Por Que Você Deve Otimizar a Entrega de Encomendas em Sua Loja Virtual

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Certamente você já deve ter pensando em encontrar uma forma de trabalhar mais, com maior agilidade, porém, no menor tempo possível. Ou você também é uma das várias pessoas que se sente engolida pela máquina e deixa para analisar isso depois, quando sobrar tempo? Isso faz sentido no seu dia a dia?

De qualquer forma, para se ter sucesso no e-commerce, independentemente do estágio do negócio, você precisa ter uma estratégia de otimização de fretes. Contudo, por onde começar? O que considerar?

Continue esta leitura e entenda não só a importância, mas o que você tem a ganhar ao otimizar as entregas da sua loja virtual!

O que significa otimizar a entrega em uma loja virtual

Sabemos que a rotina de quem decide vender pela internet pode parecer fácil para aqueles que olham de fora. Mas, quem tem um comércio digital próprio sente na pele a correria que é para fazer tudo dar certo. Para muitos empreendedores, esta é uma maratona que envolve o cadastro dos produtos, a administração dos pedidos, o atendimento, o despacho do pedido, o envio e a reposição do estoque. E não raramente, todas essas ações na mão da mesma pessoa.

Já no caso de uma loja virtual maior, o fato de mais colaboradores estarem envolvidos no trabalho não significa que a agitação seja menor. Pelo contrário, o alto volume de tarefas impõe outros desafios para manter tudo em pleno funcionamento.

Portanto, em ambas as situações, é imprescindível otimizar processos que permitam a eficiência e o crescimento do negócio. Além de garantir, é claro, o fôlego necessário para quem faz essa roda girar.

Nesse cenário, um assunto importante é a necessidade de estar atento para identificar meios de facilitar e agilizar processos internos. Principalmente, quando a entrega de encomendas está em jogo. Entretanto, como fazer isso na prática? É o que vamos falar agora.

Otimização: a palavra-chave para um negócio escalável

Para tornar sua logística de frete escalável, ou seja, capaz de crescer sem que você tenha que gastar mais para isso, é preciso investir em uma gestão de entregas assertiva. Afinal, este é o grande objetivo por trás da automatização da logística da sua loja virtual!

Então, se você ainda não tem um planejamento definido das etapas do seu frete, está aqui o seu ponto de partida. Mapeie o funcionamento do envio de suas mercadorias do começo ao fim. Este é o caminho para descobrir quais demandas tornam o fluxo mais lento, e que consequentemente, reduzem a eficiência das entregas.

Como acontece o transporte dos pedidos em seu e-commerce? Você tem um método padrão, ou cada vez que envia uma encomenda procede de uma forma diferente? Questionamentos como estes contribuem para que se entender melhor que adiar decisões como estas podem fazê-lo perder tempo e dinheiro!

Sabemos que não são todos os vendedores que conseguem manter um volume de pedidos que justifique um bom contrato com uma transportadora. Porém, este fato não serve como desculpa para deixar de estabelecer um planejamento focado na competitividade do seu transporte.

Para ajudá-lo a ser mais assertivo em suas escolhas de frete, elencamos alguns benefícios que você terá ao otimizar o envio de encomendas em sua loja virtual. Confira!

1. Ganhar tempo

Como falamos anteriormente, vender pela internet envolve uma série de ações entre a exposição dos produtos e a entrega dos pedidos. E obviamente tantas tarefas demandam tempo para ser concluídas. Ainda mais se todo o trabalho for manual.

Por outro lado, os vendedores online podem contar com a ajuda da tecnologia, que oferece ferramentas capazes de otimizar processos, reduzir o tempo e o esforço dedicado a cada uma deles. Este é o caso de sistemas de automação como os gateways ou soluções de frete. Você já ouviu falar em um desses serviços?

Um gateway de fretes é uma plataforma que disponibiliza um conjunto de serviços de logística voltado à economia de tempo e dinheiro. Um dos serviços mais requisitados é a cotação de envios com diversas transportadoras, simultaneamente. Outro diferencial bastante bacana é poder acompanhar e gerenciar todos os fretes das suas mercadorias em um só lugar.

E além da agilidade em conferir diferentes condições de entrega, é possível também gerar a etiqueta de postagem com a transportadora escolhida na própria plataforma.

Leia mais em: O que é uma solução de fretes e por que utilizar uma?

Otimizar a entrega de encomendas para ganhar tempo

2. Economizar com a entrega

Somada à rapidez para acessar diversos serviços com múltiplas transportadoras, outra vantagem da utilização de um gateway logístico está na economia. Diferentemente de uma loja virtual que utiliza somente um único meio de transporte de mercadorias, quem opta pela intermediação de uma solução de fretes amplia o catálogo de operadores de entrega.

Com isso, fica muito mais fácil comparar serviços, prazos e preços! É o fim de horas de pesquisas online, de ligações intermináveis e e-mails com solicitações de orçamentos de frete para loja virtual.

Mas podemos ir ainda mais longe nessa reflexão e projetar o impacto que a redução de custos com o frete pode proporcionar para o seu negócio: economizar no envio está diretamente ligado ao seu grau de competitividade no mercado. Ou seja, com fretes mais em conta, você consegue minimizar o peso do transporte em seu orçamento e ainda aumenta os seus lucros.

3. Ter um serviço de entregas de qualidade

Se as duas vantagens anteriores já foram fortes o suficiente para você pensar em conhecer um facilitador logístico, saiba que não é apenas tempo e dinheiro que seu empreendimento pode ter. Um meio para qualificar a estratégia de entregas da sua loja virtual está na flexibilidade de prazos. O que influencia diretamente na experiência do cliente e na economia da sua loja.

Sabe aquele pedido no qual o consumidor preferiu a entrega expressa? A comparação entre diversas transportadoras permite ao lojista optar por um modal ainda mais rápido, como o aéreo, por exemplo.

Enquanto para alguns compradores a agilidade é um fator importante no envio, para outros, o transporte mais barato é primordial. Então, o vendedor que dispor de um leque maior de alternativas de transportadoras/prazos será o que conseguirá atender com maior qualidade a sua clientela.

Benefícios de otimizar a entrega de encomendas

Confira as vantagens de um gateway de frete

Esperamos que tenha ficado mais claro o quanto você tem a ganhar com a otimização das entregas em sua loja virtual. Mas antes de concluir nossa conversa por aqui, vamos deixar uma última dica. Isso porque nós conhecemos a solução ideal para colocar tudo que acabamos de falar em prática: e o nome dela é Melhor Envio.

Negociamos contratos com Correios e transportadoras privadas para oferecer condições exclusivas em nossa calculadora de frete. Assim, nossa plataforma gratuita otimiza toda a sua gestão de entregas e você paga apenas pelas etiquetas geradas em nosso sistema.

Visite nosso site e conheça hoje mesmo a nossa tecnologia e descubra como tornar sua logística de frete mais simples e competitiva!

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