Como ganhar inscritos no YouTube: 16 dicas para você crescer

Índice

O YouTube é uma das maiores plataformas de compartilhamento de conteúdo do mundo e o segundo site mais acessado no Brasil. Cerca de 300 horas de vídeos são adicionados na plataforma a cada minuto.

Devido ao tamanho do YouTube, ele acabou se tornando uma fonte de renda para diversas pessoas que começaram a produzir e postar seus conteúdos na plataforma.

Existem vários exemplos de pessoas que hoje se sustentam através da criação de conteúdo para o YouTube, além de YouTubers famosos que chegam a faturar milhões anualmente.

Entretanto, para conseguir se manter com a renda do YouTube, é necessário uma dedicação e conseguir cada vez mais inscritos na plataforma. Todo criador de conteúdo busca formas de como ganhar inscritos no YouTube todos os dias.

Por isso, preparamos uma lista com várias dicas de como ganhar inscritos no YouTube.

Viver de YouTube

O curso do Peter Jordan, Viver de YouTube, vai te ajudar a monetizar e ganhar dinheiro e inscritos com o seu canal do YouTube. O curso aborda desde a criação do canal até aos truques para dominar completamente a plataforma.

Esse curso é perfeito para quem deseja iniciar uma carreira como YouTuber, ou para quem já tem certa experiência e quer aumentar os seus números dentro da plataforma.

O curso é totalmente online, e quem compra tem acesso ilimitado, podendo assistir e rever todas as aulas quando e onde quiser. Possui suporte 24 horas para tirar dúvidas a qualquer momento e caso não esteja satisfeito, é possível pedir um reembolso até 7 dias após a compra.

Qual a importância de conseguir inscritos no YouTube?

De forma mais resumida, para ganhar dinheiro com o YouTube você precisa ter um canal atraente, ou seja, precisa ser relevante, conhecido. Esse é o principal meio de conseguir anunciantes que pagam para divulgar produtos ou serviços através do seu canal.

Ganhar inscritos ajuda a conseguir patrocinadores e anunciantes para o seu canal, além de fortalecer a sua imagem para participar de eventos e ganhar dinheiro com publicidade online.

1. Defina um nicho

Uma coisa importante para fazer o seu canal crescer é definir um nicho, criar um tema, ter em mente qual público você quer atingir. Existem diversos nichos dentro do YouTube, como canais de culinária, jogos, entre outros.

Ter um tema definido irá te ajudar na hora de produzir o seu conteúdo, ao determinar um nicho, você transforma ele num lugar para o público de determinado assunto, isso faz com que consiga ganhar mais inscritos no YouTube.

Por exemplo, caso você seja do nicho de culinária, isso fará com que sempre que postar um novo vídeo, as pessoas acessem para aprender uma nova receita, ou uma nova dica sobre esse assunto.

Isso acaba fidelizando o público com o seu conteúdo e te torna um especialista sobre o assunto.

2. Publique o melhor conteúdo

Diariamente milhares de vídeos são enviados para o YouTube todos os dias. Você pode pensar que tudo já foi criado no YouTube e você acabe desanimando, mas em contrapartida, existem milhares de pessoas procurando conteúdo no YouTube.

Ou seja, sempre há espaço para novos vídeos, novos formatos, para conquistar novos inscritos no seu canal, você precisa ser criativo e buscar sempre produzir um conteúdo de qualidade.

Caso seu conteúdo seja bom, o seu trabalho na busca de novos seguidores no YouTube já estará bem adiantado. Pois as pessoas não se importarão de ouvir algo de você novamente.

3. Use palavras-chave

As técnicas de SEO, como por exemplo, utilizar palavras-chave também funcionam para o YouTube, além disso, o próprio Google também apresenta resultados do YouTube quando os usuários utilizam ele.

Quando um usuário vai realizar uma pesquisa no YouTube, uma das principais formas é utilizando palavras-chave, ou seja, expressões que tenham uma relação direta com o conteúdo do vídeo.

Quando pesquisamos através de uma palavra-chave, o YouTube nos indica algumas sugestões, que nos permite conhecer o tipo de conteúdo que as pessoas estão procurando. 

Por isso, otimizar o título e a descrição do vídeo com essas expressões são super importantes. Isso torna seu vídeo mais relevante e consequentemente te ajuda a ganhar mais inscritos no YouTube.

Uma arte com um notebook com o YouTube aberto na tela

4. Poste com frequência

Essa talvez seja a etapa mais trabalhosa, é importante manter uma frequência de postagens no canal do YouTube, pois o algoritmo da plataforma entende que esse canal possui uma frequência e pode aumentar a divulgação do seu canal.

Além de acostumar o seu público com os horários e dias de novos vídeos. Uma frequência de publicação, pode acabar gerando uma conexão com os inscritos do canal e torna os seus seguidores mais fiéis ao seu conteúdo.

Consistência é muito importante, pois ela vai fazer com que os seus inscritos voltem depois, com isso, as visualizações e também o engajamento dos seus vídeos irão melhorar.

Existem diversas formas de se analisar o engajamento do seu vídeo, basta analisar o número de curtidas e descurtidas, de compartilhamento, e também os comentários.

5. Divulgue para o seu público

Quase todo mundo está conectado em outra rede social além do YouTube, seja no Instagram, Twitter, Facebook, TikTok, entre outras. Por isso, ao publicar um vídeo novo, é importante convidar seus seguidores de outras redes para acessar o seu canal.

É importante tornar o seu canal o mais visível possível, coloque o link no seu perfil do Instagram por exemplo, ou caso tenha mais de 10 mil seguidores, você pode usar os Stories com o “Arrasta para cima”.

Porém, é necessário um cuidado, para não sobrecarregar a audiência com a divulgação, pode acabar sendo cansativo, por isso cabe o bom senso para saber dosar essa divulgação em outras redes sociais.

6. Fale sobre temas atuais

Outra dica importante para conseguir ganhar inscritos no YouTube é abordar temas que estão em alta no momento. Independente do seu nicho, sempre é possível fazer ganchos com temas que estão em alta.

Uma ferramenta para identificar os assuntos que estão em alta é o Google Trends. Os assuntos que estão em alta sempre alcançam um pico de pesquisa. Mas é importante não se prender somente às tendências.

7. Miniaturas atraentes

Uma das coisas mais importantes para o sucesso de um canal no YouTube é entender como escolher uma boa miniatura, ou thumbnail, para o seu vídeo. Afinal, ela é a capa do seu vídeo, e precisa chamar atenção dos usuários de alguma forma.

O algoritmo do YouTube utiliza algumas métricas de análise para recomendar o seu vídeo, e quanto melhor for a miniatura eles percebem que há uma alta taxa de cliques e de retenção de espectadores, mais o seu conteúdo será entregue para outros usuários.

Existem diversas plataformas de edição de imagem, online e offline, onde você pode criar e editar a miniatura do seu canal, por exemplo, o Canva, ou o Crello.

8. Título e Descrição do vídeo

Caso você tenha baseado seu vídeo em determinada palavra-chave, é essencial que o título tenha essa palavra-chave. Ao fazer isso, você aumenta as chances de ser recomendado quando um usuário pesquisar pelo termo durante a busca.

É importante que seus vídeos contenham uma breve sinopse para chamar atenção do usuário sobre o conteúdo do vídeo, mas sem contar muito, pois isso pode gerar uma perda de interesse.

É importante que todos seus vídeos tenham uma breve sinopse para preparar os usuários sobre o que eles irão ver, mas sem contar muito, pois isso irá gerar uma perda do encanto e se tornará um conteúdo previsível e chato.

As primeiras linhas da descrição devem ser escritas de forma simples e chamativa, para aumentar a chances de clicarem no seu vídeo e consequentemente conquistar novos inscritos para o seu canal.

9. Faça parcerias

Parcerias ou collabs é muito comum no YouTube e acaba sendo uma excelente forma de impulsionar o número de inscritos no seu canal. Pois isso aumenta a visibilidade de ambos os canais e consequentemente o alcance de público.

Uma maneira de fazer isso é encontrando canais que tenham uma audiência parecida, pois ambos os canais se beneficiarão dessa interação. É importante sempre indicar o canal da pessoa que está fazendo uma collab, de preferência na descrição do vídeo.

Além desses projetos em conjunto, também é possível fazer vídeo de entrevistas com pessoas que tenham o mesmo nicho que o seu.

10. YouTube Ads

O YouTube Ads é uma ferramenta paga de impulsionamento, você pode pagar para que seus vídeos apareçam nos primeiros resultados de busca de alguma palavra-chave específica, por exemplo.

Com o investimento no YouTube Ads, é possível turbinar o seu canal com o aumento de inscritos, já que ele ficará em maior evidência. Além de ter um retorno financeiro com os anúncios do YouTube.

11. Estratégias de Call to Action

Call to Action (CTA), ou Chamada para Ação, é muito utilizada por profissionais do marketing, e pode ser aplicada dentro dos seus vídeos no YouTube.

Como o próprio termo diz, é chamar o usuário para ação, se você deseja aumentar o número de inscritos ou os likes, peça para a sua audiência curtir e se inscrever. Pode ser algo bem óbvio, mas muitos esquecem enquanto está consumindo o seu conteúdo.

Então é bom fazer observações ou avisos incentivando, sempre no meio e no final do vídeo, chamando os espectadores para interagirem com você. E também usar frases que todo mundo usa como: Deixa o Like, e se inscreva no canal.

12. Engajamento com a audiência

Outra excelente forma de aumentar o número de inscritos é tendo uma boa interação com o seu público. E uma das maneiras mais simples de fazer isso é através da sessão de comentários do YouTube.

Você pode incentivar essa interação durante o vídeo, pedindo sugestões, feedbacks e também criar sessões de perguntas e respostas que podem ser respondidas em um novo vídeo. Lembre-se de sempre responder os comentários.

Arte com uma tela do YouTube e gráficos crescentes

13. Usar os cartões do YouTube

Outra ferramenta importante para quem cria conteúdo no YouTube são os cartões. A ideia dos cartões é deixar o vídeo mais interativo e melhorar a experiência do espectador com opção de novos vídeos ou canais dentro da plataforma.

Os cartões são exibidos  durante os últimos segundos do vídeo, e pode linkar para novos vídeos, listas de reprodução, ou outros canais.

14. Crie Playlists no seu canal

É possível ordenar seus vídeos em playlists dentro do seu próprio canal, pode ser separado por diferentes temas e ajuda os seus inscritos a verem e maratonar os vídeos que achem interessantes.

15. Reaproveite seus vídeos

A exigência do algoritmo em querer que o criador publique vídeos com uma frequência alta, pode acabar dificultando quando falta inspiração. É importante ter muita criatividade para reaproveitar os seus conteúdos.

Uma forma é utilizar os seus vídeos já existentes para criar novos. Seja dividindo um vídeo muito longo em trechos mais curtos, ou refazendo algum vídeo para deixar ele mais atual ou até melhorando ele.

16. Não compre inscritos

Pode parecer algo meio óbvio, mas é muito importante não comprar inscritos. Muitas pessoas acabam utilizando algum site ou aplicativo para ganhar inscritos no youtube.

Porém isso acaba prejudicando o seu canal, pois a plataforma consegue reconhecer a acaba barrando o seu alcance, além de correr risco de ser banido.

Então a melhor forma de ganhar inscritos no YouTube é seguindo essas dicas e produzindo bastante conteúdo.

Aprendeu como ganhar inscritos no YouTube?

Esperamos que estas dicas tenham te ajudado a crescer e melhorar no YouTube e possam te ajudar a ganhar inscritos no YouTube.

Início Blog Ferramentas Como ganhar inscritos no YouTube: 16 dicas para você crescer
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download