Como Criar um Ebook em Apenas 8 Passos [Guia Completo]

24 de janeiro de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Aprender como criar um ebook que prenda a atenção do seus leitores e seja interessante é uma das melhores formas de usar seus conhecimentos específicos sobre algum tema para começar a empreender digitalmente.

Com o objetivo de te ajudar neste processo, nós criamos um guia completo com tudo o que é necessário para criar um ebook de alta qualidade, seja você um escritor experiente ou alguém que está começando agora neste mercado.

Passo a Passo de como criar um ebook profissional

Confira a seguir algumas das principais técnicas e estratégias utilizadas para produzir um material bem estruturado e que seja relevante para o seu público:

1. Defina um Tema e o seu Público-Alvo

Antes de começar a escrever e produzir qualquer conteúdo, é importante definir qual tema será abordado ao longo do ebook. Reflita sobre seus conhecimentos e escolha um assunto que agregue valor e possa ser valioso para outras pessoas.

Além de definir o tema, você também precisa identificar o público-alvo do seu ebook. Compreender quem irá consumir seu livro te ajuda a encontrar a maneira mais eficiente e assertiva de comunicar seu conteúdo.

Muitas pessoas estão em busca de um produto ou serviço que seja capaz de solucionar um problema ou uma necessidade, sendo assim, foque em produzir um conteúdo que consiga entregar aquilo que seu público procura.

2. Pesquise o Assunto e Faça um Planejamento

Durante esta etapa você precisa pesquisar o assunto profundamente para garantir a veracidade e consistência dos dados que serão apresentados. Sempre busque utilizar fontes confiáveis e atualizadas para obter suas informações

Desta forma seu conteúdo transmite credibilidade e confiança, o que aumenta consideravelmente suas chances de conquistar os leitores e reduz o tempo gasto com possíveis revisões substanciais posteriormente.

Depois de coletar todas as informações que serão utilizadas na produção, você vai precisar organiza-las de maneira lógica e criar um esboço detalhado de como serão divididos os capítulos ou seções do seu ebook.

Além deste processo facilitar na hora de escrever o conteúdo, ele também vai te ajudar a manter a coerência e a fluidez do texto, o que afeta diretamente a experiência de leitura de quem irá consumir o livro.

Lembre-se, esta fase tem como principal objetivo proporcionar uma base sólida para seu ebook e reduzir o tempo gasto nas revisões. Quanto mais você se dedicar a pesquisa, mais fácil será o processo de criação.

3. Escolha as Ferramentas e um Formato de Publicação

O próximo passo para aprender como criar um ebook, é escolher qual ferramenta será utilizada para redigir, editar e revisar o texto, isso pode incluir diversas plataformas conhecidas como Microsoft Word, Google Docs, WordPress, entre outras.

Caso queira uma solução mais especifica e direcionada para criação de ebooks você também pode optar por usar algumas ferramentas como: Pressbooks, Beacon, Sigil e muitas outras soluções completas.

Não deixe de pensar no formato que pretende disponibilizar seu conteúdo. Cada formato tem suas próprias características técnicas, vantagens e são recomendados para diferentes dispositivos e plataformas.

Confira alguns dos formatos de ebook mais populares do mercado:

  • PDF (Portable Document Format): O PDF é um formato que se destaca por preservar o design original do documento e por ser compatível com uma grande variedade de dispositivos e plataformas. É ideal para documentos que precisam ser apresentados de uma forma especifica.
  • EPUB (Electronic Publication): Conhecido por ser um formato aberto padrão para ebooks, o EPUB é projetado para se adaptar a telas de diferentes tamanhos, sendo muito utilizados em dispositivos como e-readers, tablets e smartphones.
  • MOBI (Mobipocket): Apesar de ser muito similar ao EPUB, o MOBI é muito utilizado em dispositivos como o Kindle, sendo assim, se você pretende distribuir seu ebook na Amazon considere converte-lo para este formato.
  • iBooks (Apple Books): Para distribuir seu livro digital na plataforma da Apple Book, é necessário converte-lo para o formato iBooks, uma variação do EPUB, mas que é compatível com dispositivos da Apple.
  • HTML: Por último, mas não menos importante, temos o formato HTML, uma linguagem usada para criar páginas WEB. Apesar de oferecer uma maior flexibilidade em termos de design e recursos, ele não é muito utilizado para ebooks.

Caso queira disponibilizar seu conteúdo no maior número de dispositivos e plataformas possível, você vai precisar converter e revisar a formatação para garantir que está tudo certo.

4. Comece a Escrever e Editar o Texto

Agora que já construímos a fundação solida, está na hora de começar a escrever o seu ebook seguindo o esboço e utilizando todas as informações e os dados relevantes que foram encontrados ao longo da sua pesquisa inicial.

Lembre-se de sempre utilizar uma linguagem clara e direta, evitando informações desnecessárias. Os ebooks são conhecidos por serem um conteúdo objetivo que apresenta soluções práticas e eficientes para os mais diversos tipos de problemas.

Após finalizar a primeira versão do seu ebook, é essencial que você separe um tempo para revisar e editar todo o texto, corrigindo erros gramaticais e ortográficos que passaram despercebido durante a etapa de produção.

Uma outra estratégia muito interessante que ai te ajudar bastante é enviar essa primeira versão para amigos próximos ou familiares e pedir um feedback do que pode ser melhorado, corrigido ou ajustado no texto.

5. Pense no Layout Interno e Design da Capa

Para deixar seu texto ainda mais dinâmico e atrativo, escolha um layout interessante e faça o uso de elementos visuais relevantes de forma estratégica para manter seu leitor interessado até o final.

Isso pode ser feito através de imagens, gráficos, ilustrações ou qualquer outro tipo de imagem que ajude seu público a entender melhor algum assunto que está sendo abordado naquele trecho do livro.

Não se esqueça de criar uma capa que, além de ser visualmente atraente, consiga transmitir ou refletir de alguma forma o conteúdo do seu ebook. Se necessário, contrate um designer gráfico profissional para dar vida a sua ideia.

6. Formatação e Revisão Final

Depois de redigir todo o conteúdo e colocar as imagens, formate seu ebook para que ele esteja dentro do padrão das plataformas e dispositivos no qual ele será disponibilizado. Fique atento a elementos como: fonte, espaçamento e margens

Antes de disponibiliza-lo nas plataformas, você vai precisar revisar todo o conteúdo para corrigir possíveis erros, ajustar informações, melhorar alguns trechos e até mesmo ajustar a formatação, se necessário.

Caso você não saiba como fazer isso, considere contratar um freelancer que trabalhe com revisão e formatação de textos. Por conta de toda a experiência, muitas vezes esses profissionais captam detalhes importantes que precisam de ajuste.

7. Escolha uma Plataforma de Distribuição

Agora que tudo está pronto, basta escolher uma plataforma de distribuição para comercializar o seu ebook. Alguma das mais populares são: Amazon Kindle, Google Play Books, Apple Books e diversas outras.

Fique atento as diretrizes específicas de cada plataforma, converta seu ebook para o formato necessário e escolha aquela que mais fazem sentido dentro da sua estratégia, considerando seu público-alvo e principalmente a usabilidade de cada uma delas.

8. Divulgue seu ebook

O último passo após a publicação é promover seu ebook em redes sociais, blogs, sites e qualquer outro canal de comunicação que você considere que seja relevante para aumentar a visibilidade do seu conteúdo.

Estudar e utilizar estratégias de marketing digital é uma excelente maneira de maximizar o alcance do seu livro digital, isso pode ser feito de forma orgânica através de blogs ou por anúncios pagos em redes como Instagram, Facebook, TikTok, etc.

Aprendeu como criar um ebook?

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender um pouco melhor tudo o que você precisa para criar um ebook que seja atrativo e interessante para que você possa começar a empreender no mundo digital.

Para aumentar ainda mais suas chances de sucesso, não deixe de conferir nosso guia completo sobre como criar um site para vender eBook e onde ter acesso a ebooks grátis para te ajudar na sua pesquisa.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download