Como usar o Notion: dicas para melhorar sua produtividade

atualizado 19 de janeiro de 2024
Tempo de leitura5 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A organização é uma etapa essencial para quem busca bons resultados em seus estudos, trabalho e até mesmo liderando equipes.

Não existe um segredo para isso. Contudo, as pessoas que têm sucesso na hora de se organizar contam com algo em comum: o uso de uma ferramenta para não centralizar todas suas informações apenas em sua cabeça.

Nesse contexto, o Notion é um app que oferece todos os recursos para melhorar a qualidade da sua organização, seja pessoal ou profissional.

A ferramenta oferece várias opções de customização e é capaz de substituir várias outras ferramentas.

Confira nosso artigo e aprenda o que é e como usar o Notion.

O que é o Notion?

O Notion é um aplicativo para dispositivos iOS, Android, Mac e Windows que oferece uma "área de trabalho" completamente personalizável.

O app oferece várias ferramentas em um lugar só para facilitar a organização e gerenciamento de informações.

O ambiente de trabalho oferece aos usuários a possibilidade de escrever em um bloco de texto limpo, criar um quadro com estilo kanban, usar calendário, fazer listas, criar sua própria wiki e até mesmo fazer fluxos de trabalho.

Como usar o Notion em seu computador ou smartphone

Usar o Notion é bem simples, independente do seu dispositivo preferido.

Tudo o que você precisa fazer é acessar o site do Notion e baixar a ferramenta, usar sua versão para navegadores ou baixar em seu celular.

Depois disso, basta criar uma conta e começar a personalizar seu workspace.

Como usar o Notion: principais recursos

É importante entender que o Notion é muito mais do que um editor de texto na nuvem, a ferramenta conta com diversos recursos para ajudar a organizar suas tarefas.

  • Agenda
  • Calendário
  • Tabelas
  • Checklists
  • Notas
  • Lista de tarefas
  • Blocos de textos
  • Modelo de Kanban
  • Imagens
  • Vídeos
  • Arquivos

O mais interessante é que esses recursos podem ser adicionados ao seu documento a partir de um modelo pronto.

Depois de adicionar a opção escolhida, basta customizar os modelos de acordo com suas necessidades.

Como usar o Notion: personalizando sua área de trabalho

Existem diversas opções de customização geral e para cada página do seu arquivo.

É possível alterar o nome do seu espaço de trabalho, definir um ícone, criar um domínio personalizado, adicionar colegas e até mesmo conferir métricas de visualização.

Para acessar essas opções, basta acessar a versão de desktop e clicar em Configurações e Membros no canto superior esquerdo da tela.

Captura de tela mostrando como usar o notion e configurar o espaço de trabalho na versão desktop

Como adicionar capas para suas páginas

Uma dica de como usar o Notion para estudar é deixar seus documentos mais temáticos e organizados usando capas para suas páginas.

Fazer isso é bem simples, basta:

  • Passar o mouse em cima do título da página
  • Clicar em Adicionar capa
  • Escolher uma imagem oferecida pelo Notion ou fazer o upload de uma nova imagem.

captura de tela mostrando como usar o notion para adicionar uma capa em uma página

Como usar modelos

O Notion também oferece acesso a diversos modelos com funcionalidades diferentes, todos separados por categorias.

Para criar uma nova página usando um modelo, siga os passos:

  1. Clique em Adicione uma página
  2. Clique em Modelos
  3. Escolha um modelo a partir de sua funcionalidade

A ferramenta divide os recursos em várias categorias, é possível encontrar modelos prontos para:

  • Produto
  • Marketing
  • Engenharia
  • Design
  • Startup
  • Vendas
  • Recrutamento
  • RH
  • TI
  • Organização pessoal

5 Dicas de como usar o Notion no dia a dia

Confira a seguir algumas dicas de como usar o Notion para tornar sua organização mais prática.

1. Marcar outras páginas e pessoas

Caso esteja colaborando com outras pessoas, é possível marcá-las em alguma parte do seu conteúdo usando @ e o seu nome.

Essa é uma forma prática de indicar sobre um conteúdo importante em sua página.

Também é possível marcar outras páginas, facilitando o acesso entre páginas dentro do seu espaço de trabalho. O processo é o mesmo, basta usar @ e o nome da página que deseja marcar.

2. Travar página

Se você deseja que o conteúdo de uma de suas páginas não seja alterado, saiba que é possível "travá-la" para que fique apenas como uma página de leitura.

Para fazer isso, basta clicar no ícone de três pontinhos na parte superior e clicar no item Bloquear página.

3. Criar um índice para suas páginas

Uma dica para tornar páginas com muito conteúdo mais dinâmicas é adicionar um índice em seu começo.

Fazer isso é bem fácil, basta escrever o comando /table. Uma janela com opções será aberta, então basta escolher o item Índice.

captura de tela mostrando como usar o notion para criar um índice em uma página

4. Importar dados de outros aplicativos

Outra forma de como usar o Notion para otimizar seu espaço de trabalho é importar dados de outras ferramentas.

O app conta com um recurso nativo para integrar dados de outras plataformas, como:

  • Google Calendar
  • Google Docs
  • Asana
  • Trello
  • Evernote
  • Confluence
  • Word
  • Dropbox Paper
  • Workflowy
  • Quip
  • CSV
  • HTML

5. Usar os lembretes

O Notion também conta com um recurso de lembretes para garantir que seus usuários não irão se esquecer de compromissos e tarefas importantes.

Para fazer isso, basta acessar o item no qual deseja criar um lembrete e seguir os passos:

  1. No campo de texto digite @ e selecione a opção Hoje
  2. Uma tag com o dia de hoje será adicionada
  3. Clique em hoje no seu item
  4. Configure as opções de notificação de acordo com suas preferências

captura de tela mostrando como usar o notion para criar um lembrete a partir do comando @hoje

Aprendeu como usar o Notion?

Esperamos que o nosso artigo tenha mostrado como essa ferramenta pode ajudar a melhorar sua produtividade centralizando vários recursos em uma só plataforma.

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