As vantagens de construir seu currículo online

atualizado 1 de abril de 2022
Tempo de leitura2 minutos
Daniel Correia
Daniel Correia
Conteúdo da Jobseeker

Criar um currículo do zero pode ser um desafio, principalmente para quem não está acostumado a fazê-lo. Porém, existem cada vez mais plataformas na internet que simplificam a construção desse documento, pelo que até as pessoas que têm menos conhecimentos técnicos podem agora criar currículos facilmente.

Nesse artigo vamos lhe apresentar 5 benefícios de criar um currículo online.

Economia de tempo

Construir um currículo do zero leva muito tempo. Na parte visual, você terá que definir uma paleta de cores, uma formatação específica para os títulos e subtítulos, criar divisões entre seções, etc.

Já na parte do conteúdo, não se poderá esquecer, por exemplo, de nenhuma das seções obrigatórias em um currículo e de seus detalhes.

Ao criar um currículo online sua tarefa fica simplificada pois só terá que escolher um modelo de currículo e personalizá-lo com suas informações.

Assim, ficará com mais tempo para dedicar a outros aspectos importantes para conseguir emprego como o networking ou para participar de seminários ou cursos de treinamento.

Editar suas informações também é muito mais fácil em um currículo online. Se, por exemplo, você decidiu apresentar suas experiências laborais das mais antigas para as mais recentes e depois decidir que pretende apresentá-las pela ordem inversa, poderá fazer isso com um único clique.

Já fazer isso no Word, por exemplo, tomará muito tempo pois terá que modificar individualmente cada bloco de experiência laboral.

Poucos conhecimentos técnicos necessários

Para criar um currículo do zero, principalmente um que tenha um bom aspecto, são necessários conhecimentos técnicos e de design.

Até para atualizar um modelo de currículo no Word, podem acontecer problemas com a formatação quando você tenta, por exemplo, adicionar mais blocos de formação acadêmica ou experiência profissional.

Com uma plataforma de criação de currículos online, você não terá que se preocupar com isso e conseguirá sempre criar um currículo apelativo e com aspecto profissional que lhe dará mais chances de impressionar os empregadores.

Personalização simplificada

Atualmente, a palavra-chave na criação de currículos é a "personalização". Isso significa adaptar seu currículo a cada vaga para ter mais chances de pegar o emprego.

Com uma plataforma de criação de currículos online, você pode personalizar facilmente seu currículo ao criar um documento "base" e depois fazer cópias dele em que faz pequenas adaptações para o adequar a suas candidaturas.

Acessar o currículo em qualquer lugar 

Você pode acessar seu currículo online em qualquer lugar e em qualquer momento desde que tenha uma conexão à internet.

Isso pode ser muito útil caso queira mostrá-lo a alguém ou caso tenha tido uma ideia e pretenda modificar alguma coisa quando não está em sua casa. 

Baixo custo

Apesar de existirem algumas plataformas para criação de currículo online gratuitas, a maioria tem um pequeno custo associado.

Habitualmente, as plataformas pagas lhe oferecem uma maior quantidade de modelos de currículo e mais opções para personalizar o seu documento.

Apesar do custo associado, a criação de um currículo online dá-lhe tantas vantagens que o preço acaba sendo muito reduzido face aos benefícios recebidos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download