Como o Frete Influencia na Experiência de Compra do Cliente

atualizado 26 de setembro de 2022
Tempo de leitura6 minutos
Andressa Barbosa
Andressa Barbosa
Redatora na SuperFrete

Estar atento às etapas da jornada de compra é fundamental para determinar a relação que será estabelecida com o usuário. Isso é fato. No e-commerce, a experiência vivida pelo internauta, ao navegar em páginas de produtos, define a impressão dele sobre uma loja virtual. E consequentemente, a sobrevivência dela no mercado online.

Uma forma de ilustrar esse cenário é pensar na disposição dos artigos e o atendimento no ambiente físico. Elementos como estes são primordiais para levar o cliente até o caixa, não é mesmo? Nos canais digitais, acontece o mesmo!

Os vendedores online também precisam planejar com assertividade o caminho até a efetivação do pedido. Entretanto, há uma diferença decisiva no comércio eletrônico: a experiência continua depois do cliente fazer o checkout.

Por isso, jamais podemos esquecer de uma das maiores características do e-commerce: após fisgar o consumidor e levá-lo a adquirir um produto seu, automaticamente ele ativa a contagem regressiva para a entrega!

Para ajudá-lo a aplacar eficientemente a expectativa do cliente, nos concentraremos em um dos fatores chave para garantir o sucesso dessa trajetória: o frete.

Assim, convidamos você a refletir conosco sobre o real papel das entregas no seu negócio. O seu frete serve para incentivar o seu cliente a abandonar o carrinho ou se tornar fiel à sua marca?

Prazo de entrega: o vilão a ser vencido no frete

Conforme a pesquisa Webshoppers, as regiões Sul e Sudeste foram as que mais cresceram no e-commerce em 2018. O levantamento mais recente da Ebit/Nielsen, empresa referência em dados do comércio eletrônico, demonstra o potencial dessas áreas, mas traz um alerta. É preciso ter mais agilidade no transporte. Observe:

Frete Influencia na Experiencia de Compra Cumpra o Prazo Prometido Fonte: Webshoppers 39

Apesar de os números estarem acima dos 80%, os índices ainda representam desafios a serem superados. No caso do Nordeste, por exemplo, a faixa de entrega no prazo é de 81%, indicando que a de atraso é de 19%. Ou seja, muito alta.

Citamos o caso específico do Nordeste porque foi a região com o maior aumento nas vendas no e-commerce em 2018: 27% de elevação ao movimentar R$ 7 bilhões em vendas. A questão é de que, como você pode ver na imagem acima, o local também registrou a menor taxa de cumprimento de prazos de envio.

Mudar este panorama está entre os gargalos a serem superados pelo frete. Principalmente, para possibilitar uma influência positiva na experiência do usuário. E não uma série de consumidores insatisfeitos com a demora excessiva na chegada do produto.

Missão eficiência no transporte

Evitar atrasos é fundamental para a sobrevivência do seu e-commerce no mercado, por isso você precisa manter seu frete sempre otimizado. O primeiro passo neste sentido é ampliar suas alternativas de transportadoras.

À primeira vista pode parecer vantajoso contar com apenas um contrato, quando este apresenta um bom preço. Mas tome cuidado para não ficar refém de apenas um entregador!

Por outro lado, investir no aumento das opções de entrega também pode trazer benefícios interessantes. Afinal, ao dispor de um rol maior de escolha entre prazos e modais (aéreo, rodoviário, fluvial), fica mais fácil resolver impasses logísticos como greves e paralisações.

Lembre também que seu público pode ter características distintas de envio. Enquanto uns priorizam fretes mais em conta, outros preferem entregas mais rápidas. As empresas do ramo estão focando em oferecer, inclusive, modalidades super expressas, por exemplo. Estes são serviços com prazos ainda mais enxutos em comparação aos modelos mais ágeis.

Sua estratégia atual contempla as múltiplas necessidades de seus clientes? Vale avaliar!

O apelo do frete grátis

O frete grátis voltou a ocupar posição de destaque nas estratégias, principalmente, para a captação de novos clientes.Segundo os dados apontados pela Webshoppers, os dez maiores varejistas voltaram a usar essa tática. O retorno teria sido motivado, principalmente, porque pelo menos metade dos clientes estariam dispostos a comprar com entrega gratuita.

Mas o novo boom nessa técnica não é algo recente. O crescimento da oferta de frete grátis começou em 2017. Desde então, se manteve entre as estratégias usadas com frequência no e-commerce.

Juntamente à entrega gratuita, a garantia da devolução do dinheiro também ocupa destaque. Você pode combinar ambas táticas e ter bons resultados.

Demonstrar essa segurança extra ao público pode ser o empurrão que o cliente inseguro precisa para fechar a compra, em vez de abandonar o carrinho.

Frete Influencia na Experiencia de Compra Frete Grátis Fonte: Webshoppers 39

Conte com um monitoramento assertivo

Uma das maneiras mais efetivas para amenizar a expectativa do cliente pela entrega é oferecer a transparência da entrega. Neste ponto, o monitoramento dos seus fretes se destaca com uma ferramenta essencial.

Priorize um serviço que forneça a atualização da movimentação do pacote e informe as etapas do envio ao cliente. Saiba que esse recurso sinaliza uma via de mão dupla, pois vai além de informar o usuário. Colabora também para ajudar o vendedor a identificar possíveis problemas ou falhas no envio.

Outra dica que temos nesta área é de que você se antecipe e informe seu cliente diante de qualquer eventual transtorno. É melhor o consumidor saber por você a ocorrência de algum atraso. Demonstre que sua loja está no controle e mobilizada para colocar em prática as soluções necessárias.

Tenha em mente que este caso influencia também na credibilidade do seu e-commerce. Desse modo, invista na transparência do seu frete com uma ferramenta eficiente e capaz de indicar o caminho do pacote até o destinatário.

Use um gateway de fretes

A essa altura, você pode estar se perguntando como colocar em ação tantas estratégias. Fique tranquilo. Trazemos uma dica de ouro para facilitar isso também!

Se você nunca utilizou uma plataforma para gerar o frete das suas encomendas, está mais do que na hora de conhecer essa tecnologia. Para quem não está familiarizado com o assunto, um gateway de fretes é um sistema onde é possível cotar envios e comparar condições de entrega.

Mas o uso desse recurso é bem mais abrangente! Engloba a geração de etiquetas de envio e o acesso a ferramentas de monitoramento da carga, por exemplo.

Reúna condições e prazos competitivos no frete

Nosso principal objetivo hoje foi esclarecer a influência do transporte de encomendas no sucesso do seu e-commerce. E para colaborar ainda mais neste contexto, apresentaremos o Melhor Envio.

Somos uma plataforma de logística que se insere no mercado brasileiro como uma solução em fretes para o pequeno e médio lojista. Desenvolvemos uma tecnologia própria para você fazer cotações simultâneas com Correios e transportadoras privadas.

Otimize seu trabalho comparando condições e prazos e ainda gerando as suas etiquetas de envio com agilidade. Temos também o Melhor Rastreio, onde você acompanha toda a movimentação de suas encomendas.

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