Atendimento Online é Fundamental para Ampliar Vendas no E-Commerce

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Gustavo Faleiro
Gustavo Faleiro
Gerente de Marketing da Loja Virtual

O constante aumento das vendas online e o número cada vez maior de lojas virtuais aumentaram a importância do relacionamento para gerar vendas e reter clientes. Os consumidores estão se acostumando com o comércio eletrônico, fato comprovado pelo aumento do faturamento e do número de pedidos no e-commerce a cada semestre.

Se cada vez mais consumidores estão procurando por produtos online e mais lojas virtuais são criadas, torna-se necessário oferecer diferenciais para se destacar neste meio.

São muitos os fatores que podem ser tratados como fundamentais para ter sucesso no e-commerce. Podemos citar como exemplo as opções de logística oferecidas, que vão interferir diretamente na redução ou aumento dos prazos de entrega.

Existem também as integrações que ampliam as possibilidades de pagamento para que o cliente escolha qual a forma mais adequada para sua necessidade no momento. A navegabilidade do site, que interfere na experiência do usuário, a variedade e qualidade dos produtos ofertados e por aí vai.

Mas existem dois fatores que tem se destacado ainda mais como diferenciais das lojas virtuais que já os realizam: o atendimento online e o relacionamento com visitantes e clientes.

O atendimento online

Ainda existem muitas lojas virtuais que não oferecem possibilidades de atendimento online aos seus visitantes. Ou oferecem de maneira pouco consistente, com demora no retorno e pouca interação.

Pesquisas já comprovaram que as lojas que utilizam o recurso do atendimento online possuem melhores índices de conversão. Como todo o processo de compra ocorre de maneira virtual, é normal que os visitantes de uma loja queiram se sentir mais próximos de um representante da mesma.

Atendimento Online Para Ampliar Vendas no Ecommerce Chat Online

Chat online

Uma das formas mais práticas e eficientes de permitir que os visitantes da loja sejam atendidos com agilidade é por meio de um chat online. A opção fica disponível para o usuário na própria loja, e com isso fica mais fácil o esclarecimento de dúvidas e de outras informações desejadas.

Por isso, existe também a importância da cordialidade, da linguagem mais informal e da objetividade na comunicação estabelecida. O chat online por si só não trará resultados positivos se sua equipe não estiver bem alinhada e com objetivos bem definidos.

A criação de relacionamento

O primeiro passo para criar relacionamento com visitantes e clientes é oferecer o atendimento online, principalmente por meio do já mencionado chat na loja. Porém estabelecer um relacionamento vai além, ele se baseia em criar uma rotina de interatividade por meio de diferentes canais e formatos.

Redes Sociais

As redes sociais são um ótimo meio para se realizar a divulgação de novidades, curiosidades do mercado, promoções, novos produtos e/ou recursos e por aí vai. As próprias redes também oferecem a possibilidade de se interagir mais diretamente com os seguidores.

É importante que, ao criar os perfis de sua loja nas redes sociais, você esteja preparado para acompanhar, monitorar e responder aos comentários e demais mensagens recebidas.

Um dos principais objetivos do uso de mídias sociais no mundo dos negócios é justamente oferecer essa proximidade entre empresas e consumidores. Então só valerá a pena estar presente em diferentes redes caso você as utilize para se relacionar com o seu público.

E-mail marketing

O e-mail marketing é um dos recursos de comunicação mais tradicionais e utilizados pelas empresas. É outra forma bastante prática e eficiente para se comunicar com seu público, principalmente clientes e demais usuários que deixam seus contatos para receber novidades de sua loja.

É sempre recomendável e eficaz se comunicar por meio de e-mail. Também podem ser tratados aqui novidades, promoções, lançamentos e muito mais. Se você quer criar relacionamento com os visitantes e clientes de sua loja, não deixe de utilizar o e-mail marketing.

Conclusão

Por mais que novas tecnologias sejam lançadas e as lojas virtuais se tornem cada vez mais completas, investir em atendimento será sempre fundamental. O chat online é um recurso simples, extremamente viável e traz uma série de bons resultados para o seu e-commerce.

As pessoas estão cada vez mais dispostas e propensas a comprar pela internet, porém elas querem sentir confiança e segurança antes de optar por uma compra. E uma das melhores formas que você possui de conquistar a confiança destes consumidores é prestar a eles um atendimento diferenciado, eficaz, descontraído sempre que possível.

E assim, passo a passo, você vai se relacionar com seu público até que ele se torne um cliente fiel dos produtos de sua loja virtual.

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