Como Criar Estratégias de Frete Para o Seu Ecommerce

atualizado 3 de abril de 2024
Tempo de leitura5 minutos
Andressa Barbosa
Andressa Barbosa
Redatora na SuperFrete

Seja para decidir se aquela compra vale a pena ou retornar às páginas de um e-commerce em busca de outro produto, o frete é imprescindível. Afinal não é apenas o preço e a qualidade do item que influencia na decisão de uma venda online.

Basta o cliente considerar a taxa de envio cara demais e você perdeu um pedido. Simples assim. Portanto, para um negócio ter sucesso é preciso investir em uma boa gestão da entrega de encomendas.

A questão é que não é à toa o porquê do frete ocupar um papel tão importante na experiência do cliente. Afinal, o envio está sempre ali, presente. Desde a exposição do artigo até o momento em que a caixa é entregue ao consumidor.

É com este foco que vendedores como você devem desenvolver um mix de estratégias para compor uma política assertiva de transporte de mercadorias.

Quer saber o que considerar para desenhar um conjunto de táticas que se encaixe na realidade do seu e-commerce e sirva para impulsionar seus lucros? Então não perca essa leitura!

Como ganhar o cliente pelo frete

Um bom ponto de partida para o frete deixar de espantar a clientela é você não tratá-lo como um fardo. O quanto antes ficar claro que o transporte vai muito além de um despesa indesejada que reduz seu lucro, mais rápido os benefícios serão identificados.

O primeiro deles se refere às oportunidades nas quais o envio serve para completar o custo-benefício de uma compra. É o que ocorre quando se utiliza a estratégia do frete grátis, por exemplo.

Em algumas situações, o valor do envio até foi embutido no preço final do item, mas o gatilho mental provocado pela expressão "frete grátis" praticamente conclui a venda. Ou seja, quando bem pensado, o frete pode ser um diferencial decisivo para fazer o cliente comprar!

Converta Clientes com um Frete Otimizado

Estude a viabilidade do frete grátis

Já que começamos falando sobre o poder da entrega gratuita, nos concentraremos agora em mostrar formas de tornar isso possível. Mas antes, entenda que esta não é uma obrigatoriedade no comércio eletrônico e você não irá à falência se preferir evitar esse recurso.

Entretanto, como mencionamos acima, isentar o usuário do custo do envio costuma gerar bons resultados, principalmente, para evitar o abandono de carrinho. Assim, temos algumas dicas para quem se interessar em testar uma campanha de frete grátis com segurança. Veja o que fazer para não impactar negativamente seu orçamento:

  • Determine um limite mínimo para a disponibilidade de frete grátis (nas compras a partir de R$ 200, por exemplo, ou um valor superior de acordo com a realidade do seu negócio);
  • Deixe claro para o cliente que ele pode ter o envio de graça (vale usar uma identificação nos produtos cujo valor se encaixe automaticamente ou na página para chamar a atenção para esta promoção);
  • Invista na divulgação da sua campanha de entrega gratuita (inclua posts na sua página do Facebook e Instagram que falem da oportunidade de comprar com frete grátis em seu e-commerce);
  • Incentive pedidos com mais produtos para atingir o valor mínimo para obter o benefício (isso ajudará, inclusive, a aumentar o ticket médio do seu negócio);
  • Considere aumentar em torno de 10% o valor do produto para minimizar o seu investimento ao assumir a tarifa do transporte.

Use a sazonalidade do mercado a seu favor

Você também pode criar campanhas para o frete focadas em períodos específicos, como as datas comemorativas. Tem hora melhor para lançar esse tipo de ação do que nos momentos de aquecimento do mercado?

Aqui o foco é apresentar a entrega da mercadoria como uma vantagem extra entre as promoções do seu e-commerce.

Não subestime as vendas para o Norte e Nordeste

Não podemos negar que em algumas regiões do Brasil, como Norte e Nordeste, o custo das entregas realmente é mais elevado. Porém, é preciso levar em conta também que as pessoas estão mais acostumadas a comprar pela internet do que no passado.

Desse modo, se o produto estiver mais em conta online, abre espaço para que mesmo taxas maiores de envio tenham um custo-benefício satisfatório. Afinal, se a promoção digital superar a do estabelecimento físico, por que pagar o frete seria um problema?

Outro fato incluído neste cenário é que, paralelamente às altas tarifas de envio e prazos longos, existem menos lojistas internos nessas regiões. E é exatamente a baixa concorrência, que cria oportunidades para quem é de outros estados. Mesmo que com uma logística mais cara.

Neste caso, os e-commerces das demais localidades do país têm duas opções: deixar totalmente o custeio do transporte com o cliente ou, subsidiar parte desse investimento. Na segunda alternativa, o valor pode ser dividido entre o vendedor e o cliente, contudo, é preciso ter cautela, assim como nas campanhas de frete grátis.

Acerte na gestão dos custos

Ter uma gestão que garanta a saúde financeira do seu negócio é fundamental. Assim, não podemos deixar de incluir entre as considerações deste conteúdo, pontos relevantes sobre economia no frete.

Reforçamos a importância de ter cuidado para implementar campanhas promocionais de entrega como no frete grátis, por exemplo. O mesmo se aplica no caso de assumir, mesmo que temporariamente, uma postura mais amigável e dividir o custo do envio com clientes de estados mais distantes.

Além disso, você também precisa ter em mente que pode ser vantajoso negociar melhores condições de frete. Mesmo se você já possui um contrato firmado com uma empresa de logística. Sempre é interessante aprimorar o acordo existente.

Para isso, estabeleça como rotina rever a política financeira de entrega de encomendas. Insira nos processos a busca periódica de alternativas capazes de tornar o envio de mercadorias mais competitivo.

Sua pauta de discussões pode envolver alguma forma de abatimento nos valores ou a inclusão de serviços adicionais ao pacote que você dispõe com a transportadora.

Já para quem não tem volume suficiente para ter contrato com uma empresa do ramo, a dica é conhecer os serviços de uma solução de fretes. O recurso é relevante, principalmente, para ampliar as opções de escolha entre diversas transportadoras, simultaneamente.

Organize sua logística e qualifique seu frete

Neste post apresentamos uma série de elementos que podem ajudar a construir uma base mais sólida para o desenvolvimento das suas estratégias de frete. Avalie como cada sugestão pode se enquadrar na realidade do seu e-commerce e faça bom uso dessas informações!

Mas antes de colocar qualquer estratégia em prática, conheça uma plataforma de fretes que ajuda diariamente empreendedores como você! Confira agora mesmo as ferramentas Melhor Envio e veja como calcular preços e prazos de entrega, gerando envios com vários transportadores, pode ser mais fácil do que você imagina!

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