13 melhores antivírus grátis para proteger seus dispositivos

atualizado 10 de fevereiro de 2022
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Qualquer computador, seja para uso profissional ou pessoal, necessita de cuidados ao utilizar a internet. Pois, existem diversas ameaças que podem afetar o funcionamento dos seus dispositivos, corromper ou danificar arquivos importantes e acessar seus dados.

O aumento de pessoas trabalhando em home office fez com que a quantidade de crimes digitais aumentasse, e com isso a importância dos cuidados contra essas ameaças também se tornasse maior.

Pois, redes domésticas acessando sistemas mal configurados podem criar uma vulnerabilidade para que redes e servidores possam ser invadidos. Por isso a instalação de um bom antivírus é fundamental.

Diversas mídias podem conter essas ameaças e não procurar por formas de se proteger fará com que seus dados fiquem vulneráveis. Para empresas com servidores próprios é ainda mais importante, que precisam proteger dados sigilosos da sua empresa.

Por isso, a melhor forma de proteger os seus dispositivos e dados de softwares maléficos que podem comprometer o seu computador e roubar seus dados é instalando um bom antivírus.

Os antivírus são softwares criados com a finalidade de encontrar programas maliciosos em seu dispositivo. Ele funciona de forma preventiva, detectando ameaças em arquivos antes mesmo da sua instalação.

Ele está sempre rodando em segundo plano para detectar arquivos baixados da internet ou dispositivos conectados em seu PC. Além disso, são capazes de identificar e deletar os vírus em computadores já infectados.

Além de antivírus com planos pagos, existem diversas opções de antivírus gratis que oferecem proteção para os seus usuários e que não exigem muito do seu dispositivo ou não utilizam muita internet.

Portanto, ao entender a importância de proteger nossos dados e dispositivos de programas maliciosos, preparamos uma lista com os melhores antivírus grátis.

1. Avast

Presente no mercado de antivírus desde 1988, o Avast é um dos melhores antivírus grátis que existem. Além de ser atualizado constantemente, ele é um programa bem intuitivo e leve, quem utiliza computadores com pouco processamento não terá nenhum problema.

O Avast Free Antivirus possui diversas funcionalidades como verificação de segurança de rede, bloqueio de pop-ups em sites, e o Módulo Comportamento, que verifica o funcionamento dos aplicativos para garantir que não apresentem nenhum sinal de malware.

Além da versão gratuita, o Avast apresenta um excelente custo-benefício em seus planos pagos. Com ele é possível utilizar ferramentas de escaneamento em tempo real com mais eficiência, e também recursos de segurança ao internet banking.

Logo da Avast

2. AVG Antivirus

O AVG Antivirus Free é um antivírus é bem leve e acaba não demandando muito processamento do seu computador. Em 2016 o software ganhou uma nova versão que recebe atualizações com mais frequências.

A versão gratuita do AVG possui o monitoramento em tempo real, tanto pela internet quanto por dispositivos conectados no computador. Além de um linkscanner que realiza leituras em links e evita qualquer surpresa ao abrir uma página na internet.

O antivírus também conta com um recurso de monitoramento de aplicativos que são executados no computador para verificar o comportamento de cada um deles, um verificador de e-mail e uma ferramenta que permite analisar o computador.

O AVG também possui uma versão paga, que conta com diversas outras ferramentas e com versões melhoradas das ferramentas disponíveis no seu programa gratuito.

Logo AVG Antivirus

3. Bitdefender

O Bitdefender é um antivírus bastante popular e possui uma versão gratuita, o Antivirus Free Edition. A plataforma se destaca no quesito de detecção de malwares, o Bitdefender possui uma biblioteca que ajuda na hora de identificar esses invasores.

Apesar de oferecer um sistema de verificação leve e bem eficiente, o Bitdefender não possui uma boa otimização, pois acaba necessitando de muito recurso de processamento do seu computador.

O Bitdefender conta com diversas funcionalidades extras, como alerta sobre links perigosos, proteção avançada no uso de serviços bancários online, modo para filmes, jogos e trabalho.

Logo do Bitdefender

4. Norton Antivírus

O Norton é um antivírus bem conhecido e popular e a sua grande vantagem é oferecer uma ampla quantidade de recursos extras. O Norton não possui uma versão gratuita, mas conta com um período de teste de 30 dias em qualquer um dos seus planos. 

Além do monitoramento em tempo real e proteção das câmeras dos seus dispositivos. O programa oferece um ótimo gerenciador de senhas, backup na nuvem de até 7%GB, firewall, controle parental, VPN e muito mais.

Entretanto, uma das desvantagens do Norton é a sua interface pouco intuitiva, que acaba sendo ruim para usuários novatos. E a sua solução contra ransomware não é muito efetiva, o que torna o espaço para backup na nuvem necessário.

Logo Norton antivírus

5. Kaspersky Antivírus

O Kaspersky Antivirus foi desenvolvido por uma empresa russa e apesar de ser um antivírus pago, eles possuem um período de testes de 30 dias dos seus pacotes. O software possui tudo que é essencial para combater malwares.

As ferramentas de detecção e monitoramento do antivírus são muito rápidas e eficazes, encontrando ameaças que os seus concorrentes só conseguem incluir em sua biblioteca posteriormente.

Além disso, o programa conta com uma poderosa defesa na nuvem, possui um VPN bem sólido e oferece diversas possibilidades de configurações de escaneamento. Entretanto o antivírus deixa a desejar em suas ferramentas de limpeza e detecção de ransomware.

Logo Kaspersky antivírus

6. Sophos Home Free

A versão gratuita do antivírus Sophos, que tem como foco a segurança empresarial. O Sophos Home Free possui quase a mesma proteção que em seus demais produtos empresariais e oferece proteção remota para até 3 dispositivos.

A sua versão gratuita oferece uma boa proteção contra phishing e um excelente recurso de bloqueio de links maliciosos. Já a sua versão para empresas conta com gerenciamento de ambientes em nuvem e gerenciamento de Firewall.

Além disso, eles oferecem proteção de Endpoints, proteção para servidores da sua empresa, configuração de rede Wi-Fi, proteção de dados e dispositivos e muitas outras funcionalidades.

7. Kaspersky McAfee

Apesar de ser um antivírus pago, o McAfee possui um período de 30 dias para experimentar os recursos do seu programa. A ferramenta conta com uma boa detecção de malware, e em seus pacotes pagos, eles oferecem a opção de usar o antivírus em diversos dispositivos.

A plataforma disponibiliza, entre outras funcionalidades, o gerenciador de senhas e protetor de identidade, armazenamento criptografado, recursos de segurança doméstica e a funcionalidade de excluir completamente arquivos confidenciais.

Além disso, o McAfee também oferece uma ferramenta de otimização de desempenho que bloqueia vídeos de reprodução automática e minimiza o uso da largura de sua banda.

Logo McAfee antivírus

8. Ad-Aware

O Ad-Aware reúne funções de antivírus e antispyware. Dessa forma, você economiza espaço no seu computador já que não precisa instalar outro aplicativo para a função de antispyware.

O programa possui uma proteção em tempo real bem eficiente. Ele também garante segurança para acessar sites do banco e fazer compras online, sem que seus dados sejam enviados para algum cibercriminoso.

9. Microsoft Windows Security

O próprio Windows possui um antivírus gratuito integrado ao seu sistema, o Microsoft Windows Security fornece proteção completa contra todos os tipos de ameaças virtuais, como vírus, spywares, trojans, rootkits e outros malwares.

Além disso, ele ainda oferece uma excelente ferramenta de scan e monitoramento em tempo real. Outra vantagem apresentada na sua nova versão, são os recursos extras que permitem rodar o antivírus sem que demande muito do seu computador.

As soluções sempre acontecem em segundo plano, sem a necessidade de qualquer tipo de ação do usuário, como por exemplo resolver problemas com malwares. A sua interface ficou mais simples e bem organizada, deixando o usuário mais à vontade para utilizá-la.

10. Tencent

Desenvolvido na China, o Tencent é um antivírus grátis para PC. Sua atuação é focada na rede, protegendo o seu sistema e navegador durante o uso da internet, bloqueando qualquer site malicioso.

Através do PC Manager, uma plataforma que reúne diversos recursos para proteger o seu dispositivo, é feito esse gerenciamento. Nesse programa é possível encontrar uma ferramenta de limpeza do sistema, um corretor de vulnerabilidade e outras funções.

11. Panda Cloud Antivirus

Desenvolvido para ser o mais prático possível, o Panda Cloud Antivirus é um programa contra malwares muito leve e fácil de utilizar pois realiza suas análises para identificar e eliminar ameaças através da nuvem.

A base de dados deles está sempre atualizada, ao encontrar qualquer nova ameaça eles identificam e incluem no bando de vírus e seu computador continua protegido sem que você tenha que fazer nada.

O Panda Cloud Antivirus possui dois tipos de monitoramento, um em tempo real e um scan em profundidade. Todas essas verificações são realizadas em "nuvem", ou seja, de forma online.

12. ESET Internet Security

O ESET Internet Security oferece uma excelente função de monitoramento em segundo plano, interferindo muito pouco no desempenho do seu computador. Possuem uma proteção contra ransomware muito eficiente, eliminando essas ameaças rapidamente.

Apesar de ser um antivírus pago, eles oferecem uma versão de teste no período de 30 dias, onde é possível experimentar todas as ferramentas e funcionalidades do programa.

O ESET Internet Security realiza buscas periódicas por comportamentos parecidos aos de ransomware, como a encriptação de arquivos em larga escala. Caso isso aconteça, o antivírus questiona se foi feita pelo usuário, caso não, eles tomam ações contra o vírus.

Além disso, eles possuem recursos de proteção para redes domésticas e um scanner que realiza varreduras para buscar arquivos maliciosos escondidos na memória RAM. O programa também verifica sua rede local e protege dispositivos conectados.

13. F-Secure SAFE

O F-Secure SAFE é um antivírus pago que possui algumas ferramentas gratuitas. Eles oferecem ferramentas para proteção contra ameaças como trojans, vírus, ransomware e vários outros tipos de malware.

Eles oferecem ferramentas online para realizar pequenas varreduras no seu computador, na sua rede, proteção de dados, proteção de informações pessoais, teste de segurança digital e checagem de endereço de IP.

Vale a pena usar antivírus grátis?

Respondendo de forma direta, sim. Os antivírus, mesmo em sua versão gratuita, ajudam a manter o seu computador protegido. Entretanto, recomendamos pensar em investir em planos pagos com recursos de proteção mais avançados.

Pois, com acesso a essa proteção em tempo integral do seu computador, assim como conexões a internet. Dessa forma você terá menos chances de ser infectado por novas ameaças, que podem demorar a ser atualizadas em uma versão gratuita.

Além de uma proteção a mais para os seus dispositivos e dados, comprar um antivírus permite você ficar mais tranquilo em questão de segurança.

Encontrou o melhor antivírus grátis para proteger seus dispositivos?

Esperamos que esse artigo e a nossa lista tenha te ajudado a escolher o melhor antivírus gratuito para proteger o seu computador e os seus dados.

Caso você queira proteger mais os seus dados enquanto navega na rede de forma anônima, confira nosso artigo com os Melhores VPN Grátis.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download