Ainda vale a pena fazer dropshipping?

atualizado 20 de março de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Ethan Thang
Ethan Thang
Senior Digital Content Creator at Shoplazza

Essa pergunta é feita todo ano, e a resposta ainda é: "Sim!"

Apesar de existir certo estigma em torno do dropshipping, a verdade é que os consumidores estão cada vez mais propensos a comprar produtos online, que vão desde acessórios de moda até utensílios domésticos. E o que esses compradores buscam é design inovador e melhoria na qualidade dos produtos, tempo de entrega e preços acessíveis.

Graças ao aumento da popularidade do e-commerce, as compras online estão se tornando mais fáceis que nunca, e consumidores hoje têm acesso a produtos do mundo todo.

Ao mesmo tempo, empreendedores novos e experientes continuam usando o dropshipping para testar o mercado, criar marcas online com um capital inicial mínimo e lucrar com produtos que são tendência no mercado. 

Atacadistas do mundo todo estão ansiosos para disponibilizar seus estoques para os "dropshippers", a fim de diversificar canais de vendas e estreitar relacionamentos. Levando isso em conta, a expectativa de que o mercado global de dropshipping atinja US$557,9 bilhões até 2025 não é lá uma surpresa.

O que é dropshipping?

O dropshipping é o método de vender produtos online sem ter estoque.

O empreendedor fica responsável por encontrar produtos e precificá-los em sua loja online. Depois disso, os clientes vão até a loja, que está sincronizada com o(s) fornecedor(es) de dropshipping, e lá realizam os pedidos. Os fornecedores, por sua vez, ficam encarregados de empacotar e enviar os pedidos direto para os clientes.

No modelo de dropshipping, o lojista encomenda os produtos listados pelos fornecedores por um preço mais baixo, e então os oferece na loja virtual para os clientes finais por um preço maior.

Basicamente, o dropshipping funciona em quatro etapas:

  1. O lojista encontra produtos que deseja listar em sua loja virtual;
  2. O clientes visita a loja e realiza uma compra;
  3. A loja virtual, que está sincronizada com o fornecedor de dropshipping, repassa o pedido para o fornecedor;
  4. O fornecedor prepara e envia o pedido de acordo com as instruções dadas pelo lojista e as informações fornecidas pelo cliente.

Notou qual a melhor parte disso tudo? Você não é responsável pela logística e somente paga pelo que vender.

Por que fazer dropshipping? 

Dropshipping é uma das formas mais acessíveis de se trabalhar com e-commerce. Você pode abrir seu negócio enquanto trabalha em outra empresa, enquanto é estudante, durante uma viagem ou até mesmo de casa.

O alto número de recursos online gratuitos e de comunidades que oferecem suporte para o dropshipping reduzem ainda mais as barreiras de entrada. O que não falta é informação pela internet para ajudar quem está começando – como este artigo!

Em plataformas de dropshipping como Sell the Trend, Niche Scraper e GoodGoods, você pode "espionar" o que outras lojas estão vendendo e obter dados sobre fornecedores e também tendências de consumo.

Você também tem a flexibilidade de listar e testar um número ilimitado de produtos que estão em alta, para ver quais deles vão gerar resultados consistentes.

Diferentemente do que ocorre no varejo tradicional, você não precisa se preocupar com as dores que um negócio em crescimento enfrenta, uma vez que todos os pedidos adicionais que precisarem ser processados serão responsabilidade de seus fornecedores.

Agora vem outra pergunta: por que não fazer dropshipping?

Riscos do dropshipping

É fácil começar um negócio de dropshipping para você e para todo mundo. Por isso, é importante se preparar para enfrentar uma concorrência acirrada.

Outra coisa que deve ser levada em consideração é que, por mais que seja vantajoso deixar algumas tarefas na mão dos seus fornecedores, uma parcela da sua receita também fica com eles.

Além disso, seu controle sobre a qualidade do produto e o tempo de envio é limitado, e muitas vezes pode ser difícil lidar com pedidos de devolução e dúvidas dos clientes.

Como vendedor, é você quem se responsabiliza caso o cliente não fique satisfeito com a qualidade dos produtos recebidos ou com o tempo de entrega.

Portanto, além de realizar pesquisas de mercado, é crucial se comunicar com seus fornecedores e solicitar amostras para saber o que esperar dos produtos e serviços que eles oferecem.

A boa notícia é que o aplicativo JivoChat pode ajudar você a melhorar a experiência do cliente.

O JivoChat é um chat que pode ser instalado em sua loja virtual para melhorar a comunicação entre a marca e seu público.

Terceirizar o atendimento ao cliente por meio de novos funcionários ou mensagens automatizadas pode até parecer uma boa ideia.

No entanto, a não ser que você consiga oferecer alguma forma de incentivo para garantir a qualidade do atendimento, talvez seja melhor você gerir essas interações por conta própria – pelo menos enquanto estiver começando.

Ao lidar diretamente com seus clientes, você pode obter insights valiosos sobre o seu negócio, o que ajudará seu negócio a crescer ainda mais.

O que eu devo vender?

Existem livros e livros sobre esse assunto, mas, basicamente, você pode começar a fazer dropshipping seguindo estas três regras:

1. Escolha produtos que justifiquem longos tempos de entrega (e que aguentem viagens longas)

O envio do produto pode levar duas semanas ou mais, já que seus produtos provavelmente serão enviados por fornecedores estrangeiros.

Seja lá o que você for vender, é importante que seja um produto que valha a espera. Em outras palavras, certifique-se de que seus produtos não são fáceis de encontrar na loja da esquina!

Além disso, é fundamental que seus produtos sejam resistentes o suficiente para chegar no destino final em boas condições. 

2. Encontre produtos nichados que possam gerar vendas recorrentes

Procure produtos de qualidade em um nicho que você conheça bem. Produtos especializados tendem a ter seguidores assíduos, que podem virar clientes recorrentes.

A melhor parte é que, por ser um produto bem específico, você não vai concorrer tanto com marcas já estabelecidas no mercado. 

3. Precifique seu produto considerando a margem de lucro

Pense no produto e no custo de entrega. Ainda faz sentido vender o produto que você está planejando vender? Talvez você chegue à conclusão de que vender poucos produtos mais caros por mês é mais lucrativo do que vender milhares de produtos baratos.

Existe uma fórmula para ajudar você a entender quanto seus produtos devem custar: porcentagem de markup = [ (preço de venda - custo total) / (custo total) ] x 100.

Como começar a fazer dropshipping?

Para começar a fazer dropshipping com a Shoplazza, você pode realizar seu cadastro, fazer um teste grátis de sete dias e completar os seguintes passos:

  1. Encontre produtos para vender e importe para sua loja utilizando ferramentas como Skuowner;
  2. Configure suas opções de entrega, ou confirme as opções de envio padrão;
  3. Insira seus dados de pagamento para realizar pedidos com os fornecedores;
  4. Configure as opções de pagamento da sua loja para começar a receber pagamentos dos seus clientes!

Após seguir esses passos, você pode agendar uma demonstração com um especialista da Shoplazza e obter ajuda com quaisquer dúvidas ou problemas que você tiver.

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Ainda precisa de ajuda? 

Se você ainda precisa de ajuda para começar, entre em contato com a Shoplazza através do Grupo de WhatsApp.

Lá, você pode solicitar assistência para escolher seus produtos e obter ideias e recomendações dos nossos especialistas!

Você também pode entrar na nossa comunidade no Discord para conversar com outros dropshippers! 

Meta description: Ainda vale a pena fazer dropshipping? Leia este artigo para entender como o dropshipping funciona.

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