10 melhores sites para desenhar online

Índice

Existem inúmeras ferramentas e aplicativos digitais de desenho, seja para quem já ama desenhar ou para quem está começando.

Contudo, ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um computador muito potente para usar boas ferramentas de desenho.

Apesar de programas interessantes como o Procreate, Photoshop e Illustrator exigirem muito dos dispositivos, existem alternativas para pessoas que têm um computador mais fraco ou buscam mais praticidade.

Existem sites que permitem desenhar online, oferecendo as principais ferramentas de desenho e sem ficar para trás quando comparados com programas mais complexos.

Seja para se divertir, aprender a desenhar ou até mesmo ilustrar profissionalmente, confira nossa lista e descubra qual o melhor site para desenhar online.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

10 melhores sites para desenhar online

Confira a seguir as principais alternativas de sites para fazer seus desenhos online.

1. Sumo

O Sumo é uma plataforma criativa que permite desenhar online, criar modelos 3D, desenhar em pixel art, criar músicas e muito mais.

A ferramenta de desenho conta com mais de 30 filtros e inúmeros pincéis que podem ser utilizados. 

O site é muito fácil de usar e não requer nem o login de seus usuários. O plano grátis do programa oferece uma ótima experiência, também conta com recursos e uma intern semelhantes ao Photshop.

2. Google Canvas

O Canvas é um site de desenhos desenvolvido pelo Google. É possível usar até 4 tipos de traços diferentes, customizando seu tamanho e cor.

Apesar de oferecer recursos básicos para os pincéis, a ferramenta conta com a funcionalidade de camadas, permitindo a criação de desenhos mais complexos.

É possível até mesmo carregar imagens do seu computador e criar uma camada acima dela para desenhar por cima ou se inspirar.

O site é bem leve e permite baixar as imagens em formato PNG, caso o usuário escolha essa opção.

3. Sketchpad

O Sketchpad é um site para desenhar online que oferece ferramentas simples e intuitivas. 

A ferramenta é ótima para treinar técnicas de desenho, fazer esboços e até mesmo desenhar logotipos.

A plataforma conta com vários pincéis, padrões de texturas, gradiente e outros recursos interessantes.

4. JSPaint

Sente saudades de versões antigas do Microsoft Paint? O JSPaint é um site para desenho que permite a criação de artes retrôs usando o Paint online.

A ferramenta é básica e oferece todas as funcionalidades que o Microsoft Paint oferece, como pincéis, balde de tinta, escolher cor, spray, texto, linhas e formas.

Assim como no programa original, também é possível fazer edições nas imagens, como inverter, esticar, inverter cores e editar atributos.

5. Aggie.io

O principal diferencial do Aggie é permitir a criação de desenhos por diversas pessoas, colaborativamente.

A ferramenta gera links únicos todas as vezes que o site é acessado, permitindo que o conteúdo seja compartilhado com amigos.

A plataforma trabalha com camadas e oferece bastante opções de configurações dos pincéis. Além disso, os principais recursos de edição também estão disponíveis no site.

6. AutoDraw

A proposta do AutoDraw é um pouco diferente. A ferramenta foi desenvolvida pelo Google e oferece a funcionalidade de reconhecer os desenhos feitos pelos usuários.

Ao identificar os traços, o site irá sugerir ícones de acordo com o seu desenho. Ao clicar em um deles, seus traços serão substituídos pelo ícone em questão.

O site também oferece 15 fontes diferentes, balde de tinta, e três formas diferentes que podem ser usadas.

7. Pixilart

Você ama a estética de jogos retrô? Confira o Pixilart, um site para desenhar com ferramentas desenvolvidas especialmente para desenhar pixel art.

Os recursos de ilustração do site são voltados para criar este estilo pixelado. A ferramenta é bastante avançada, oferecendo camadas  que permitem editar o conteúdo separadamente.

A plataforma também conta com ferramentas de iluminação, spray de tinta, balde de tinta, texto, formas, linhas e mais.

É possível até mesmo criar GIFs usando os desenhos feitos por você através do site.

8. Kleki

O Kleki é uma ferramenta de desenho que oferece um pouco mais de profundidade para quem busca usar pincéis e texturas diferentes.

É possível usar o pincel, caneta, giz e aquarela, com configurações básicas para qualquer um deles.

O site também oferece camadas, ferramentas de edição básicas e até mesmo a possibilidade de alterar a perspectiva.

Além disso, a ferramenta também conta com recorte, filtros, espelhamento e outras funcionalidades.

9. Gartic.io

O Gartic.io é um jogo para desenhar com amigos ou anônimos online. O site conta com diversos sites e permite que usuários criem suas próprias salas com senhas. 

O jogo funciona da seguinte forma: um jogador precisa fazer um desenho para que os outros participantes possam adivinhar.

O tema é escolhido por quem criou a sala, podendo ser sobre profissões, animais, games, desenhos e mais.

10. Rápido, desenhe!

O Rápido, Desenhe! também é uma ferramenta com uma proposta um pouco diferente. 

A plataforma funciona de uma maneira parecida com o AutoDraw, usando a inteligência artificial para tentar adivinhar o que você está tentando desenhar. 

Após 6 tentativas, a inteligência artificial irá mostrar quais ilustrações foram adivinhadas e irá perguntar se você pode compartilhar os resultados de sua sessão nas redes sociais.

As informações coletadas durante o uso do site serão utilizadas para aperfeiçoar a inteligência artificial, deixando-a cada vez mais eficiente.

3 melhores cursos para aprender a desenhar online

Se você também tem interesse em melhorar suas habilidades e aprender diversas técnicas, confira os melhores cursos para aprender a desenhar online.

1. Curso de Desenho Método Fanart

O Método Fanart 3.0 é um curso de desenho focado em ensinar a desenhar animes. O material já ensinou mais de 100 mil alunos das mais diversas idades a realizarem o sonho de desenhar.

O curso ensina um método que permite desenhar qualquer personagem de anime através da análise, usando apenas uma folha, um lápis e alguns minutos.

O conteúdo também aborda a estrutura usada para desenhar este tipo de personagens e oferece exercícios para conquistar a habilidade de desenhar bem em poucas semanas. 

Uma parte do curso é dedicada para preparar os alunos a desenharem em frente de amigos e familiares, sem a necessidade de copiar. 

2. Curso Desenho a Mão

Esse é um curso do Portal Jovem Empreendedor que ensina a desenhar para atuar nas áreas de ilustração, revistas, jornais, design de moda e animação.

São 190 aulas que trabalham os seguintes temas: 

  • Desenho Livre
  • Anatomia
  • Expressões
  • Rosto Humano
  • Luz e Sombra
  • Desenho de Animais
  • Estilo Mangá
  • Criação de Personagens
  • Caricatura

O curso é indicado para quem não sabe nada sobre desenho, quem já sabe o básico e para quem quer se profissionalizar.

3. Curso Desenhando Animes

O Desenhando Animes é um material criado em parceria com o site ei nerd!, usando uma metodologia que ensina qualquer um a desenhar seus animes preferidos em apenas 30 dias.

A metodologia usada no material é simples e prática, oferecendo vantagens ao aprender traços e trabalhar a memorização, permitindo que alunos desenhem personagens de anime sem precisar copiar.

São cerca de 50 videoaulas detalhadas que valem a pena serem assistidas, ensinando do básico até desenhar personagens com perfeição.

Encontrou o melhor site para desenhar online?

Esperamos que a nossa lista tenha ajudado você a encontrar um site para desenhar online que seja compatível com seus objetivos.

Caso tenha interesse em aprender sobre outros assuntos na internet, confira nosso artigo listando os melhores cursos online para começar hoje mesmo.

Início Blog Ferramentas 10 melhores sites para desenhar online
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download