Catálogo Online Grátis: O que é e como criar o seu?

Tempo de leitura6 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Criar um catálogo online grátis é um processo que apesar de exigir bastante atenção e ser um pouco trabalhoso, vai facilitar a experiência de compra do seus clientes e consequentemente aumentar ainda mais suas vendas.

Com o objetivo de te ajudar, nós preparamos uma guia completo para te explicar o que é um catálogo online e trazer algumas dicas muito interessantes para que você consiga começar o seu próprio projeto.

O que é um catálogo online?

Como você já deve imaginar, o catálogo online grátis é basicamente uma versão virtual do catálogo convencional. Através dele, seus clientes conseguem visualizar de maneira rápida e prática os produtos e serviços comercializados pela sua empresa.

Por ser um modelo digital, ele te permite divulgar novos produtos e modificar diversas informações dos produtos como tamanho, cor, preço e etc com uma certa facilidade, sem se preocupar com quantidades e gastos de impressão.

Como criar um catálogo online grátis?

A seguir, separamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar a criar um catálogo digital com todos os atributos necessários para tornar seu produto ou serviço mais atrativo, confira:

1. Pense no Design

Antes de mais nada, é indispensável que o seu catálogo tenha um design bonito, informativo e que carregue a identidade visual da sua marca. Além disso, ele deve ser responsivo e funcionar em diferentes plataformas como celular, tablet e computador.

Todos esses fatores em conjunto influenciam diretamente a experiência do seus clientes. Caso não sejam planejados com um certo cuidados, podem causar um sentimento de insegurança e atrapalhar suas vendas.

2. Crie descrições completas e informativas

Para garantir que seu clientes não fiquem com dúvidas e consigam tomar uma decisão de compra mais clara, é essencial que na descrição do seu produto ou serviço você forneça todas as informações necessárias.

Por isso, na hora de criar o seu catálogo online grátis, lembre-se de descrever dados como: materiais utilizados na fabricação, dimensões e peso do produto, vantagens e benefícios, valores e até mesmo como usar seu produto ou serviço.

3. Escolha fotos com boa qualidade

Muitas pessoas não se atentam a este passo, mas para que seu catálogo transmita confiança e o seu cliente consiga visualizar os produtos das melhor forma possível, é muito importante usar fotos com boa qualidade e uma alta resolução.

Lembre-se de selecionar fotos que coloquem os seus produtos em uma posição de destaque e transmitam com fidelidade certas características como tamanho, cor, detalhes, etc.

4. Separe seus produtos e serviços por categorias

Ao criar um catálogo online grátis, não se esqueça de separar seus produtos por categorias. Essa é uma ótima forma manter seu catálogo com visual organizado e permitir que seus clientes encontrem os itens com mais facilidade.

Se sua empresa tem um site ou um e-commerce próprio, isso pode ser feito através de menus e seções que ficam localizados na barra lateral ou superior. Agora, se você pretende enviar um e-mail com o catálogo, crie um sumário para ajudar quem for receber.

Uma das melhores formas de aumentar suas taxas de conversão e consequentemente aumentar suas vendas, é inserir links em seu catálogo de que redirecionem seus clientes para página do produtos de forma estratégica.

Isso reduz consideravelmente a taxas de desistência, afinal, o comprador não precisa realizar tantos cliques para conseguir encontrar o produto ou serviço que ele deseja comprar.

6. Crie um catálogo digital otimizado para SEO

É importante lembrar que o Google, uma das principais e mais conhecidas ferramentas de busca da atualidade, é capaz de indexar uma enorme variedade de conteúdos, inclusive imagens e documentos em PDF.

Por isso, antes de começar o seu projeto, faça uma pesquisa e busque compreender melhor o comportamento do seu público-alvo e, principalmente, as palavras-chave que ele usam para pesquisar produtos na internet.

Esta é uma estratégia que exige um pouco de paciência, mas é uma excelente maneira de aumentar as chances de sucesso e garantir que o seu catálogo online grátis seja encontrado pelo maior número de pessoas possível.

Melhores Ferramentas para Criar um Catálogo Online Grátis

Agora que você já sabe quais elementos não podem faltar no seu catálogo, nós iremos trazer algumas ferramentas que podem te ajudar a criar um projeto bonito e profissional.

1. Canva

O Canva é considerado uma das melhores ferramentas para criar um catálogo online grátis, isso porque ele te permite criar elementos visuais a nível profissional, mesmo que você não tenha tanto conhecimento na área de design.

Com ele, é possível criar:

  • Catálogos
  • Logotipos;
  • Cartazes;
  • Cartões de visita;
  • Panfletos;
  • Currículos;
  • Infográficos;
  • Gráficos;
  • Capas de CD e de livros;
  • Tirinhas;
  • Papel timbrado;
  • Apresentações;
  • Calendários;

Além disso, o Canva oferece uma enorme variedade de modelos pré-prontos gratuitos e um banco com mais de 60 milhões de fotos e elementos gráficos que podem ser acessadas caso você opte por assinar o Canva Pro.

2. Shutterstock: Creative Flow

Outra excelente alternativa de ferramenta gratuita é o Shutterstock Creative Flow, que possui um dos maiores bancos de imagem da internet e ainda oferece uma enorme variedade de conteúdos, desde vetores até vídeos.

Recentemente a plataforma recebeu uma atualização e uma das principais novidades é que agora é possível criar seus próprios designs online, utilizando as imagens e outros elementos digitais.

Para iniciar o seu projeto é bem simples:

  • 1- Abra o link do Shutterstock;
  • 2- Clique no Menu, localizado no canto superior direito;
  • 3- Selecione a opção "Modelos" e depois "Marketing";
  • 4- Agora é só escolher a seção que mais faz sentido para o seu negócio e começar a criar.

3. Nuvemshop

Caso queira abrir o seu e-commerce e já criar um catálogo online grátis completo, considere a Nuvemshop, eleita como a melhor plataforma de e-commerce em 2017, 2019 e 2020 pela ABCOMM ((Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

A Nuvemshop conta com um sistema robusto que te permite criar uma loja virtual com qualidade profissional, organizada e totalmente personalizada para carregar a identidade visual da sua marca.

Além disso, ela conta com um sistema de vendas automatizadas e segura, soluções de frete integradas com a plataforma e integração total com outros canais de venda, como Facebook, Instagram, etc.

4. Shopify

Logo em seguida na nossa lista de ferramentas temos a Shopify, uma das plataformas de e-commerce mais populares do mercado, ideal para para quer está montar uma loja virtual e um catalogo online grátis.

O Shopify possui cerca de 100 temas responsivos e personalizáveis para você escolher, período de avaliação gratuita, sistema de checkout seguro e é atualizado em relação as otimizações de SEO.

Vantagens de um Catálogo Online

A seguir, iremos destacar algumas das principais vantagens e benefícios que um catálogo digital bem feito pode trazer para o seu negócio, confira:

Divulgação

Conforme mencionamos em alguns momentos ao longo do artigo, esta é uma das melhor formas de divulgar sua marca, reforçando sua presença e aumentando consideravelmente sua popularidade no ambiente digital como um todo.

Redução de Gastos e Meio Ambiente

Além da divulgação, com um catálogo online grátis você elimina totalmente as despesas com impressão, reduz consideravelmente os custos das sua empresa e ainda adota uma medida socioambiental muito positiva.

Praticidade

Por último, mas não menos importante, os catálogos digitais se destacam por permitirem que você altere qualquer informação e imagem de um produto ou serviço de maneira rápida e prática, sem nenhum tipo de custo adicional.

Encontrou a Melhor Forma de Criar Catálogo Online Grátis?

Esperamos que nosso guia tenha te ajudado a encontrar um notebook que seja capaz de entregar o desempenho necessário para você executar o seu trabalho de uma forma rápida, produtiva e eficiente.

Nós somos participantes do programa de associados da Amazon Services LLC, um programa de afiliados projetado para proporcionar comissões de vendas através do direcionamento para páginas da Amazon e seus demais sites relacionados

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download