O que é o gerador de jornada de compra?

atualizado 9 de junho de 2024
Tempo de leitura3 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Entender bem o comportamento do consumidor é fundamental para desenvolver estratégias de vendas e saber o que esperar delas.

Usar um gerador de jornada de compra é uma das formas mais práticas de mapear as etapas que um cliente percorre até a compra do seu produto.

Explorar esse caminho oferece ideias e insights para produzir conteúdo e impactar positivamente esses consumidores.

Para conhecer as melhores ferramentas de jornada do cliente e começar a mapear seus passos, confira nosso artigo.

O que é um gerador de jornada de compra?

O gerador de jornada de compra é uma ferramenta de marketing para mapear a jornada do cliente.

Ou seja, o processo que cada cliente passa desde o momento que percebeu a necessidade até fechar uma compra.

A jornada pode ser dividida em várias etapas, que variam de acordo com o modelo de negócios, os serviços e os produtos oferecidos.

A classificação mais comum inclui:

  • Aprendizado e descoberta: fase em que o cliente potencial não está ciente do seu problemas, geralmente está buscando por informações gerais e consumindo conteúdo relacionado ao seu setor.
  • Reconhecimento do problema: momento em que o cliente percebe sua necessidade, busca entender sua situação e como ela o afeta.
  • Consideração da solução: depois de entender seu problema, o consumidor está em busca de uma solução. É o momento em que está considerando as principais causas opções que podem o ajudar.
  • Decisão de compra: momento em que o cliente está pronto para comprar, mas ainda pode estar comparando preços, marcas, avaliações e benefícios.

O papel da ferramenta de jornada de compra é fazer perguntas relevantes para cada uma dessas etapas.

A partir das respostas, a ferramenta irá gerar uma sugestão de funil de vendas para que o seu conteúdo seja coerente e esteja conectado.

Essa sugestão irá contar com ideias de conteúdos variados para cada uma das etapas, mas isso não significa que você deve se limitar a essas opções. Veja elas apenas como um ponto de partida.

Dessa forma, será mais fácil conduzir os consumidores até o fundo do seu funil e chegar na solução que seu negócio tem a oferecer.

Qual gerador de jornada de compra usar?

Atualmente existem três opções online e gratuitas de gerador de jornada de compra.

As alternativas listadas abaixo contam com recursos bem semelhantes, aplicando as mesmas perguntas e mudando apenas no formato da entrega de seu mapa da jornada de compras.

Vale a pena experimentar com cada uma delas e começar a desenhar sua jornada a partir do resultado que achou mais interessante e intuitivo.

As ferramentas são:

Para usar, basta responder as perguntas feitas pela ferramenta sobre seu negócio e clicar no botão "Gerar jornada".

Escolheu uma ferramenta de jornada do cliente?

Usar um gerador de jornada de compra é algo simples, a parte mais difícil de fazer um funil de vendas funcionar é definir e executar uma boa estratégia de marketing.

O JivoChat é uma ferramenta de chat online que oferece diversos recursos de marketing que irão ajudar a converter as vendas no fundo do seu funil.

Além das integrações com WhatsApp e redes sociais, o JivoChat conta com campanhas de chat, janelas de pop-up, destaque para promoções e muito mais.

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