Quais recursos do e-commerce são essenciais para a Black Friday?

atualizado 3 de novembro de 2022
Tempo de leitura4 minutos
Giovanna Quaresma
Giovanna Quaresma
Analista de Marketing na iSET

A Black Friday tem se tornado cada vez mais um verdadeiro sucesso. No ano passado, 2019, a data comemorativa bateu o recorde de maior movimentação de pedidos em apenas dois dias!

Em um cenário de grande crescimento do e-commerce e novos consumidores, certeza que essa será a maior Black Friday de todos os tempos!

Portanto, é essencial que seu e-commerce tenha os principais recursos para vender muito na Black Friday! Continue lendo e confira quais recursos do e-commerce você precisa ter para a Black Friday!

One page checkout

O one page checkout é um modelo de pagamento e de finalização de compra, que auxilia, principalmente, na taxa de conversão, mas também pode aumentar suas vendas.

Nesse formato, o one page checkout é feito em uma única página e isso ajuda a evitar o abandono de carrinhos e, consequentemente, melhora a experiência de compra. Ou seja, em vez de cinco páginas, o cliente finaliza sua compra em uma única etapa.

Mais do que nunca, os consumidores online estão atrás de ótimas experiências de compra. E isso pode ser um grande diferencial em uma Black Friday quase que completamente digital.

Uma parte MUITO importante da jornada de compra do cliente é o checkout. Ele pode ser o motivo por que boa parte dos consumidores decidem abandonar uma compra. Priorize comodidade e segurança, ou seja, ofereça aos clientes as facilidades que eles procuram: vários meios de entrega e pagamento, rapidez e transparência.

Layout responsivo

As pesquisas apontam que as pessoas gastam 51% do seu tempo de uso de internet em dispositivos móveis, contra 42% que são gastos em computadores. É por isso que é tão importante ter um modelo de site responsivo que seja compatível com dispositivos móveis.

O design responsivo para e-commerce ajuda em diferentes esferas, sobretudo na rapidez de carregamento de dados. Ou seja, além de o visual ser mais atrativo e estruturado, o usuário não precisa ficar esperando tanto. Essa medida é eficaz, pois auxilia na redução da taxa de abandono, seja da página ou da compra.

Sendo assim, verifique se sua plataforma de e-commerce fornece layout responsivos.

Contador regressivo de promoção

Um widget de contagem regressiva pode ser uma maneira divertida de aumentar o clima de fim de ano e também motivar os compradores a agir! É uma ótima forma de criar o senso de urgência nos seus clientes e fazê-los tomar a decisão de compra mais facilmente!

Descubra aqui como você pode configurar um contador regressivo de promoção no seu e-commerce!

SEO amigável

Certifique-se de que seu site está atualizado sobre questões de SEO. O SEO é importante porque pode ajudar a melhorar sua visibilidade e classificação de páginas no Google. Verifique as tags dos títulos do seu site, as meta descrições, existência de páginas de erro 404 e também as URLs.

Muitas pessoas perguntam qual a melhor plataforma de e-commerce para trabalhar com SEO. A resposta é simples: uma plataforma de e-commerce com SEO amigável.

Sem uma plataforma de e-commerce com SEO amigável, algumas boas práticas de otimização para buscas não conseguem ser aplicadas, comprometendo o desempenho da loja virtual.

Estar posicionado na primeira página dos mecanismos de busca é maravilhoso. Contudo, para isso acontecer é preciso seguir as boas práticas do SEO. E para isso sua plataforma deve adequar-se.

A iSET, por exemplo, é uma plataforma que sempre está na vanguarda das boas práticas de SEO. Muitas das otimizações são automáticas ou semi-automáticas (permitem personalização) enquanto várias outras você possui total controle.

Analytics

Independentemente do seu foco, toda campanha de promoção caminha para o mesmo objetivo final: aumentar a venda de produtos e, consequentemente, gerar mais lucro para a empresa.

Então, além de investir em promoções, também é ideal que se acompanhe e analise o desempenho da ação. Quando a promoção terminar, é muito importante extrair relatórios que reúnam um compilado de boas práticas para auxiliar no planejamento dos próximos passos.

Além do que apontar como cada etapa da campanha se comportou, os dados obtidos contribuirão para a otimização da sua verba, garantindo que o valor investido seja aproveitado ao máximo e sempre com o foco na conversão final.

Então, para isso, torna-se essencial ter um relatório mensal disponibilizado pela sua plataforma de e-commerce com todas as métricas do seu e-commerce.

Integrações variadas

Além do básico, como variados meios de pagamento e logística, outros recursos também podem ser essenciais.

Ter sistemas antifraude e de gestão integrados na sua plataforma de e-commerce pode ser algo bastante útil, principalmente na Black Friday. É interessante ter um comparador de preços, uma vez que ficar de olho na concorrência é uma boa estratégia de precificação.

Além disso, ter o chat online na loja online pode ser um diferencial da sua marca na questão do atendimento ao cliente. Desse modo, verifique se sua plataforma de e-commerce integra com um sistema de chat online para já começar a se preparar para a Black Friday.

Espero ter ajudado você a entender quais recursos são essenciais para a sua loja virtual na Black Friday. Agora, basta começar a organizar essas questões com antecedência!

Este artigo foi desenvolvido pela iSET: uma Plataforma de e-commerce completa para criar uma loja virtual que realmente tenha resultados, onde você encontra todos os recursos necessários para criar uma loja do zero ou vender pela internet de forma mais lucrativa.

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