Como criar flyers online grátis: 6 melhores ferramentas

Índice

Imagens atrativas são poderosas quando usadas em estratégias bem elaboradas de marketing. Saber como fazer um flyer interessante é algo que pode ajudar a conquistar a atenção do seu público.

Contudo, para obter um bom resultado é preciso conhecer os passos da criação e saber como se planejar. Desta forma será possível conseguir o retorno de seu investimento. 

Ao criar e distribuir um material que realmente atraia a atenção dos consumidores, sua empresa irá receber novos contatos. Essa é uma grande oportunidade de vender mais.

Caso o seu objetivo seja aprender como criar flyers online e aprender sobre o que faz um bom flyer, confira nosso artigo. 

Também vamos apresentar as melhores ferramentas online e gratuitas para criar artes incríveis com nível profissional. Vamos lá?

Afinal, o que é um flyer?

“Flyer” é uma palavra da língua inglesa que significa “algo que voa”. O material gráfico recebeu este nome porque tem como objetivo ser distribuído para muitas pessoas de forma rápida.

Com esta descrição, é comum que pessoas não entendam qual a diferença entre flyers e panfletos, afinal, são materiais parecidos com objetivos semelhantes. 

A principal diferença entre os dois formatos é que os panfletos costumam ser maiores e podem possuir dobras, enquanto flyers são menores e não têm dobras. 

Essa diferença é relevante porque o segundo item precisa ser impresso em grande quantidade, geralmente utilizando materiais com uma qualidade menor do papel aplicado em panfletos. 

É muito comum que negócios e eventos façam a divulgação através deste material gráfico. 

Para isso, é importante saber escolher as melhores cores, misturar os elementos de forma equilibrada e criar chamadas de texto que despertam o interesse do público.

Como criar flyers online que conquistam a atenção do público

Existem alguns elementos que são comuns na maior parte dos materiais gráficos que geram resultados. 

Confira a seguir as principais dicas para criar flyers online que irão ajudar a turbinar os resultados do seu negócio.

Defina o que será divulgado, qual seu objetivo e seu público-alvo

Para criar um material gráfico objetivo e eficiente é preciso se planejar bem. Tenha certeza sobre quais resultados você deseja alcançar através da divulgação. 

Uma forma de descobrir estes itens com mais facilidade é se questionar com as perguntas: O que quero divulgar? Qual é meu objetivo? Qual é meu público-alvo?

Escreva um título com uma chamada atrativa

Escrever um título poderoso é uma das principais etapas para criar um flyer que gera resultados. Busque criar uma mensagem bem simples, que possa ser compreendida em segundos. 

Desta forma, seu público será convencido através do título a continuar lendo as informações em seu flyer. Então, adicione mais informações relacionadas aos seus produtos, serviços ou eventos. 

Uma ótima sacada é utilizar gatilhos mentais através dos CTA (Call-to-Action / Chamado para ação), textos que são criados com o objetivo de induzir o leitor a realizar algum tipo de ação. 

Quer aprender a criar CTAs matadores? Confira nosso artigo sobre gatilhos mentais

Elabore uma estratégia ou crie uma promoção

Uma das categorias de flyers que mais geram resultados são os materiais que focam em promoções. 

Através dele é possível explorar recursos como brindes, descontos e vouchers, dando incentivo aos consumidores.

Esta é uma forma de aumentar a motivação para que uma pessoa tenha interesse em seu produto ou serviço e faça uma compra.

Estruture o conteúdo do flyer de forma inteligente

Manter a hierarquia das informações e organizar os elementos visuais são passos importantes para criar flyers compreensíveis, onde o foco seja direcionado para áreas que precisam de maior destaque.

Para fazer isso, defina a hierarquia do conteúdo: mensagens ou imagens mais importantes devem estar na área superior à esquerda ou inferior à direita. 

Esta organização é importante por seguir a forma padrão de leitura, começando de cima e indo da esquerda para direita. 

Adicione imagens interessantes que sejam relacionadas ao seu negócio. Contudo, evite adicionar muitas imagens, pois isso pode gerar um ruído visual, atrapalhando a comunicação.

Além disso, não use frases grandes, seja objetivo e use a linguagem do seu público-alvo.

Escolha onde, como e quem irá divulgar seus flyers

Por fim, não basta apenas criar flyers online incrivelmente criativos e atraentes se nenhum consumidor terá a oportunidade de vê-los.

Para garantir que o seu material seja distribuído da melhor forma possível, busque mapear locais próximos ao seu negócio que são frequentados pelo seu público-alvo.

Ofereça informações à equipe encarregada de entregar os flyers sobre o que é o seu negócio, como funciona, onde fica e sobre possíveis promoções. 

Também é importante assegurar que as pessoas que estão divulgando seu negócio mostrem credibilidade ao seu público. 

Por fim, certifique-se que o material gráfico será entregue na posição em que o cliente lê, nunca entregue o material virado ou de cabeça para baixo.

Qual a melhor ferramenta para criar flyers online?

Criamos esta lista com o objetivo de ajudar você a descobrir qual a melhor ferramenta para criar flyers online grátis. 

Confira e descubra qual opção oferece os melhores recursos para auxiliar suas criações.

1. Canva

O Canva é uma das ferramentas de edição mais completas da internet e pode ser usada gratuitamente através de apps em smartphones ou navegadores. 

Sua principal característica é a acessibilidade. Qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento na área de design pode começar a usar o editor e criar artes que podem ser usadas profissionalmente. 

A plataforma consegue alcançar este objetivo ao oferecer um enorme acervo de modelos prontos que podem ser customizados na criação de flyers.

O editor também conta com vários elementos gráficos, um banco de imagens, textos estilizados e muito mais.

Além disso, os designs criados no Canva ficam salvos na nuvem e podem ser compartilhados com facilidade com a gráfica escolhida para fazer a impressão.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Canva

2. Crello

Outra opção de editor online para criar flyers com nível profissional em alguns minutos é o Crello. Como diversos recursos, a ferramenta pode ser usada gratuitamente. 

Sua interface é bastante intuitiva, o que facilita a criação de artes por usuários iniciantes. 

Além disso, a plataforma também conta com uma variedade bem grande de modelos prontos que podem ser usados em seus designs.

Dentre suas principais funcionalidades estão: a adição de texto às fotos, remoção do fundo de imagens, adição de molduras, filtros para fotos, transparência de camas e muito mais.

Crie imagens profissionais gratuitamente com o Crello

3. Fotor

Com funcionalidades semelhantes às apresentadas pelos itens anteriores, o Fotor é um editor online que permite a criação de designs de uma forma bem simples.

A ferramenta também oferece um acervo completo de templates prontos para serem customizados. Já os usuários mais criativos podem começar suas criações do zero. 

A plataforma também disponibiliza vários elementos gráficos, fundos diferenciados e fontes criativas para o desenvolvimento dos flyers. 

Logo do editor de imagens Fotor

4. Photopea

O Photopea é uma opção recomendada para usuários que já contam com um pouco de conhecimento na área de design gráfico. 

A interface da ferramenta é bastante similar à versão clássica do Photoshop. Portanto, quem já tem experiência com o programa irá dominar o Photopea em apenas alguns minutos.

O site também oferece uma seleção limitada de layouts prontos, como elementos separados em camadas. 

A ferramenta também permite carregar e salvar arquivos em diversos formatos, como .psd, .xd, .PDF e .RAW.

Logo do editor de imagens Photopea

5. BeFunky

O BeFunky é mais uma ótima ferramenta para criar flyers online. Disponível tanto em navegadores quanto para smartphones, a plataforma conta com todos os recursos essenciais para um editor. 

Como outros itens da lista, é possível começar seus designs a partir de designs prontos que estão organizados por categorias de negócios. 

Os recursos para fazer retoques e editar fotos encontrados na ferramenta também são bastante eficientes e geram ótimos resultados.

Logo do editor de imagem Photopea

6. Adobe Spark

Por fim, o Spark é uma ferramenta de edição simplificada criada pela Adobe, a mesma empresa desenvolvedora do Photoshop e do Illustrator. 

O Adobe Spark funciona a partir de templates prontos e imagens que podem ser utilizadas gratuitamente. É possível carregar imagens, fotos e fontes variadas para criar seus flyers. 

O maior destaque da ferramenta é a funcionalidade de sugestão de layout. Durante as edições, os usuários podem alterar o posicionamento de elementos sem desconfigurar o layout. Isso possibilita o teste de vários estilos e ideais sem comprometer seu material.

Logo do editor de imagens Adobe Spark ao lado de dois lápis

Preparado para criar flyers online?

Esperamos que as dicas e nossa lista de ferramentas possam ajudar você a criar flyers criativos que geram resultados para o seu negócio.

Caso tenha interesse em aprender mais sobre edição para criar designs profissionais em seu empreendimento, confira o curso Photo Canva.

Este material ensina seus alunos a dominarem todos os recursos do Canva e criar materiais gráficos incríveis de uma forma simples e fácil.

Início Blog Ferramentas Como criar flyers online grátis: 6 melhores ferramentas
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download