Conquiste Resultados Incríveis nos Marketplaces em Apenas 6 Passos

22 de março de 2019
atualizado 10 de julho de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Camilla de Oliveira
Camilla de Oliveira
Produtora de Conteúdo do Olist

Quem está antenado ao mercado de e-commerce certamente já ouviu falar sobre marketplaces. Esses canais de venda online registraram um crescimento expressivo nos últimos anos e devem ganhar ainda mais relevância no comércio brasileiro. O dado a seguir, presente na 37ª edição da Webshoppers, comprova isso: só em 2017, os marketplaces geraram um faturamento de R$ 73 bilhões no país, registrando alta de 21,9% em relação ao ano anterior.

Frente a esse número surpreendente, é inegável dizer que a venda em marketplaces representa uma estratégia essencial para quem quer se destacar no ambiente online. Pensando nisso, nós preparamos este post para explicar mais detalhes sobre como funcionam os marketplaces e de que forma a sua loja pode se destacar nesses canais. Confira as dicas e turbine as vendas online!

O que são os marketplaces, afinal?

Os marketplaces são espaços virtuais de compra e venda, nos quais milhares de lojistas podem anunciar seus produtos a determinados públicos. Esses grandes sites podem ser comparados a shopping centers online, já que os consumidores têm acesso a mercadorias de diversas marcas em um único local. Entre os principais marketplaces atuantes no Brasil estão marcas como Mercado Livre, Submarino, Shoptime e Amazon.

Diferentemente de um e-commerce próprio, o marketplace funciona como uma vitrine compartilhada. Algumas das vantagens relacionadas a esse modelo de negócio são a alta reputação dos canais, o grande volume de acessos, as boas taxas de conversão e a tecnologia robusta, que diminui as falhas nos sites. Além disso, o investimento para vender em marketplace é muito menor do que o de abrir um e-commerce próprio.

Entretanto, alcançar o sucesso nos varejistas online exige que os lojistas adotem ações eficientes. Com o objetivo de facilitar esse processo, listamos a seguir os seis passos fundamentais para você ser bem-sucedido na estratégia. Acompanhe!

Dicas infalíveis para ser bem-sucedido nos marketplaces

1. Anuncie em marketplaces relevantes

Um dos pontos de partida para quem pretende aumentar o faturamento da loja por meio dos marketplaces é fazer parcerias com canais de venda relevantes. Sites grandes e já consagrados no mercado oferecem diferenciais como tráfego alto e qualificado, tecnologia robusta, campanhas bem elaboradas e suporte especializado.

A partir disso, sugerimos que você faça uma pesquisa aprofundada sobre os principais varejistas online brasileiros, de modo a entender quais deles são mais interessantes para o seu negócio. Uma dica extra é também ingressar em marketplaces de nicho, focados em categorias com as quais você trabalha – alguns exemplos são os sites MadeiraMadeira (casa e decoração), Netshoes (esportes) e Elo7 (artesanato).

2. Invista em um portfólio diversificado

Ter um catálogo de produtos diversificado e que abranja diferentes categorias é uma estratégia importante para incrementar as fontes de faturamento da loja. Entretanto, mais do que ter um portfólio amplo, é recomendável que a loja trabalhe com itens de alta demanda no mercado – de pouco adianta anunciar mercadorias que não despertam o interesse do público, não é mesmo?

A principal dica, nesse sentido, é que acompanhar as tendências do mercado e as estratégias adotadas pelos concorrentes. Com isso, será mais fácil identificar quais categorias e produtos estão em alta em determinadas sazonalidades e reforçar o estoque da loja com os produtos ideais.

3. Pratique preços competitivos

O preço é o fator que mais influencia a decisão de compra dos consumidores. Por conta disso, é extremamente importante que a loja trabalhe com ofertas competitivas para ultrapassar os concorrentes e atrair novos clientes. Como nem sempre é possível diminuir a margem de lucro, a recomendação é que o lojista aplique preços agressivos em produtos selecionados e com alta procura.

Mais uma sugestão é aproveitar datas comerciais para oferecer bons descontos e montar kits de produtos. Ocasiões como Black Friday, Natal e Dia das Mães representam ótimas oportunidades de a loja fazer o giro de estoque, alcançar públicos mais amplos, impulsionar as taxas de conversão e aumentar o ticket médio nos marketplaces.

4. Tenha atenção ao cadastrar os produtos

Se você quer ser bem-sucedido nas vendas online, ser rigoroso no cadastro dos produtos é imprescindível. Os anúncios são o primeiro contato do público com a marca, funcionam como a vitrine da loja e devem convencer o cliente a finalizar a compra. Sendo assim, é essencial que eles sejam completos, informativos e cativantes.

Nesse contexto, três elementos principais merecem destaque: os títulos, as descrições e as imagens. Ao fazer o cadastro dos produtos, siga os padrões definidos pelos marketplaces, preze sempre pela qualidade das fotografias e textos utilizados e tenha uma comunicação clara e persuasiva. Não esqueça também de fazer a categorização adequada dos itens.

5. Preze pela reputação da loja

Ter uma boa reputação é requisito básico quando se trata de marketplaces, já que esse fator influencia o posicionamento da marca nos buscadores. Ser reconhecido no mercado também gera outros benefícios, como maior visibilidade, grande volume de clientes novos, alta taxa de fidelização e crescimento exponencial das vendas. Por essas razões, é importante que a loja dedique esforços para otimizar a reputação online.

Entre as estratégias indicadas para acelerar o processo estão ter uma operação eficiente, oferecer um atendimento de qualidade e valorizar a etapa pós-venda. Junto a isso, o lojista pode enviar recados de agradecimento, solicitar avaliações de compra, acompanhar sites de reclamação e investir em unboxing experience.

6. Venda com o Olist

O Olist é a maior loja dentro dos marketplaces e se consagrou como uma das principais referências do setor no Brasil. A empresa já tem cerca de 5.000 lojistas parceiros e está presente em mais de 10 sites extremamente relevantes do país, como Amazon, Americanas, Carrefour, Mercado Livre, Ponto Frio, Walmart e muitos outros.

Graças à alta reputação que mantém nos marketplaces, o Olist permite que os parceiros ocupem as melhores posições nos buscadores e, consequentemente, impulsionem o volume de vendas. Junto a isso, a solução conta com uma plataforma de tecnologia sofisticada e recursos avançados que facilitam a gestão das vendas e otimizam a performance dos lojistas. Saiba como o Olist pode ajudar você a vender mais.

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Resultados Incríveis nos Marketplaces Em 6 Passos

Os marketplaces são a solução perfeita para a sua loja turbinar as vendas online!

Parabéns para você que chegou até o fim deste post! Agora você já está preparado para dar os primeiros passos nas vendas em marketplaces e incrementar o faturamento da sua loja virtual. Tendo dedicação e adotando as estratégias certas, você com certeza conquistará resultados incríveis rapidamente. Coloque nossas dicas em prática e venda muito mais nos varejistas online!

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