Passo a passo de como vender para fora do Brasil

Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Exportar para outros países é uma estratégia comercial interessante para negócios bem estabelecidos alavancarem suas vendas e aumentarem sua rentabilidade.

Saber como vender para fora do Brasil pode ser uma grande vantagem no contexto atual, em que o dólar está bem valorizado.

Contudo, investir no mercado internacional não é tão simples. É preciso avaliar questões burocráticas, financeiras, estratégicas e legais antes de começar suas operações.

Por isso, preparamos esse artigo com dicas de como vender para fora do Brasil, focando no planejamento e estruturação do seu negócio.

Vale a pena investir em vender para fora do Brasil?

Assim como existe uma boa demanda de produtos importados no Brasil, existem países que buscam comprar produtos do nosso país.

Muitos brasileiros que vivem em outros países e até mesmo estrangeiros buscam por produtos que atendam suas necessidades e só estão disponíveis aqui.

Avaliar esse cenário e entender se o seu mix de produtos atende essa demanda é um passo importante para decidir se vender para fora vale a pena.

Se esse for o caso, conseguir expandir seu negócio é algo que irá trazer mais rentabilidade e lucro.

Passo a passo de como vender para fora do Brasil

Confira nosso passo a passo com dicas de como estruturar seu negócio para vender produtos para fora do Brasil.

1. Conheça o país de destino e mercado onde você pretende atuar

O primeiro passo para começar a vender produtos fora do Brasil é investir tempo em uma pesquisa aprofundada sobre o país destino da exportação e seu mercado.

Esse estudo é importante para entender os dados sobre a população e os seus costumes, além de entender as perspectivas econômicas daquela região.

Até mesmo aspectos como cultura, clima e infraestrutura precisam ser estudados, pois podem ter um grande impacto em certos tipos de produtos.

É importante aproveitar essa fase para estudar vários países e seus possíveis clientes, entendendo questões técnicas de envio, produtos, pagamentos, prazos de entrega e até mesmo preços locais.

Outros aspectos fundamentais são: tributação, câmbio e volatilidade, regras sobre embalagens, informações impressas, segurança, logística e até mesmo legislação sanitária.

Após levantar esses dados será possível identificar quais destinos são compatíveis com sua proposta de negócio.

2. Aprenda sobre a legislação sobre exportação

Além de pesquisar sobre a legislação dos países de destino, também é importante entender e se adequar à legislação local sobre exportação.

Para poder exportar é preciso de um cadastro na Secex – Secretaria de Comércio Exterior e contar com a Licença de Exportação.

Além dessas exigências podem existir outras, portanto, busque se preparar com antecedência e assegure a regularização dos seus documentos.

Esse é um passo fundamental para garantir que seus produtos serão enviados e recebidos pelos clientes sem problemas.

Algumas outras documentações necessárias para exportação são:

  • Invoice: conhecido como fatura comercial, é um documento parecido com a Nota Fiscal. Deve ser emitida pelo exportador e é um dos documentos mais importantes para exportação.
  • Romaneio: também conhecido como packing list, é um documento exigido no embarque dos produtos.
  • Conhecimento de embarque: é um documento emitido pelas transportadoras e tem como função garantir o recebimento de uma carga de mercadorias.
  • Apólice de Seguro de Transporte: documento que acompanha embarque. É exigido quando a exigência de um seguro para carga é identificada na negociação.
  • Certificado de Origem: é um documento que comprova a origem de uma mercadoria.
  • Carta de Crédito: apresenta todas as informações sobre acordos mantidos entre as partes que negociaram.

3. Prospectar novos parceiros

A próxima dica de como vender para fora do Brasil pela internet é focar na prospecção de parceiros comerciais e fornecedores.

Plataformas de pagamento e empresas focadas em logísticas são alguns serviços fundamentais para vender e enviar seus produtos para fora do país.;

Formar parcerias estratégias é algo que irá ajudar seu negócio a economizar dinheiro, tempo e fazer o benchmarking em seu empreendimento, otimizando processos.

4. Escolha um marketplace ou crie uma loja virtual

Definir a plataforma em que seu negócio irá atuar também é importante para levantar custos e definir seus processos.

Loja virtual própria

Quem tem um site ou deseja investir na criação de um precisa considerar a importância de um domínio internacional.

Isso irá assegurar que sua loja virtual seja encontrada com facilidade por consumidores de outros países.

Outro ponto fundamental é traduzir o seu site para a língua dos países escolhidos.

Por mais que pareça óbvio, muitas pessoas acabam deixando isso de lado. Contudo, é essencial ter seu site no idioma dos consumidores para que eles se conectem com sua marca e entendam os detalhes dos produtos.

Uma dica importante é traduzir o site para inglês mesmo que esse não seja o idioma do país foco. Isso é importante pela língua inglesa ser utilizada oficialmente em transações comerciais pelo mundo todo.

Além da tradução, é fundamental que sua empresa ofereça atendimento na língua dos clientes.

Clientes de outros países também têm dúvidas e se você quer ter um negócio de sucesso vendendo para fora, é importante focar no atendimento.

Busque definir uma política de atendimento com sua equipe, escolhendo profissionais capazes de interagir em outros idiomas.

Uma dica é investir na inteligência artificial com os chatbots para filtrar e responder as questões mais comuns.

Isso irá otimizar o trabalho de atendimento ao permitir que sua equipe foque em questões mais complexas.

Por fim, busque lidar de forma profissional com seus clientes. O fato de seus produtos serem de fora já pode levantar suspeitas dos consumidores e fazer com que desistam de comprar com medo de que os itens não sejam entregues.

Portanto, mostre que sua marca e seu trabalho são completamente profissionais e de confiança.

Marketplace

Os marketplaces oferecem uma forma interessante de estabelecer seu ecommerce, tanto no Brasil quanto em outros países.

É possível adotar esse modelo de forma exclusiva ou atuar junto à sua loja virtual para atingir mais consumidores.

A vantagem desse modelo é que as grandes plataformas de marketplace já contam com um público consolidado.

Dessa forma será possível atingir essa audiência já segmentada e associar seus produtos a uma plataforma de confiança.

Caso adote esse canal de vendas, será preciso entender como encontrar marketplaces internacionais de qualidade.

Algo para levar em consideração é que os melhores marketplaces do mundo contam com opções para atuar em várias regiões diferentes.

Portanto, invista em nomes estabelecidos no mercado internacional, como: Amazon, AliExpress, Shopify e eBay.

5. Invista em marketing

Um passo importante de como vender para fora do Brasil pela internet é o investimento em marketing.

Será preciso entender muito bem quem é seu público-alvo para criar anúncios bem segmentados nas regiões desejadas.

É importante planejar bem essa etapa para não desperdiçar seu tempo e dinheiro.

Estude e entenda o hábito dos consumidores de fora sabendo que seus hábitos e culturas são diferentes do público brasileiro.

Levando isso em consideração, tente entender os sonhos, medos e sonhos desse público para montar uma buyer persona e otimizar suas ações.

6. Estude os melhores métodos de pagamento

Outro passo importante de como vender fora do Brasil é estudar os melhores métodos de pagamento.

Se o momento do pagamento for complexo demais ou não passar confiança, é bem provável que as pessoas irão cancelar a compra.

Levando em consideração seu esforço e gastos com marketing, perder clientes na hora de finalizar os pedidos pode gerar até mesmo prejuízo para o seu negócio.

Busque por ferramentas que ofereçam a conversão de moedas e permita o pagamento com várias bandeiras de cartões de crédito.

Outro fator importante é pesquisar pelas formas de pagamento preferida pelos consumidores da região destino. Isso pode ajudar a diminuir e a quebrar a barreira da compra.

Pesquise por ferramentas que são populares internacionalmente como o PayPal. Oferecer essa opção pode ajudar sua loja na hora das conversões.

7. Crie um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma etapa crucial para quem deseja investir na exportação.

Antes mesmo de começar a pensar em como vender para fora do Brasil é preciso ter as respostas para algumas questões importantes, como:

  • Seu negócio tem condições para atender clientes internos e externos?
  • Seu capital de giro é o suficiente para entrar em um novo mercado?
  • Seu preço é competitivo com os preços da região em questão?
  • A margem de lucro compensa o início do processo de exportação?
  • Quais serão os custos com taxas e tributos?
  • Sua equipe está preparada? Você conta com fornecedores e logística para atender sua demanda?

Pense muito bem nas questões financeiras relacionadas à operação em um novo país.

É importante pensar em questões tributárias e despesas com infraestrutura, taxas alfandegárias e portuárias, custos para logística, seguro de mercadoria e vários outros custos que são responsabilidade de sua loja.

Começar a investir em exportação sem um bom planejamento financeiro pode gerar prejuízos sérios para seu empreendimento e tornar o negócio inviável.

8. Pesquise opções de financiamento

Por fim, nossa última dica de como vender para fora do Brasil é pesquisar por opções de financiamento.

Depois de avaliar o planejamento financeiro do seu negócio, converse com o gerente do seu banco para entender as opções de financiamento e soluções financeiras focadas na exportação.

Aprendeu como vender para fora do Brasil?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender como importante se planejar para vender para fora do Brasil e quais os passos necessários para expandir seu negócio.

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