5 Erros Caros em Lojas Virtuais.

As compras online crescem exponencialmente no Brasil. Mesmo em um cenário de crise econômica, os varejistas conseguem bons resultados e esse mercado só aumenta. Para você ter uma ideia, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) espera um faturamento de mais de R$ 59 bilhões até o final de 2018. Porém, em meio a tanta concorrência, é preciso evitar erros caros em lojas virtuais para se manter no páreo.

Antes de começar qualquer negócio é necessário planejamento. No ambiente online não é diferente. Não basta apenas colocar o seu site no ar e aguardar que seus compradores apareçam, é preciso atraí-los com a estratégia adequada.

A concorrência é grande e o mercado aquecido, o que diminui a margem de erros que o empreendedor pode cometer. Por isso, nossa parceira Xtech Commerce separou o passo a passo para evitar 5 erros caros em lojas virtuais que podem prejudicar seu rendimento.

1. Não investir no relacionamento com clientes: erro comum em lojas virtuais

Como você gosta de ser atendido ao chegar em uma loja? Tenho certeza que ser ignorado não está entre as suas respostas. Por isso, um dos erros caros em lojas virtuais é não investir no relacionamento com clientes.

Ao chegar na sua loja virtual, o usuário precisa receber um atendimento de qualidade. Utilizar um chat online para tirar as dúvidas e auxiliar nas compras é fundamental. Se esta ferramenta incluir a criação de mensagens automáticas, como aquelas perguntando se pode ajudar, melhor ainda!

Informar um telefone para comunicação e ligar para seus clientes quando eles solicitarem também é muito importante para um atendimento de qualidade. Apesar dessas facilidades, o e-mail ainda é um canal indispensável no relacionamento, por isso, você deve disponibilizar um endereço para contatos e dúvidas.

São muitas possibilidades de canais e é necessário gerenciar todos eles com alta eficiência. Por isso, existem ferramentas, como o Jivochat, que permitem organizar todos os contatos de cada cliente de forma unificada. Pode ser instalado até em aplicativos de celular dos usuários e permite realizar qualquer tipo de atendimento, sem precisar ficar trocando telas ou fazer registros manuais.

2. Não segmentar seus anúncios: dinheiro mal investido

Esse é um dos erros caros em lojas virtuais mais frequente: não segmentar seus anúncios. De nada adianta anunciar seu produto para alguém que não esteja interessado. Principalmente no ambiente online, onde é possível falar diretamente com seu público.

Você pode cruzar diversos dados dependendo das suas necessidades. Porém, existem alguns como local e idade que são essenciais para qualquer segmento. Por exemplo, se a sua loja virtual só realiza entregas no Sudeste, não faz sentido pagar para exibir anúncios em Fortaleza.

Além disso, existe outro ponto importante que é o momento na jornada consumidor. Você pode estar em contato com um cliente que não efetuou a compra apenas porque ainda não estava pronto naquele momento.

Isto pode ocorrer por diversos motivos, a solução é criar um relacionamento para preparar o seu prospect, alimentando com informações e conteúdos de seu interesse. Até que ele finalmente sinta-se preparado e confiante para finalizar a compra.

3. Não usar redes sociais: clientes desengajados

As omissões também podem causar erros caros em lojas virtuais. Para alcançar seu público e ser presente, é preciso ir até ele. Uma das formas mais eficazes e baratas de fazer isso é através das mídias sociais.

As redes são um ótimo lugar para você divulgar conteúdos, produtos e manter um contato bem próximo com seu cliente. O Facebook ganha destaque por ser a rede social mais utilizada no Brasil.

Para facilitar essa tarefa, é essencial utilizar um chat online completo no seu site, que seja integrado com a rede, reunindo todas as conversas com clientes em um único lugar, como o Jivochat.

Isso facilita a gestão do relacionamento com o cliente e também o trabalho do responsável pelo atendimento. Dessa forma, você estará evitando um dos erros caros em lojas virtuais, que é desperdiçar tempo gerenciando mensagens de clientes em diferentes canais.

Outro recurso que você não pode deixar utilizar, é o IFTTT, que permite automatizar tarefas de vários serviços online, como as redes sociais. Desta forma, é possível gerenciar todos os seus perfis e atualizá-los uma só vez de acordo com as regras que você estipular.

4. Não enviar e-mail marketing: perda de oportunidades

Como falamos anteriormente, é preciso levar em consideração em qual etapa da jornada do consumidor o seu cliente está posicionado e, a partir disso, desenvolver uma comunicação específica.

A régua de relacionamento é amplamente utilizada em estratégias de e-mail marketing para contatos mais frios. Um exemplo é pensar em uma sequência de 8 e-mails, com o intervalo de uma semana entre eles. A maior parte deles deve entregar conteúdo relevante para o seu possível cliente. No terceiro e quinto e-mails, venda o seu produto de forma mais agressiva.

Dessa forma, seu cliente entende que a sua marca pode oferecer conteúdo de qualidade e é uma autoridade no seu mercado. Isso gera confiança e maior receptividade quando enviar os e-mails focados em venda. O tom utilizado deve ser definido de acordo com o seu público.

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5. Não fazer vídeos: desperdício de alcance em potencial

O Youtube faz parte do Google e influencia diretamente o ranqueamento do seu site nas buscas orgânicas. Isso acontece porque vídeos são conteúdos relevantes e, atualmente, o alcance do Youtube já é maior do que a TV aberta.

Para aproveitar todo esse potencial, invista na produção de vídeos! Tutoriais sobre o seu produto, passo a passos são ótimas formas de demonstrar o funcionamento dos seus produtos para seus clientes.

Outro formato de vídeos são o FAQ. Faça vídeos respondendo as dúvidas mais frequentes dos seus clientes. Além de impulsionar o SEO do seu site, ainda contribui para o engajamento de seus clientes.

Esses são alguns erros caros em lojas virtuais que podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento. Se você se interessou pelo assunto, confira o post “5 estratégias de abordagem no chat para vender mais no E-commerce”!

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