Como instalar o Play Store no celular e tablet

Índice

Os smartphones já são parte essencial na vida de muitas pessoas, pois com eles há diversos problemas do dia-a-dia que podem ser resolvidos com aplicativos na palma da mão.

E cada sistema operacional de celular possui sua própria loja de aplicativos, a App Store do iPhone, a Windows Store para celulares Windows e o Google Play Store que é a loja oficial de aplicativos para celulares Androids.

Preparamos esse guia para você conhecer melhor o que é o Google Play Store e te ajudar a instalar.

O que é o Google Play Store?

A Google Play Store é a loja do Google de aplicativos oficial para dispositivos Android. É a loja mais completa, com milhares de aplicativos gratuitos e também pagos, através dela é possível baixar apps, jogos, músicas e vídeos no seu celular ou tablet.

A Play Store também oferece serviços como o Google Play Livros, Google Play Games, Google Play Filmes & TV e o YouTube Music (antigo Google Play Música).

O Google Play Livros é o serviço de compra de livros digitais do Google. Nele é possível comprar diversos livros disponíveis no catálogo e acessar de qualquer dispositivo Android ou pelo PC.

Já o Google Play Filmes é o serviço de filmes onde é possível comprar e alugar diversos filmes e animações. A plataforma conta com um catálogo extenso, com diversos filmes recém saídos do cinema, até os filmes mais clássicos.

O Google Play Games é um gerenciador de jogos gratuito para Android. O aplicativo possui uma interface leve. Nesse aplicativo é possível gerenciar todos os jogos instalados no seu dispositivo, interagir com outros usuários, armazenar o seu progresso na nuvem e também suas conquistas.

O YouTube Music é o serviço de streaming de músicas do Google, que veio para substituir o antigo Google Play Music. As funções pagas do YouTube Music estão incluídas nos serviços do YouTube Premium.

Como instalar o Play Store no celular?

Por padrão de fábrica, os aparelhos Androids já vêm com o aplicativo do Play Store instalado no celular. Porém, alguns usuários ao arrastar o ícone na tela, acabam desativando o aplicativo por engano.

Caso tenha feito isso e queira recuperar o acesso ao aplicativo, é possível “instalar” o Play Store de novo. Na verdade, esses ajustes podem ser feitos sem precisar reinstalar o aplicativo novamente, nem baixar itens extras. Basta abrir as configurações e seguir alguns passos rápidos.

  • No seu celular Android acesse o menu de “Configurações” e procure pela categoria de “aplicativos”.
  • Em seguida, toque no item “Gerenciador de aplicações’‘.
  • Depois, toque no botão de “Ativar” e espere pela sincronização do aplicativo com os dados do celular.
  • Ao fim da sincronização, o aplicativo do Google Play Store estará de volta ao menu de aplicativos do aparelho.
  • Quando abrir a loja será necessário aceitar novamente os termos de serviço.

Caso os dados da sua conta do Google tenham sido removidos. Basta você realizar o login com seu e-mail e senha da Play Store, da mesma forma que é feito quando se configura o smartphone pela primeira vez.

Imagem tirada da tela de um celular com o ícone da Play Store.

Como instalar o play store no Tablet?

Assim como nos smartphones, os tablets Androids já vêm com o aplicativo do Play Store instalado de fábrica. E caso tenha desativado o aplicativo por engano, basta seguir os mesmos passos que são feitos para o celular.

  • Acesse o menu de “Configurações” e procure pela categoria de “aplicativos”.
  • Em seguida, toque no item “Gerenciador de aplicações’‘.
  • Depois, toque no botão de “Ativar” e espere pela sincronização do aplicativo com os dados do tablet.
  • Ao fim da sincronização, o aplicativo do Google Play Store estará de volta ao menu de aplicativos do aparelho.
  • Quando abrir a loja será necessário aceitar novamente os termos de serviço.

Como instalar o Play Store na Smart TV?

É cada vez mais comum utilizarmos uma smart TV, acessando a diversos aplicativos de vídeos ou streamings sem a necessidade de conectar nenhum outro aparelho a ela.

Existem diversas marcas de smart TV no mercado e cada uma delas possui sua própria loja de aplicativos. Algumas smart TVs já vem com o sistema android onde é possível acessar diversos aplicativos através da Google Play Store.

Como já vem instalado de fábrica, não há necessidade de instalar o Play Store na smart TV.

Caso sua televisão não tenha tecnologia smart, é possível transformá-la em uma smart TV apenas conectando algum dispositivo.

Aprendeu como instalar o Play Store?

Esperamos que essas dicas tenham ajudado a entender como fazer para recuperar o aplicativo caso tenha sido desativado.

Pensando em trocar de smartphone?  Acesse nosso artigo com algumas opções de melhores celulares.

Início Blog Ferramentas Como instalar o Play Store no celular e tablet
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download