Como tirar anúncio do celular [Guia Completo]

atualizado 8 de abril de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Não é de hoje que os smartphones já são parte fundamental no nosso dia a dia, com esses aparelhos podemos resolver problemas da vida pessoal e até profissional, visto que muitas pessoas utilizam como ferramenta de trabalho.

Como passamos boa parte do nosso dia com nossos celulares, uma das coisas que podem incomodar os usuários de dispositivos Android são as propagandas indesejadas que alguns sites e aplicativos mostram na tela do celular.

Mas não se preocupe, esse programa é facilmente resolvido e para te ajudar preparamos um tutorial bem simples para te mostrar como tirar anúncio do celular. Confira!

Como remover anúncios e propagandas de seu smartphone

Existem diversas razões para aparecerem anúncios e propagandas no seu smartphone, algumas vezes essas propagandas podem estar disfarçadas de algum vírus para celular que pode danificar seu aparelho.

Ilustração de um botão do teclado em vermelho escrito Ads

Desinstale os aplicativos de lojas de terceiros

A primeira dica que podemos te dar para saber como tirar anúncio do celular é desinstalando aplicativos baixados de lojas de terceiros, busque sempre baixar seus apps pela Play Store.

Dessa forma, sempre tente fugir dos APKs ou aplicativos de outras lojas do Android, pois eles não passam pelos mesmos padrões de segurança da Play Store e possui um risco mais de contaminar seu celular.

Entretanto, isso não significa que os aplicativos da loja oficial do Android estão livres de riscos, porém os não-oficiais possuem mais chances de causar problemas ao seu dispositivo.

Sabendo disso, caso note que anúncios excessivos estão aparecendo depois de instalar um aplicativo, uma boa maneira de como tirar anúncio do celular é excluindo-o.

Para isso, basta você acessar o menu de configurações do seu aparelho e clicar em Apps e notificações, em seguida selecione "Ver Todos os apps" e busque pelo aplicativo indesejado. Em seguida, basta clicar no nome depois em "Desisntalar".

Desative as notificações do navegador

Outro motivo muito comum para surgirem muitos anúncios indesejados no seu celular são as notificações dos sites pelo Google Chrome.

Basicamente todo site que entramos solicita permissão para enviar notificações e muitas vezes aceitamos sem ler ou clicando sem querer. Depois vem o problema de anúncio atrás de anúncios no seu celular.

Mas é muito simples resolver esse problema, basta abrir o Google Chrome e clicar no ícone com os três pontinhos "..." e em seguida clicar em notificações no menu de configurações.

Em seguida, procure na aba "Sites" e pode bloquear ou permitir um aplicativo de cada vez, ou pode bloquear todas as notificações ao desativar a opção "Mostrar notificações".

Use um antivírus

Outra excelente maneira de como tirar anúncio do celular e manter seu dispositivo e dados protegidos é utilizando um antivírus para celular. Em alguns casos esse excesso de anúncios pode ser causado por arquivos ocultos e só com um bom antivírus pode tirar.

Os Adwares são um tipo de vírus de publicidade que podem apenas te incomodar com essas propagandas e anúncios, ou em alguns casos podem estar disfarçando um malware mais perigoso.

O Avast é um dos melhores opções de antivírus para celular do mercado, ele conta com uma interface bem leve e intuitiva e é constantemente atualizado.

Se você quer saber como tirar vírus do celular, o Avast Free Antivirus é uma das melhores soluções, além dos dispositivos móveis, disponível para dispositivos Android e iOS, a ferramenta também protege computadores Windows e macOS.

Esta versão conta com bloqueio contra vírus e malware, além de proteção contra ransomwares. O Avast possui um excelente custo-benefício em seus planos pagos.

Nesses planos é possível utilizar ferramentas muito eficientes de escaneamento em tempo real, inclusive em sites enquanto navega pela internet. O Avast também possui recursos para proteger seu dispositivo contra ameaças relacionadas ao internet banking.

Além disso, os planos mais completos contam com serviços de limpeza e VPN, para bloquear o rastreio de terceiros. Se quiser conhecer mais sobre o Avast, clique aqui.

Para remover vírus do celular com o Avast é muito simples, geralmente o processo é similar para todos os antivírus.

Ilustração de uma placa vermelha com uma mão e diversos banners escrito "Blocked"

Após baixar o aplicativo na loja do seu sistema, abra o aplicativo e clique no botão para escanear seu dispositivo, em "Virus Scanner", caso ele encontre alguma ameaça é possível clicar em "Resolve All" para mostrar um relatório dos arquivos infectados.

Agora, para apagar todos os arquivos, clique em "Remove All" e clique em "Yes" para tirar todos os arquivos e aplicativos infectados do seu celular.

Desativar informações de marketing

Alguns smartphones Android, como Samsung, por exemplo, possuem propagandas e anúncios na central de notificações. Essas empresas utilizam esses anúncios para baixar o custo dos aparelhos.

Muitas vezes quando o celular está bloqueado, essas notificações aparecem e acabam incomodando os usuários. Mas assim como as outras formas de tirar anúncio, essa não é difícil de resolver.

Acesse o menu de configurações do seu aparelho e busque por "Gerenciamento Geral", em seguida clique em "Informações de marketing" e desmarque a opção "Aceito receber informações de marketing".

Pronto, após fazer isso, você não receberá mais essas propagandas e anúncios indesejados no seu celular.

Limite a publicidade rastreada

Agora, para dispositivos iOS, é possível tirar anúncio do celular limitando a publicidade rastreada. Para limitar a quantidade de propagandas, acesse privacidade no menu Ajustes e clique em "Publicidade".

Ative o Play Protect

Outra maneira de tirar anúncio do celular é através do Play Protect da Play Store, muitas vezes esses anúncios surgem através de aplicativos que fazem mau uso das políticas do Google.

O Google autoriza a veiculação de propagandas e anúncios que sejam mostrados apenas dentro do próprio aplicativo.

Para combater essas e outras atividades maliciosas, a Play Store possui uma ferramenta de segurança chamada de Play Protect. O Play Protect busca ameaças nos apps antes e depois do download.

Para saber se o Play Protect está ativado, basta abrir sua Play Store e clicar no ícone formado por três linhas, no canto esquerdo superior da tela. Clique no Play Protect e em seguida no ícone de engrenagem.

Em seguida, confira se a chave relativa a opção "Verificar apps com Play Protect" está ativada, caso não esteja, ative-a. Em seguida, uma varredura será feita automaticamente.

Aprendeu como tirar anúncio do celular?

Esperamos que este tutorial tenha te ajudado a tirar anúncio do celular, para você poder utilizar seu aparelho sem ser incomodado por propagandas indesejadas.

Se você deseja adicionar uma camada extra de segurança aos seus dados enquanto assegura o anonimato na rede, confira nosso artigo listando os melhores VPN Grátis.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download