhar ou até mesmo ilustrar profissionalmente, confira nossa lista e descubra qual o melhor site para desenhar online.

10 melhores sites para desenhar online

Separamos as melhores opções de site para desenhar online, sem precisar baixar nenhuma ferramenta para seu computador, podendo desenhar online diretamente do seu navegador. Confira a seguir as principais alternativas de sites para desenhar online.

1. Sumo

O Sumopaint é um site para desenhar online do Sumo, que conta com diversas ferramentas para a criação digital. A ferramenta conta com diversos recursos e possui uma interface muito fácil de usar.

O site para desenhar do Sumo conta com mais de 30 filtros e inúmeros pincéis que podem ser utilizados, além de mais de 20 ferramentas disponíveis. Além disso, conta com opção para desenhar em camadas, recursos de seleção fácil, desfoque e muito mais.

É possível fazer o upload de um artigo ou começar o seu trabalho do zero, de uma folha em branco. O plano grátis do programa oferece uma ótima experiência, também conta com recursos e uma interface semelhante ao Photoshop.

Tela de desenho do Sumopaint

2. Google Canvas

O Canvas é um site para desenhar desenvolvido pelo Google. É possível usar até 4 tipos de traços diferentes, customizando seu tamanho e cor.

Apesar de oferecer recursos básicos para os pincéis, a ferramenta conta com a funcionalidade de camadas, permitindo a criação de desenhos mais complexos.

É possível até mesmo carregar imagens do seu computador e criar uma camada acima dela para desenhar por cima ou se inspirar.

O site é bem leve e permite baixar as imagens em formato PNG, caso o usuário escolha essa opção.

3. Sketchpad

O Sketchpad é um site para desenhar online que conta com inúmeras ferramentas e recursos para quem deseja desenhar online. Com uma interface simples e intuitiva, a ferramenta oferece 18 tipos diferentes de pincéis.

Além das tradicionais canetas, pincel e giz de cera, dispõe de pena de caligrafia, estilo pelo de animais, esboço, espelhado e muito mais. Existem mais de 800 fontes para você utilizar em suas ilustrações.

É possível utilizar um arquivo do computador ou começar o desenho em uma folha em branco, quadriculada, de caderno, entre outras opções. O resultado pode ser salvo em JPG, PNG, PDF, SVG e Sketchpad.

Tela do Sketchpad

4. JSPaint

Sente saudades de versões antigas do Microsoft Paint? O JSPaint é um site para desenho que permite a criação de artes retrôs usando o Paint online. Apesar de não ser um site oficial da empresa, a ferramenta oferece um visual e funções do aplicativo.

A ferramenta oferece pincéis, balde de tinta, escolher cor, spray, texto, linhas e formas como retângulo, linhas retas, curvas e polígonos. Assim como no programa original, também é possível fazer edições nas imagens, como inverter, esticar, inverter cores e editar atributos.

5. Aggie.io

O Aggie é um site para desenhar online que conta com um diferencial, a possibilidade de desenhar por diversas pessoas, através da partilha dos links, permitindo uma criação colaborativa.

Para facilitar na hora da criação, a ferramenta conta com um chat integrado que garante a troca de ideias em tempo real. Cada usuário pode alterar nome e incluir uma foto sem a necessidade de cadastro.

A plataforma trabalha com camadas e oferece bastante opções de configurações dos pincéis. Além disso, os principais recursos de edição também estão disponíveis no site.

6. AutoDraw

A proposta do AutoDraw é um pouco diferente. A ferramenta foi desenvolvida pelo Google e oferece a funcionalidade de reconhecer os desenhos feitos pelos usuários.

Ao identificar os traços, o site irá sugerir ícones de acordo com o seu desenho. Ao clicar em um deles, seus traços serão substituídos pelo ícone em questão.

O site também oferece 15 fontes diferentes, balde de tinta, e três formas diferentes que podem ser usadas.

Imagem do AutoDraw

7. Pixilart

Você ama a estética de jogos retrô? Confira o Pixilart, um site para desenhar online com ferramentas desenvolvidas especialmente para desenhar pixel art. Os traçados ganham aquele aspecto quadriculado, comum a jogos e programas de computador.

Os recursos de ilustração do site são voltados para criar este estilo pixelado. A ferramenta é bastante avançada, oferecendo camadas  que permitem editar o conteúdo separadamente.

A plataforma também conta com ferramentas de iluminação, spray de tinta, balde de tinta, texto, formas, linhas e mais. É possível até mesmo criar GIFs usando os desenhos feitos por você através do site.

8. Kleki

O Kleki é um site para desenhar que oferece um pouco mais de profundidade para quem busca usar pincéis e texturas diferentes. Além disso, estilos como caneta, pincel, aquarela e giz, também é possível escolher largura, opacidade e matização.

O site permite que você desenhe online oferecendo recursos de camadas, ferramentas de edição básicas e até mesmo a possibilidade de alterar a perspectiva. Além disso, a ferramenta também conta com recorte, filtros, espelhamento e outras funcionalidades.

9. Gartic.io

O Gartic.io é um jogo para desenhar com amigos ou anônimos online. O site conta com diversos sites e permite que usuários criem suas próprias salas com senhas. 

O jogo funciona da seguinte forma: um jogador precisa fazer um desenho para que os outros participantes possam adivinhar.

O tema é escolhido por quem criou a sala, podendo ser sobre profissões, animais, games, desenhos e mais.

Capa do Gartic

10. Rápido, desenhe!

O Rápido, Desenhe! também é uma ferramenta com uma proposta um pouco diferente. 

A plataforma funciona de uma maneira parecida com o AutoDraw, usando a inteligência artificial para tentar adivinhar o que você está tentando desenhar. 

Após 6 tentativas, a inteligência artificial irá mostrar quais ilustrações foram adivinhadas e irá perguntar se você pode compartilhar os resultados de sua sessão nas redes sociais.

As informações coletadas durante o uso do site serão utilizadas para aperfeiçoar a inteligência artificial, deixando-a cada vez mais eficiente.

3 melhores cursos para aprender a desenhar online

Se você também tem interesse em melhorar suas habilidades e aprender diversas técnicas, confira os melhores cursos para aprender a desenhar online.

1. Curso de Desenho Método Fanart

O Método Fanart 3.0 é um curso de desenho focado em ensinar a desenhar animes. O material já ensinou mais de 100 mil alunos das mais diversas idades a realizarem o sonho de desenhar.

O curso ensina um método que permite desenhar qualquer personagem de anime através da análise, usando apenas uma folha, um lápis e alguns minutos.

O conteúdo também aborda a estrutura usada para desenhar este tipo de personagens e oferece exercícios para conquistar a habilidade de desenhar bem em poucas semanas. 

Uma parte do curso é dedicada para preparar os alunos a desenharem em frente de amigos e familiares, sem a necessidade de copiar. 

2. Curso Desenho a Mão

Esse é um curso do Portal Jovem Empreendedor que ensina a desenhar para atuar nas áreas de ilustração, revistas, jornais, design de moda e animação.

São 190 aulas que trabalham os seguintes temas: 

  • Desenho Livre
  • Anatomia
  • Expressões
  • Rosto Humano
  • Luz e Sombra
  • Desenho de Animais
  • Estilo Mangá
  • Criação de Personagens
  • Caricatura

O curso é indicado para quem não sabe nada sobre desenho, quem já sabe o básico e para quem quer se profissionalizar.

3. Curso Desenhando Animes

O Desenhando Animes é um material criado em parceria com o site ei nerd!, usando uma metodologia que ensina qualquer um a desenhar seus animes preferidos em apenas 30 dias.

A metodologia usada no material é simples e prática, oferecendo vantagens ao aprender traços e trabalhar a memorização, permitindo que alunos desenhem personagens de anime sem precisar copiar.

São cerca de 50 videoaulas detalhadas que valem a pena serem assistidas, ensinando do básico até desenhar personagens com perfeição.

Encontrou o melhor site para desenhar online?

Esperamos que a nossa lista tenha ajudado você a encontrar um site para desenhar online que seja compatível com seus objetivos.

Caso tenha interesse em aprender sobre outros assuntos na internet, confira nosso artigo listando os melhores cursos online para começar hoje mesmo.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download