O Que É SEMrush e Como Funciona?

Descubra para que serve o SEMrush e porquê utilizá-lo em seu negócio

Se você já possui seu próprio negócio digital, seja uma agência de marketing, um ecommerce ou essencialmente qualquer outro tipo de empresa e está decidido a impulsionar suas estratégias de marketing digital para construir autoridade para sua marca e destacar-se nas pesquisas orgânicas, certamente irá precisar de uma ferramenta que o ajuda a acompanhar tudo isso.

Portanto, para ajudá-lo a entender o que é SEMrush, como funciona e para quê ele serve, trouxemos essa avaliação completa para que entenda melhor os recursos da SEMrush e como ela pode impulsionar seus resultados.

O que é SEMrush? Conheça a empresa

Para começar, um pouco de história sobre ela. A SEMrush é uma empresa SaaS (Software as a Service) que possui sua sede em Boston, nos Estados Unidos e foi fundada em 2008, ou seja, atua no mercado há mais de 11 anos e hoje já possui sua página inteiramente em português para servir melhor ao mercado brasileiro.

O seu maior foco é oferecer uma ferramenta completa de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca) projetada para ajudá-lo a otimizar suas estratégias de marketing digital e também rastrear e analisar sua concorrência. Isso é feito com dados e relatórios sobre áreas críticas, como o marketing de conteúdo, criação de anúncios direcionados, avaliando backlinks e possibilitando uma melhor compreensão sobre o tráfego de sua página.

Porém, saber o nome dos recursos não é o suficiente para que você entenda realmente o que é SEMrush e o que suas ferramentas fazem.

SEMrush logo

Relatórios analíticos da SEMrush

Para começar, vamos abordar os principais recursos de relatórios analíticos da SEMrush, projetados para ajudá-lo a adquirir e interpretar dados sobre a situação atual de seu website e de sua marca no ambiente digital e nos mecanismos de busca. Como você pode conferir na imagem abaixo do painel principal da SEMrush:

Relatórios analíticos

Estas ferramentas servem para ajudá-lo a entender o que será necessário para ranquear ao topo nas SERPs (Search Engine Result Pages, ou páginas de resultados dos mecanismos de busca). Afinal, quanto melhor seu posicionamento, maior será o tráfego para as páginas bem ranqueadas.

Com o SEMrush, você poderá identificar as melhores palavras-chave da concorrência para saber qual tipo de conteúdo deve abordar, descobrir novos concorrentes orgânicos que estão disputando contra você e o posicionamento dos mesmos e acompanhar a posição de seus conteúdos para cada palavra-chave rastreada.

Além disso, confira também quais domínios estão linkando de volta para suas páginas com um relatório detalhado de backlinks e utilize estes dados para saber se precisa investir em mais ações em parceria, como uma troca de conteúdo ou de backlinks com empresas relevantes e capazes de ajudá-lo a criar autoridade.

Ou seja, com todos estes relatórios e dados, será possível alinhar seus esforços e acompanhar o resultado de suas ações de SEO para que possa ajustar sua estratégia conforme necessário.

Recursos da SEMrush

Ao falar sobre o que é SEMrush, não poderíamos deixar de apresentar o painel de ferramentas oferecido aos seus usuários. Ele é realmente completo, robusto e bastante intuitivo.

Como você pode notar na imagem abaixo, no menu à esquerda terá acesso às principais ferramentas da SEMrush.

Recursos para SEO

Aqui também se encontra o painel de recursos dedicados aos seus Projetos, que é onde você poderá informar seu domínio e acompanhar todos os dados sobre o mesmo, além de poder acessar funções como:

Utilize-os para avaliar por exemplo seu blog e outros subdomínios presentes na página de sua empresa, assim como suas redes sociais e também descubra o que pode ser melhorado. Aproveite ainda os recursos da SEMrush para otimizar seus anúncios direcionados, por exemplo.

Planos disponíveis

Por fim, não poderíamos ajudá-lo a avaliar completamente o que é SEMrush e se ela vale a pena para seu negócio sem falarmos dos planos disponíveis para sua empresa. Assim como apresentado na página de preços, existem quatro planos disponíveis, onde todos eles incluem 28 ferramentas e recursos disponibilizados pela empresa. Avalie:

Pro

O plano Pro é mais indicado para novos ou pequenos negócios que querem começar a alavancar sua estratégia de marketing digital para impulsionar resultados. Ele apresenta maiores limitações se comparado aos demais planos, mas também é significativamente mais barato.

Com o plano Pro, é possível cadastrar até 5 projetos, monitorar 500 palavras-chave e rastrear até 100 mil páginas por mês.

Guru

O plano Guru seria considerado o plano intermediário da SEMrush. Todos seus limites são significativamente maiores que aqueles encontrados no plano Pro: você poderá cadastrar até 50 projetos, monitorar 1500 palavras-chave, rastrear 300 mil páginas por mês e ter acesso à ferramentas de Multi-targeting, relatórios PDF com marca e terá a opção de adquirir o acesso para pelo menos mais 1 usuário.

Business

Já o plano Business é ainda mais robusto, indicado para negócios bem estabelecidos e também oferece como diferencial a integração com o Google Data Studio, além da possibilidade de adquirir até 9 outros usuários para a sua conta na plataforma.

Este plano também oferece acesso à outras APIs da SEMrush. Diferente dos planos Pro ou Guru, o Business não pode ser experimentado gratuitamente.

Enterprise

Por fim, o plano Enterprise é um pacote personalizado de acordo com as necessidades de sua empresa. Se algum dos planos anteriores não o atender da forma como precisa, é possível conversar diretamente com a equipe da SEMrush e criar um plano de acordo com suas necessidades. Essa flexibilidade também é um dos grandes diferenciais da empresa.

Definitivamente vale a pena

Todo negócio de sucesso sabe como é importante trabalhar estrategicamente e agir sempre sobre dados concretos e por isso, definitivamente vale a pena investir em uma ferramenta tão robusta projetada para otimizar suas ações de marketing digital. Agora que você sabe o que é SEMrush, acesse a página oficial e aproveite o teste gratuito para experimentar suas funcionalidades.

E claro, colocar sua página nas primeiras posições do Google ainda não é o suficiente para garantir maiores oportunidades de negócios. Portanto, não deixe também de instalar o JivoChat ao seu website e seja capaz de monitorar e abordar visitantes em tempo real para aumentar suas taxas de retenção.

2019/09/26

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