Os 16 melhores apps para ler livros grátis

atualizado 6 de junho de 2022
Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Os livros são fontes de conhecimento indispensáveis para quem deseja se aprofundar em um algum estudo, mas é preciso reconhecer que eles também podem ser consumidos apenas como entretenimento, servindo como um passatempo.

Antigamente, as únicas maneiras de conseguir ler livros gratuitamente era através de bibliotecas, feitas de doações e até mesmo sebos. Até hoje existem pessoas que preferem conseguir seus livros por estes métodos, mas a verdade é que a tecnologia evoluiu e ofereceu formas mais práticas de ler.

Já realizamos inúmeras atividades através dos nossos smartphones, a leitura é mais uma delas.

Fácil de levar para qualquer lugar, quem tem um dispositivo móvel e acesso à internet pode usar um apps de livros grátis quando quiser.

Estas ferramentas proporcionam uma experiência de leitura otimizada para estes dispositivos. É possível ler e-books de diversos formatos, gêneros e autores. Além disso, estes arquivos ocupam pouco espaço nos dispositivos, o que possibilita a criação de enormes bibliotecas móveis que podem ser levadas para onde quiser.

Se você deseja fazer suas leituras de forma gratuita, mas não sabe como, confira nossa lista e descubra qual o melhor app para ler livros grátis para você.

1. Amazon Kindle

O Kindle Unlimited é um plano mensal que oferece aos usuários do aplicativo Kindle o acesso a mais de um milhão de títulos diferentes.

O plano permite que você leia onde quiser, ou seja, não é preciso adquirir um dispositivo Kindle para ter acesso aos ebooks. Através do aplicativo, é possível conferir os títulos em smartphones, tablets e até mesmo computadores.

Sua assinatura é paga, no entanto, quem quiser ler sem pagar pode fazer um teste gratuito de 30 dias com acesso a todo o catálogo disponibilizado pela plataforma.

Porém, caso tenha interesse, preparamos um artigo que vai te ajudar a decidir qual Kindle comprar para tirar o máximo de proveito das suas leituras.

Conheça o app para ler livros gratis Kindle

2. Google Play Livros

O aplicativo Google Play Livros funciona primariamente como uma loja virtual de ebooks, mas a aplicação também apresenta outras funcionalidades úteis.

Ao baixar seus livros através do aplicativo será possível os ler mesmo sem internet disponível no momento. Esta funcionalidade de leitura offline permite a leitura a qualquer momento em qualquer lugar. Além disso, o app conta com uma navegação intuitiva e uma biblioteca de arquivos muito bem organizada que facilita a busca pelos títulos desejados.

O app também apresenta ferramentas de tradução, dicionário, mudança de cor e tamanho das fontes e até mesmo pesquisas de termos utilizados em um livro.

Apesar da maior parte do seu acervo estar disponível apenas para compra, o Google Play Livros também conta com uma seleção de livros que podem ser baixados gratuitamente pelo aplicativo.

3. Apple Books

O Apple Books é um aplicativo exclusivo para dispositivos iOS, iPod, computadores Mac e até mesmo para o Apple Watch. A plataforma tem em seu acervo os livros tanto livros mais vendidos da atualidade quanto livros clássicos. Além disso, audiobooks podem ser comprados e baixados através da ferramenta.

O app conta com a funcionalidade de salvar as páginas onde sua leitura parou. A plataforma também oferece recomendações personalizadas baseadas nos livros que você estiver lendo.

Os livros gratuitos no aplicativo geralmente são clássicos da literatura nacional, guias educacionais, guias de viagens e alguns títulos de autoajuda.

4. Kobo

O Kobo é um dispositivo é um aplicativo para leitura de ebooks, assim como o Amazon Kindle. Sua loja online conta com milhões de títulos pagos, mas a plataforma também oferece aos usuários o acesso gratuito a uma parcela de seus livros.

Sua versão para dispositivos móveis, o eBook Kobo está disponível tanto para smartphones quanto tablets Android e iOS. A ferramenta conta com o recurso de salvar o progresso de sua leitura, além de opções para mudar as fontes e a cor de fundo das páginas.

O app também tem funcionalidades sociais. Através dele é possível se conectar com outros usuários para obter recomendações, sugestões, compartilhar citações e discutir livros nas redes sociais através de sua integração.

Kobo

5. Aldiko Book Reader

Considerado por muitos uma das melhores opções para leitura de ebooks, o Aldiko é um ótimo app para ler livros grátis. Disponível para dispositivos Android e iOS, o aplicativo proporciona uma experiência personalizada aos seus usuários, permitindo a mudança do tamanho e cores das fontes, espaçamento entre linhas, brilho, alinhamento e alterações no fundo das páginas.

Seu catálogo conta com milhares de livros de diversos idiomas. Sua interface é intuitiva e permite a mudança de seções com facilidade através dos bookmarks, além de contar com recursos para organizar seus livros por etiquetas.

Os livros gratuitos disponíveis no app são títulos de domínio público, quem procura por livros atuais ou best-seller adquiri-los.

6. Scribd

O Scribd é um app de livros grátis que permite o download de ebooks e audiobooks. O conteúdo de seu acervo conta com a curadoria dos editores da própria empresa, que escolheram grande variedade de títulos para oferecer na plataforma.

A monetização do aplicativo funciona através de uma mensalidade, mas novos usuários podem se cadastrar para terem acesso à 30 dias de uso gratuito da plataforma.

7. Wattpad

Com foco na criação de histórias e no compartilhamento gratuito de livros, o Wattpad é um leitor bastante querido por sua comunidade. O aplicativo conta com cerca de 10 milhões de criações oferecidas gratuitamente para todos os seus usuários, escritas tanto por usuários comuns quanto por escritores consagrados.

Sua comunidade é bastante ativa e oferece recomendações de leitura a todo momento. Seus recursos também são úteis e melhoram a experiência da leitura com marcações para texto e compartilhamento de conteúdo.

Um dos seus principais destaques é a comunidade de fanfic, histórias criadas por fãs. O app conta com muitos usuários interessados neste tipo de história e também tem diversas histórias escritas exclusivamente para a plataforma.

8. Ebook Reader

O Ebook Reader é um dos aplicativos para livros mais utilizados por usuários de smartphones. Presente nas lojas de aplicativos tanto de dispositivos Android, quanto iOS, o app conta com variado acervo de títulos em sua loja de ebooks.

Dentre suas funcionalidades estão o marcador de página, que permite manter seus livros na página em que parou de ler e funções avançadas de organização para encontrar seus ebooks mais facilmente. Além disso, a ferramenta também permite ler qualquer livro digital salvo na memória do seu dispositivo, desde que seja compatível.

Quem o utiliza apenas como app de livro grátis poderá baixar clássicos da literatura mundial sem nenhum custo.

Ebook Reader

9. Nook

Semelhante ao Kindle da Amazon, o Nook conta com funcionalidades parecidas e seu próprio acervo de ebooks, revistas e jornais. Grande parte do conteúdo na plataforma é paga, porém, o app também oferece ebooks gratuitos para seus usuários.

10. Bookari

Outra alternativa de app para ler livros grátis é o Bookari. Disponível para dispositivos Android e iOS, o aplicativo conta com uma loja própria para comprar seus livros.

Além disso, a ferramenta funciona como um leitor de ebooks. Isso significa que arquivos com o formato EPUB2 e PDF baixados em seu celular podem ser lidos através da aplicação, o oferece mais liberdade para baixar seus livros de lugares diferentes.

A ferramenta apresenta a funcionalidade de sincronização de leitura, pesquisa rápida de termos excelente para leituras técnicas, marcação de texto e anotações em trechos do livro.

11. Moon+ Reader

Exclusivo para dispositivos Android, o Moon+ é um aplicativo gratuito para abrir arquivos de leitura. A ferramenta suporta os seguintes formatos: PDF, EPUB, MOBI, AZW3, DJVU, FB2, PRC, CHM, CBZ, CBR, UMD, DOCX, ODT, RTF, TXT, HTML, MD(MarkDown), WEBP, RAR, ZIP e OPDS.

Além de suportar vários arquivos, o app também conta com funcionalidades que facilitam a experiência de leitura, como alterações nas fontes, modo noturno, diferentes maneiras de mudar páginas, marcador de páginas e mais.

12. PocketBook Reader

O PocketBook é um leitor de ebooks mais leve e mais simples do que outras opções, uma boa alternativa para usuários de dispositivos mais antigos e para quem busca uma ferramenta fácil de usar que é capaz de ler os principais formatos de arquivos de ebook.

PocketBook Reader

13. Bluefire Reader

Um dos apps populares entre pessoas que preferem ler seus livros online é o Bluefire Reader. O aplicativo é completo e está disponível tanto para smartphones Android quanto iOS.

O app também permite que seus usuários importem ebooks com facilidade e suporte para vários formatos.

14. FB Reader

O FBReader é um aplicativo focado apenas na leitura de arquivos com o formato ebook. Simples e prático, pode ser baixado gratuitamente para abrir os livros digitais armazenados em seu dispositivo.

Caso tenha ebooks salvos em seu computador, importá-los para o app em seu dispositivo móvel é uma tarefa bem fácil.

15. OverDrive

O OverDrive é uma boa opção de app de livro grátis. O aplicativo pode ser usado para baixar ebooks normais e audiobooks. Seu uso é um pouco mais restrito do que outros aplicativos da lista, mas vale a pena ser conferido.

16. eReader Prestigio

O último item em nossa lista de apps para ler livros grátis é o eReader Prestigio. O aplicativo conta com cerca de 1 milhão de ebooks em seu acervo e mais de 40 mil títulos estão disponíveis para serem baixados gratuitamente.

A plataforma é atualizada, por isso é possível encontrar até mesmo os best-sellers atuais em sua loja digital.

Dentre suas funções, o recurso que se destaca é a função para organizar seus livros em uma estante digital, organizando títulos por estilo ou autor.

eReader Prestigio

Encontrou um bom app para ler livros grátis?

Esperamos que a nossa lista tenha apresentado boas opções de apps de livros grátis para facilitar suas leituras, seja para entretenimento ou estudo.

Se você deseja encontrar outros métodos para consumir conteúdo offline, confira nosso com 16 formas de como baixar vídeos do YouTube para assistir seus vídeos quando e onde quiser.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download