E-commerce B2B: o que você precisa saber sobre essa modalidade de venda

atualizado 13 de junho de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Márcio Francisco Silva
Márcio Francisco Silva
CEO da W3ERP

Já ouviu falar sobre e-commerce B2B? Uma das modalidades de vendas que vem apresentando o maior crescimento, o B2B é caracterizado pela relação de compra e venda entre empresas. No mercado business to business, a relação comercial entre as organizações tem sido transformada pela praticidade de plataformas de venda 100% online.

As operações comerciais entre empresas são substancialmente distintas dos negócios realizados entre entidades e consumidor final. As novas possibilidades encontradas com esse modelo, juntamente com o apoio da tecnologia, está rompendo barreiras em ritmo acelerado

De acordo com a E-Consulting, só em 2018 as transações entre empresas movimentaram R$ 2,04 trilhões de reais, já em 2019 a previsão era de faturar aproximadamente R$ 2,39 trilhões, um crescimento de aproximadamente 17%. 

Está interessado em saber como funciona na prática esse novo sistema de compras B2B, continue a leitura.

Vantagens do mercado online 

O principal benefício de um e-commerce B2B é com certeza, o aumento no volume de vendas. Mas o fator decisivo para garantir a eficiência do negócio é optar por uma plataforma ideal para seu negócio, completa, segura e intuitiva ao consumidor, além de atender de fato as necessidades da sua empresa.

Por isso, é essencial contar com uma plataforma que realmente atenda as necessidades da sua empresa e de seus clientes. Fazer o investimento correto nesta fase poderá render resultados incríveis no futuro.

Podemos afirmar que é praticamente impossível uma loja virtual existir e fidelizar clientes sem o apoio da plataforma correta desenvolvida por uma empresa que se adapte a realidade do seu negócio e as especificações que a sua empresa necessita. 

Como funciona o B2B online

O B2B online chega como solução para melhorar toda a experiência das empresas compradoras de produtos no atacado, além de otimizar os processos das empresas vendedoras.

O acesso ao sistema do e-commerce B2B por ser feito por intermédio de um cadastro, a distribuidora poderá determinar na exibição de seus produtos quais serão disponibilizados para venda na loja para cada cliente. Assim, após a aprovação do cadastro, a empresa poderá realizar as compras conforme a política comercial do grupo que pertence.

Mas vale ressaltar que, em toda relação comercial há um cliente e um atendente. No B2B, mesmo que a negociação aconteça entre empresas, é importante que haja a melhor experiência de atendimento possível, pois estamos falando com pessoas e esta relação exige cada vez mais confiança.

Benefícios do e-commerce B2B

A modalidade de e-commerce B2B traz benefício notórios principalmente para que deseja trabalhar com o mercado online, entre eles: 

Redução de custos: quando a negociação é feita entre empresas a fidelização costuma ser melhor do que com o consumidor final, uma vez que os compromissos entre as organizações são fechados por contrato de fornecimento, além de ter maior previsibilidade do volume de transações e investimentos. 

Vendas maiores: o B2B é mais uma aliada de consultores e vendedores na hora de entender as necessidades do cliente e as antecipá-las, permitindo mais agilidade no atendimento e conclusão do pedido, podendo recepcionar um número maior de empresas. Uma vez que, o profissional vendedor será visto como um parceiro de negócios, apresentando novos produtos e melhores oportunidades ao cliente, bem como condições diferenciadas de preços e pagamentos.

Oportunidade para expandir: Com o e-commerce B2B sua empresa tem mais oportunidades de crescimento, isso porque, ela poderá vender para qualquer região em qualquer parte do mundo, garantindo o aumento de receitas e o número maior de clientes. 

Valoriza a marca: ter diferentes canais de distribuição ao seu portfólio aumentará sua base de consumidores, trazendo mais credibilidade e confiabilidade para novos clientes, tornando a marca reconhecida no mercado de distribuição. 

Como se trabalha no e-commerce B2B

Por ser uma plataforma online, a loja fica disponível 24h por dia, podendo o cliente realizar a compra quando for necessário. Por ser um mercado voltado somente para empresas, para que o comprador jurídico tenha acesso a loja online é fornecido pelo vendedor uma senha e um login específico para que ele possa acessar e realizar a compra ou fazer o orçamento, automatizando o processo e fidelizando o cliente.

Assim, é possível que a empresa forneça produtos específicos para o seguimento de cada cliente, com preços diferenciados ou mesmo promoções e descontos em caso de bons clientes. Garantindo mais praticidade na hora do comprador realizar o pedido. 

As previsões do mercado de e-commerce B2B  

Os resultados do mercado mundial B2B apresentam números incríveis e animadores. Segundo uma pesquisa recente feita pela Frost & Sullivan, este ano é esperado que o mercado chegue a aproximadamente 7 trilhões de dólares de faturamento.

No Brasil, os números não deixam de ser interessantes. Somente em 2020, o país já tem uma perspectiva de crescimento de R$ 2,39 trilhões no mercado B2B. Em tempos de desaquecimento do varejo, a mudança do público-alvo tem sido a opção de muitos gestores.

Novas soluções

Provavelmente, seus clientes se sentirão bem melhor comprando ou se relacionando com uma empresa bem organizada, que cumpre bem todos os prazos e responde de maneira positiva às expectativas de compra.

Com um e-commerce nativo, você alcança maior precisão no prazo das entregas, no cálculo de indicadores do estoque, mais apoio na tomada de decisões, além de preparar a sua empresa para alavancar as vendas com o comércio eletrônico.

Você ainda terá a vantagem de contratar um software que se adapte a realidade e necessidade da sua empresa com a mesma equipe de implantação e suporte da ferramenta.

Por que integração com o ERP

Primeiro precisamos entender qual é o modelo ideal quando falamos em integração da plataforma de e-commerce com um ERP. O Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, permite que todas as informações sejam armazenadas em um banco de dados, garantindo que a gestão de vendas seja feita com controle, confiança e agilidade.

Isso porque o ERP é um software que lhe ajuda a cuidar de todas as operações diárias de sua empresa, desde o clique da venda até a logística de entrega.

Como contextualizamos acima, o sistema de gestão comercial integrado ao e-commerce e/ou marketplace tem o intuito de facilitar as tarefas diárias, diminuir erros e organizar a gestão.

Conteúdo produzindo por Márcio Silva CEO da W3ERP

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