Como tirar print no PC: 11 maneiras de capturar tela

atualizado 2 de janeiro de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Capturar uma imagem da tela ou tirar um print no PC é um processo que não possui muitas dificuldades. Existem diversos modos de executar essa função no computador, através de atalhos do teclado ou de softwares próprios do PC.

Possuem diversas razões para tirar print no PC, entre elas: registrar alguma mensagem de erro no computador, mostrar uma imagem, criar um tutorial ou até mesmo registrar aqueles encontros em videoconferências.

Por isso, preparamos um guia para te ensinar como tirar print no PC através dos atalhos do teclado do Windows e do MacOS, softwares nativos no PC e também algumas ferramentas que possibilitam gravar a tela do computador.

Como tirar print no PC Windows

1. Botão Print Screen

Uma das formas mais simples de capturar a tela inteira no PC é através do botão do teclado Print Screen (PrtScr), que geralmente fica localizado no canto superior direito do teclado.

Ao clicar no botão a imagem da captura de tela não será salva como um arquivo, mas será copiada para a área de transferência (Ctrl+V). Após isso será necessário abrir algum programa de edição de imagem, como o próprio Paint do Windows.

Com o Paint aberto, basta colar ou utilizar o atalho Ctrl+V para carregar a imagem da tela capturada e poder realizar edições que desejar ou salvar direto em algum formato de imagem, como JPEG, PNG ou outros formatos.

Após isso, a imagem estará salva no seu computador. Também é possível colar o print da tela direto no corpo de um e-mail ou na conversa de algum aplicativo de mensagem, como Whatsapp Web entre outros.

Caso prefira, você pode redefinir o botão PrtScr para abrir direto o Snip & Sketch. Basta ir nas configurações do computador, clicar em "Facilidade de Acesso", em seguida "Teclado" e alterar em Usar o botão "PrtScr" para abrir o software de captura de tela.

2. Captura e Esboço (Snip & Sketch)

As versões mais novas do Windows contam com um software nativo para tirar print. O Captura e Esboço ou Snip & Sketch, que além de capturar a tela também permite fazer anotações e marcações na imagem capturada.

O Captura e Esboço tomou o lugar do antigo Snipping Tool, para tirar print no Windows 10, para abrir o programa basta abrir o menu "Iniciar" e digitar "Captura e Esboço". Caso seu computador não tenha, basta baixar pelo site oficial da Microsoft.

Tela do menu Iniciar do Windows com a barra de pesquisa aberta procurando Captura e Esboço

Para utilizar o Captura e Esboço é bem simples, ao abrir o programa através do menu iniciar ou pelo atalho "Windows+Shift+S", após abrir o programa você terá quatro opções de captura: Retangular; Forma livre; Janela e Tela inteira.

Tela do programa Captura e Esboço do Windows

Ao escolher a forma como deseja capturar a tela e qual parte quer tirar print, você poderá editar com opções de lápis, marca-texto ou caneta. E após editar como quiser, basta clicar no ícone de "Salvar como" e escolher em qual formato deseja salvar a sua captura.

Além disso, existe o modo de captura com atraso de 3 e de 10 segundos. Existem alguns comando que podem ser utilizados dentro do Captura e Esboço:

  • Alt + M: Escolha um modo de captura de tela;
  • Alt + N: Criar uma captura de tela de novo no mesmo modo que a última;
  • Shift + teclas de direção: Mover o cursor para selecionar uma área retangular de captura de tela;
  • Alt + D: Captura de tela com atraso por 1 a 5 segundos (ótimo para vídeos);
  • Ctrl + C: Copie a captura de tela para a área de transferência;
  • Ctrl +: Salvar a captura de tela.

3. Ferramenta de Captura

A Ferramenta de Captura, ou Snipping Tool, existe desde o Windows Vista e possibilita tirar print da tela similar ao Captura e Esboço. Com opções de modo de captura: Retangular; Forma livre; Janela e Tela inteira. Além das opções de atraso de 1 a 5 segundos.

Tela do programa de Ferramenta de Captura do Windows

A ferramenta não salva as capturas automaticamente, após o print é necessário salvá-las manualmente, mas copia tudo automaticamente para a área de transferência. Apesar de ser mais limitado que o Captura e Esboço, ele funciona muito bem.

Para abrir o programa é bem simples, basta pesquisar por "Ferramenta de Captura" no menu "Iniciar" e abrir a ferramenta. Essa ferramenta permite tirar prints da tela no Windows 7, 8, 8.1 e 10.

Atalhos para tirar print da tela no Windows

4. Windows + Print Screen

A combinação de teclas Windows + Print Screen (PrtScr), permite capturar sua tela inteira e salvar automaticamente o print direto na sua pasta de imagens. Para indicar que você acabou de tirar um print, a sua tela escurecerá brevemente.

5. Windows + Shift + S

O comando Windows + Shift + S funciona como atalho para abrir o Captura e Esboço. Ao apertar o comando, a sua tela escurecerá um pouco e um menu aparecerá na parte superior da sua tela, que permitirá escolher o tipo de print que você deseja fazer.

Recorte da tela de captura do Windows com os botões de seleção do Captura e Esboço

6. Alt + Print Screen (PrtScr)

Para tirar um print rápido da tela que está usando, é possível utilizar o atalho com as teclas Alt + PrtScr. Esse comando vai tirar um print da sua tela atual e copiar a imagem para a área de transferência (Ctrl + V).

7. Windows Logo + Volume Down (baixo)

Para quem utiliza Microsoft Surface ou outro tablet com Windows, basta utilizar os botões físicos de volume para tirar print da tela, da mesma maneira que faria uma captura em qualquer celular ou tablet.

Segure o botão do logotipo do Windows na parte interior da sua tela e pressione o botão físico para baixar o volume na lateral. Ao apertar esses botões a tela escurecerá por alguns segundos e a captura de tela será salva na pasta de Imagens.

Como tirar print no PC Windows 11

Basicamente, o Windows 11 oferece as mesmas ferramentas de captura de tela disponíveis no Windows 10 e outras versões. Como o Snipping Tool, que citamos anteriormente e os atalhos de PrintScreen entre outros.

O Windows 11 alterou a funcionalidade do botão PrintScreen, abrindo a Ferramenta de Captura, a central de prints do Windows. Apesar de ser mais prático, alguns usuários preferem o modo antigo, onde o botão do teclado faz uma captura de tela e a salva na área de transferência.

Porém, é possível alterar o atalho da tecla PrtSc. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Abra as Configurações do Windows;
  • Procure pela guia Acessibilidade;
  • Escolha a opção Teclado;
  • Encontre o botão de alternância para definir a funcionalidade da tecla Print Screen.

Como tirar print da tela no MacOS

Assim como no Windows, capturar imagens da tela em um Macbook é bem fácil. Porém, algumas pessoas ao migrarem para o sistema operacional da Apple, podem ter alguma dificuldade na hora de tirar um print da tela.

Existem alguns comandos para tirar print da tela no macOS. Separamos alguns deles para te ajudar a capturar imagens nesse sistema operacional.

8. Captura de tela inteira

Para fazer uma captura da tela inteira no Mac, aperte as teclas Command (⌘) + Shift + 3, após isso a imagem estará salva automaticamente na Mesa (Área de Trabalho). Você pode escolher os formatos que deseja salvar as capturas de imagem em PNG ou PDF.

9. Captura de parte da tela

Também é possível tirar um print de apenas uma parte da tela do Mac, para isso, aperte as teclas Command (⌘) + Shift + 4. O seu cursor irá mudar para um ponteiro em forma de cruz, onde você irá mover e selecionar a área que deseja capturar.

Após selecionar a área que deseja tirar print, a sua imagem estará salva na Mesa com o formato de arquivo que você escolheu. Caso você erre a captura e queira recomeçar basta apertar a tecla "Escape (Esc)".

Ferramentas para capturar tela do PC

Além das ferramentas nativas e comandos para capturar tela do PC, também existem algumas ferramentas que você pode baixar no seu computador para tirar print e gravar a tela.

10. Apowersoft Screen Recorder

A plataforma de gravação de tela Apowersoft Screen Recorder permite capturar a sua tela com apenas um clique. Para isso, é necessário baixar e instalar o aplicativo gratuito em seu computador.

Além de estar disponível para Windows e MacOS, também é possível baixar a plataforma em qualquer dispositivo Android e iOS.

A interface do programa é bem personalizável, podendo editar antes do início da gravação e, ao finalizar o seu vídeo, é possível publicá-lo diretamente em plataformas como o Youtube, por exemplo.

Os seus vídeos podem ser salvos no formato MP4, WMV, AVI, FLV, MPEG, VOB, ASF e GIF.

Banner do Gravador de Tela da Apowersoft

11. Movavi

Além de ter o seu próprio gravador de tela, a Movavi é responsável por diversos outros programas para criação e edição de vídeos e fotos. Apesar de ser profissional, o software é extremamente intuitivo, e permite capturar a tela do PC com apenas um clique.

A plataforma permite configurar a área de captura e ajustar a gravação, além de gravar áudio e vídeo simultaneamente. Também é possível editar a gravação com ferramentas simples como corte, por exemplo.

A ferramenta é gratuita, porém possui um pacote profissional de edição de vídeos para quem deseja ter acesso a ferramentas mais avançadas de edição e queira salvar seus vídeos em Full HD e 4K.

Aprendeu como tirar print no PC?

Esperamos que essa lista de dicas e ferramentas tenha te ajudado a conseguir tirar prints da tela no seu PC. Aproveite e confira nosso artigo com os melhores programas de edição de vídeo.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download