Como começar a usar a IA para vendas

atualizado 23 de maio de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A presença das ferramentas de inteligência artificial no mercado não é mais novidade.

O impacto positivo dessa tecnologia tem feito com que cada vez mais empresas incorporem a IA em seus processos.

Isso porque seus resultados são inegáveis. De acordo com os dados levantados pela Conversion, a implementação de IA pode aumentar a produtividade em até 40%.

Além disso, o mesmo relatório espera que a adoção de IA em aplicativos corporativos aumente para 75% até 2025.

Se você não quer ficar para trás e quer aprender como começar a usar a inteligência artificial para vendas, confira o nosso artigo.

O que é a Inteligência Artificial?

A inteligência artificial é o resultado da combinação entre a ciência da computação e o processamento de dados em larga escala.

Essa união permite a criação de programas com a capacidade de agir e pensar de forma semelhante à mente humana.

A tecnologia abrange vários campos, como deep learning e machine learning, que usam algoritmos para solucionar problemas, fazer previsões e executar tarefas a partir dos dados processados.

Atualmente essa tecnologia já está incorporada no nosso dia a dia em:

  • Mecanismos de buscas
  • Apps de navegação
  • Sistemas de reconhecimento de voz e facial
  • Assistentes virtuais
  • Algoritmos de recomendação
  • Corretores de digitação

Quais os benefícios em usar Inteligência Artificial para vendas?

Existem diversas formas de usar a inteligência artificial para vendas, confira a seguir um resumo de suas principais aplicações.

Automatização de tarefas repetitivas

Uma das principais vantagens que as IAs oferecem é a possibilidade de automatizar tarefas repetitivas que exigem muito tempo.

A tecnologia permite que tarefas rotineiras possam ser automatizadas, como o registro de atividades, identificação de emails importantes, criação de novos contatos, coleta de dados detalhados de clientes, entre várias outras.

Otimização na experiência do cliente

vendedor conversando com uma inteligência artificial para vendas para ter ideias

Um uso interessante da IA para vendas é aplicá-la para analisar dados variados sobre histórico de clientes, custos e transações.

Dessa forma é possível identificar possíveis falhas em seus processos, prever o comportamento do seu público-alvo e até mesmo oferecer soluções de forma antecipada em cenários já previstos.

Essa economia de tempo e melhora no atendimento ao cliente é uma forma de otimizar diretamente sua experiência, com soluções mais rápidas e assertivas.

Análise de dados mais precisa

Enormes quantidades de dados são produzidos na internet a cada minuto. Coletar e analisar esses dados manualmente é uma tarefa inviável de ser feita manualmente.

Por isso, um papel importante da inteligência artificial é auxiliar negócios a coletar dados e gerar relatórios cada vez mais precisos.

Essas informações bem organizadas e estruturadas permitem que as análises de relatórios e gráficos gerem mais ideias e leituras interessantes sobre os negócios, as suas vendas e o seu público.

Como usar IA para vendas?

Se você tem interesse em começar a usar uma IA para vendas, confira a seguir alguns exemplos de usos práticos dessa tecnologia.

Interação com o cliente

As ferramentas de autoatendimento e chatbots se tornaram muito populares por aplicar a IA de uma forma prática, contribuindo com a experiência do cliente.

Ao disponibilizar essa opção, negócios criam interações e formas de engajar com o cliente em larga escala e a qualquer momento.

Isso permite que os consumidores sejam capazes de tirar suas próprias dúvidas sobre aspectos mais simples de um negócio, sem a necessidade de um agente humano por trás da operação.

Analisar o comportamento dos consumidores

Uma aplicação muito importante da inteligência artificial para vendas é estudar e entender o comportamento dos consumidores.

É possível usar a tecnologia para fazer pesquisas de satisfação automaticamente, além de configurá-la para coletar e processar os dados gerados pelas próprias pesquisas.

Depois disso, é possível usar a IA para fazer a análise dos dados gerais, cruzando informações e apresentando novas oportunidades que podem ser exploradas para que o negócio melhore seus resultados.

Gestão de equipes

As IAs também podem ser aplicadas para ajudar a otimizar os resultados de equipes dentro de um negócio.

A tecnologia é capaz de analisar os resultados de times de vendas para encontrar os altos e os baixos de seu desempenho.

Com essas informações será possível direcionar ações para desenvolver melhor os esforços de sua equipe, como a busca por treinamentos personalizados ou sugestões de ferramentas para produtividade.

Segurança de dados e de sistemas

Também é importante citar que a inteligência artificial ajuda a proteger dados e garantir a segurança de sistemas de informação.

As ferramentas voltadas à segurança ajudam a dar mais credibilidade e a proteger informações de contato e transações digitais.

Por mais que não seja algo visível para o consumidor final, a IA ajuda a escanear bancos de dados à procura de ameaças, vazamentos e possíveis falhas que exigem soluções imediatas.

Dicas de como usar a Inteligência Artificial para vender mais

Apesar de ser uma ferramenta muito poderosa, a inteligência artificial não é capaz de resolver os problemas de um negócio automaticamente e gerar mais vendas.

É preciso que profissionais competentes e qualificados apliquem a tecnologia no contexto de suas organizações, encontrando novas oportunidades para otimizar processos e aumentar suas vendas.

pessoa sentada ao lado de um robô que é uma ia para vendas com um balão de fala indicando dinheiro e um gráfico sendo analisado atras

Confira a seguir uma série de dicas que podem impactar positivamente negócios com interesse em usar IAs:

  • Mapeie as atividades: faça um mapeamento geral das atividades em sua organização, dessa forma será possível descobrir quais delas podem ser aceleradas com o uso de IA.
  • Busque pelas ferramentas adequadas: ao entender que pontos podem ser otimizados com a inteligência artificial, busque pelas ferramentas mais adequadas para essas funções.
  • Teste: depois de descobrir as melhores ferramentas para seu negócio, faça testes para avaliar seus resultados na prática.
  • Integre e treine a IA: dependendo do nível de complexidade da ferramenta escolhida, será preciso que sua equipe de TI atue para integrar a ferramenta com sua equipe e treinar a IA a partir de sua base de dados disponíveis.
  • Treine sua equipe: depois de implementar a IA é preciso garantir que sua equipe irá extrair os melhores resultados a partir da nova ferramenta.

5 melhores IA para vendas

Confira a seguir algumas recomendações de ferramentas de IA que podem ajudar a otimizar suas vendas.

1. Simplified

O Simplified é uma plataforma que usa a inteligência artificial para oferecer uma série de recursos:

  • Design de IA
  • Escritor de IA
  • Vídeo de IA
  • Chatbot de IA
  • IA de mídia social

A ferramenta ajuda a economizar seu tempo em diversas tarefas, executando seu trabalho de forma mais rápida e eficiente.

O Simplified também conta com a opção de criar apresentações, roteiros, anúncios, publicações para blogs e até mesmo gerar legendas usando a IA.

A plataforma funciona como um pacote com várias soluções que podem ajudar a agilizar diversos processos e setores do seu negócio, mantendo o foco no marketing e vendas.

2. ChatGPT

O ChatGPT é uma das ferramentas de IA mais conhecidas pelo público geral.

A partir de suas integrações é possível oferecer suporte aos clientes com chatbots durante 24 horas aos sete dias da semana.

A ferramenta também pode ser treinada a partir dos seus dados para fazer recomendações de produtos e serviços e processar pedidos.

3. Lavender

O Lavander é uma ferramenta de inteligência artificial para vendas voltada para emails.

Através dela, sua equipe de vendedores pode receber ideias para melhorar seus emails em tempo real a partir dos dados obtidos sobre o que já funcionou em campanhas anteriores.

A IA atua analisando os dados dos seus emails para identificar padrões de sucesso. Com essas informações, ela oferece dicas assertivas e personalizadas para seus vendedores.

Essa é uma forma interessante de elevar os resultados de suas campanhas, aumentando a taxa de conversão e reduzindo o tempo para escrever emails que funcionam.

4. Reach.AI

O Reach.AI é uma ferramenta de inteligência artificial que automatiza e personaliza campanhas de vendas por email.

Através dela é possível criar listas de leads e personalizar as mensagens que serão enviadas a partir dos dados sobre seus interesses.

A parte interessante é que a ferramenta usa o machine learning para analisar como seus clientes se comportam. Então, ela escolhe o momento mais propício para enviar emails personalizados.

O Reach.AI também permite medir o sucesso de suas campanhas, apresentando feedback e insights interessantes para os vendedores.

5. Analytics2GO

Essa é uma opção de IA para vendas que oferece análises relevantes a partir dos dados do seu negócio.

A ferramenta é capaz de analisar grandes volumes de dados para identificar padrões, tendências e oportunidades a partir de informações de clientes, históricos de vendas e outros indicadores.

Contar com uma ferramenta para analisar detalhadamente o desempenho do seu negócio é uma ótima forma de identificar áreas que precisam de melhorias, ajudando a tomar decisões mais informadas para otimizar seus resultados.

Preparado para usar uma IA para vendas?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender como as IAs para vendas são tão relevantes no mercado atual.

Caso tenha interesse em aproveitar uma ferramenta de atendimento que também faz uso de IA para oferecer uma melhor experiência ao cliente, confira o JivoChat.

O JivoChat é uma ferramenta de atendimento profissional que conta com opções variadas de chatbots e um assistente de IA para ajudar a otimizar as mensagens de seus atendentes.

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