5 Formas de Usar o Chatbot no Ecommerce para converter mais

Tempo de leitura6 minutos
Bruno de Oliveira
Bruno de Oliveira
CEO do Ecommerce na Prática

Quando pensamos em Chatbot no Ecommerce, o principal benefício que vem à mente é a otimização do tempo da equipe e da agilidade na comunicação. No entanto, muito mais do que isso, o Chatbot é um grande aliado na hora de aumentar as conversões da sua empresa.

Este é o maior benefício do uso dessa ferramenta.

No Ecommerce na Prática, por exemplo, optamos por adicionar o chatbot no nosso leque de ferramentas de apoio para suprir uma necessidade da equipe de atendimento.

Na época, com um time enxuto e grande volume de dúvidas e mensagens, a equipe perdia muito tempo respondendo dúvidas básicas de produtos de baixo ticket e acabava perdendo oportunidades de produtos que geram mais lucro para a empresa.

A partir do momento em que incluímos o chatbot na estratégia, percebemos que não só a equipe de atendimento ao cliente ganhou tempo para focar em conversões de ticket mais alto e dúvidas avançadas, como o número de conversões do nosso produto de entrada também multiplicou.

E qualquer empresa pode utilizar essa mesma ferramenta para alcançar resultados semelhantes.

Mas o que é Chatbot?

O Chatbot é do que um sistema de Inteligência Artificial usado como um assistente virtual para interagir com as pessoas através de mensagens automatizadas. Ou seja: simula a conversa com os possíveis clientes como se fosse uma pessoa de verdade e torna a comunicação em chats mais humanizada.

O uso do Chatbot no Ecommerce é essencial para agilizar a comunicação da empresa com o cliente, otimizar o tempo da equipe e/ou dos donos do negócio e converter mais.

Pense no seguinte: tem um possível cliente com interesse no seu produto, mas quer tirar algumas dúvidas antes de realizar a compra. E, quando isso acontece, já são 10 horas da noite e sua equipe de atendimento (ou você) não vê a mensagem.

No dia seguinte, há um acúmulo de mensagens e a dúvida desse possível cliente se perde em meio a tantas outras.

Nesse cenário, você acabou de perder uma venda.

Imagine isso acontecendo com dezenas de possíveis clientes… não soa tão bom para os resultados do seu negócio, certo?

Talvez, o seu negócio não tenha a estrutura o suficiente para responder o cliente na hora desejada.

Afinal, se você estiver no começando seu Ecommerce, é provável que você faça todas as funções do negócio sozinho. Por isso, é comum deixar de lado a comunicação do negócio e priorizar outras áreas.

Porém, ao fazer essa escolha, você está perdendo dinheiro!

É por isso que o chatbot é um aliado tão forte na comunicação e conversão da sua empresa.

Veja as 5 formas de usar o Chatbot no Ecommerce para converter mais:

Como usar o Chatbot no Ecommerce

1- Atendimento ao cliente

Há muitas perguntas padronizadas feitas pelos clientes que, se tivessem respostas já programadas, você poderia poupar o tempo perdido com um atendimento especializado…

Com o Chatbot, você pode programar os canais de comunicação com todas as perguntas e respostas recorrentes de acordo com os dados que os seus clientes oferecem ao entrar em contato com a empresa…

Assim, você conseguirá atender às necessidades e dúvidas do clientes sem sobrecarregar a pessoa responsável pelo atendimento.

Portanto, inclua o Chatbot nos seus canais de comunicação para otimizar o contato com o cliente e economizar tempo que pode ser usado em atendimentos personalizados.

2- Captação de Leads

Por meio do atendimento, com a utilização do chatbot, também é possível conquistar possíveis leads para o seu negócio.

Já que o robô está disponível 24h por dia nos seus canais de comunicação, a qualquer momento o seu cliente pode entrar em contato e o seu chatbot receberá informações fundamentais sobre o seu público, como por exemplo:

  • O que o cliente mais procura?
  • Quais as necessidades desse cliente?
  • Ele realmente está interessado em comprar?

A partir disso, você pode construir estratégias de como abordar esse cliente quando for realizar um atendimento personalizado ou, caso tenha um time comercial, eles terão mais informações para saber exatamente o que dizer e converter em vendas.

Lembre-se: não é porque você vai adquirir a tecnologia do Chatbot no seu negócio que o atendimento personalizado, de pessoa para pessoa, não terá mais o seu valor...

É importante que ambos andem lado a lado para que, assim, a comunicação da sua empresa seja cada vez mais eficiente.

3- Otimização do Marketing

Outra forma de usar o Chatbot para converter mais é na realização de campanhas de Marketing e todas as ações da empresas que estão focadas em vendas.

Na hora do atendimento ao cliente, por exemplo, o chatbot pode interagir com o consumidor e, no meio da conversa, oferecer cupons de descontos exclusivos...

Além disso, você pode divulgar a data do lançamento de novos produtos, promover eventos presenciais ou enviar conteúdos que tenham relação com o seu negócio.

Também é válido incluir imagens e vídeos para tornar a conversa mais natural.

Assim, você consegue estimular o consumo mais vezes.

4- Auxílio na navegação do site

Verdade seja dita: quanto maior for seu Ecommerce, mais difícil será estar presente a todo momento para prestar assistência para o cliente na hora da compra...

No entanto, muitas pessoas desistem de finalizar a compra por dificuldade e falta de auxílio na navegação do site.

Essa é uma encruzilhada para a sua empresa e o chatbot pode te ajudar a sair dela, porque ele tem a capacidade de guiar o cliente pelo processo de compra.

Por exemplo:

Quando o cliente estiver navegando no site, ele pode ser acompanhado por um chatbot que vai ter autonomia o suficiente para direcionar as próximas ações, levando o cliente para outras páginas do seu interesse.

Com base em dados, o chatbot vai identificar as preferências desse cliente e indicar promoções ou produtos relacionados com o que ele procura.

O Chatbot vai auxiliar toda a jornada de compra até a etapa final e pode oferecer opções de pagamento, além dos produtos relacionados.

Assim, a navegação será bem mais ágil e agradável, diminuindo as chances do consumidor abandonar o carrinho e desistir da compra.

5- Reservas, realização de pedidos e agendamentos

As pessoas querem ter o mínimo de trabalho possível, ainda mais ao realizar uma compra, reserva ou agendamento online.

Se não for algo rápido e fácil de fazer, elas vão perder o interesse e você vai perder dinheiro!

E esta é mais uma ótima função para o chatbot: permitir que faça agendamentos.

Desta forma, o consumidor pode usar o celular e entrar em contato com a sua empresa através dos aplicativos de mensagem e será atendido de forma eficiente pelo chatbot.

Conheça mais estratégias para Vender no Ecommerce

A princípio você pode achar que o chatbot é um investimento sem relevância para o momento inicial do seu negócio...

Porém, a verdade é que isso pode te ajudar muito

Com o Chatbot, você não precisará perder tempo respondendo perguntas básicas e padronizadas e poderá direcionar os seus esforços em outros setores que também são fundamentais para alavancar o seu Ecommerce.

Portanto, essa é uma oportunidade incrível de ganhar mais tempo e, principalmente, dinheiro.

Mas existem diversas outras estratégias eficazes para você atrair pessoas para sua empresa e convertê-las.

Se acredita que sua empresa pode ir ainda mais longe a Internet e quer alavancar as vendas, conheça os conteúdos do Ecommerce na Prática.

Por lá, você vai ver materiais exclusivos, estratégias e insights para estruturar e crescer no Ecommerce.

Este artigo foi escrito pela equipe Ecommerce na Prática.

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