Técnicas de Atendimento ao Cliente [Guia Completo]

12 de dezembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Utilizar técnicas de atendimento ao cliente é uma estratégia fundamental para se comunicar de forma clara e humanizada, além de proporcionar uma experiência positiva que garante a satisfação dos seus clientes.

O atendimento em si não se trata apenas de solucionar problemas com eficiência e agilidade, ele também tem a função de fidelizar e te ajudar a entender com clareza as principais necessidades e expectativas de cada cliente.

Porém, para que sua empresa conquiste resultados satisfatórios, é necessário que a sua equipe de atendimento adote uma postura de empatia e saiba quais técnicas de abordagem utilizar em cada situação especifica.

Com o objetivo de te ajudar em todo esse processo, nós preparamos uma lista com algumas das principais técnicas de atendimento ao cliente para que você possa treinar sua equipe de suporte, confira!

7 Técnicas de Atendimento ao Cliente

Existem diversas maneira de oferecer suporte ao público da sua marca, isso significa que para aplicar a técnica correta, é preciso levar em consideração o contexto e as necessidades do consumidor naquele momento.

Vamos agora mostrar algumas das melhores estratégias para sua equipe atender os clientes da sua empresa:

1. Conheça o seu cliente

O primeiro passo para oferecer um atendimento personalizado e eficiente é conhecer as necessidades e expectativas do consumidor. Isso vai te ajudar a entender um pouco melhor qual abordagem e técnica de atendimento utilizar durante a conversa

Para isso, sua empresa precisa coletar e utilizar de forma estratégica dados como histórico de compras e preferências. Através desses dados é possível oferecer soluções mais assertivas e recomendar produtos e serviços que atendem as necessidades daquele cliente.

2. Se comunique de forma clara e empática

A comunicação é um dos principais pilares do atendimento, sendo assim, é essencial que sua equipe seja treinada para sempre manter uma linguagem clara e acessível, evitando termos ou jargões técnicos que possam deixar o cliente confuso.

Não se esqueça de ser empático durante o atendimento, pois essa é uma das melhores formas de lidar com situações delicadas e mostrar para o cliente que a sua empresa está preocupada em resolver o problema.

3. Seja proativo

Tomar a iniciativa e mostrar disponibilidade pode ser o grande diferencial que a sua equipe precisa para aumentar as vendas e melhorar o nível de satisfação dos clientes que passam pelos canais de atendimento.

Uma ótima maneira de fazer isso é antecipar possíveis dúvidas ou até mesmo situações que possam surgir e explicar de forma clara como resolve o problema. Com isso você melhora a experiência do cliente e evita desperdício de tempo.

4. Agilize o atendimento

Muitas empresas atualmente usam chatbots ou até mesmo inteligências artificiais como uma ferramenta para agilizar o atendimento e aumentar a produtividade da equipe, o que permite que os agentes foquem solucionar casos mais delicados.

Porém, quando um cliente for redirecionado para o atendimento, é importante que o operador agilize o processo e verifique com antecedência as demandas, perguntas ou problemas que foram apresentados em outros canais.

Lembre-se de responder os telefonemas, e-mails, chats on-line e mensagens nas redes sociais no menor tempo possível, pois isso contribui significativamente para aumentar o nível de satisfação do cliente.

5. Transmita segurança

Transmitir segurança durante a conversa é uma das principais técnicas de atendimento para criar uma relação de confiança com seus clientes. Por isso, é necessário que você se mantenha calmo e mostre que está tudo sob controle.

É essencial que durante o atendimento você mostre autoridade no assunto e que sabe como encontrar uma solução. Porém, para desenvolver essa autoridade, será necessário experiência e principalmente estudar tudo a respeito do seu negócio.

6. Aprenda a lidar com o inesperado

Como é de se esperar, ao longo do tempo certas situações inesperadas irão surgir e nem sempre você terá a resposta. Nesse momento é importante se manter calmo e ser o mais sincero possível com o seu cliente.

Em casos como este, a melhor solução é explicar para a pessoa que você ainda não tem a solução, mas que está disposto a encontrar uma resposta ou que irá transferi-lo para um superior com mais experiência.

Não se sinta culpado ou incapaz, esses cenários podem acontecer com qualquer profissional. O importante é usar esse momento como uma oportunidade para aprender, ganhar experiência e crescer.

7. Invista em treinamentos com ênfase em técnicas de atendimento ao cliente

Para que a sua equipe se desenvolva, esteja sempre atualizada e seja capaz de aplicar todas as técnicas e estratégias que apresentamos ao longo do guia, é crucial que você invista em treinamentos bem estruturados.

Os treinamentos são uma ótima oportunidade de aprimorar as habilidades técnicas do seus colaboradores, aumentar a confiança e fortalecer a capacidade da equipe de lidar com situações inusitadas e desafiadoras.

Crie treinamento para ensinar as técnicas de atendimento ao cliente

Agora que já falamos sobre principais técnicas e estratégias para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa, nós iremos mostrar como estruturar um treinamento para sua equipe, veja:

1. Tenha uma cultura de atendimento bem definida

Para garantir que as técnicas funcionem corretamente, é indispensável que você estabeleça uma cultura de atendimento que condiz com a identidade e principalmente os valores da sua empresa ou marca.

Com isso seus colaboradores sabem exatamente como atender cada cliente, melhorando a experiência do consumidor e garantindo que ele fique satisfeito independente de quem for o responsável pelo atendimento.

2. Estabeleça metas

Antes de começar a treinar a equipe, defina as metas que devem ser alcançadas e as prioridades na hora do atendimento. Essa é uma das melhores formas de alinhar os objetivos da equipe e aumentar a eficiência.

3. Traga exemplos

Parte do seu treinamento deve ser destinado a mostrar para sua equipe casos de consumidores que saíram satisfeitos e também situações que ocasionaram algum tipo de insatisfação durante ou ao final do atendimento.

Desta forma a equipe consegue visualizar quais falhas foram cometidas ao longo do processo e aprende a corrigi-las em um ambiente controlado, trazendo segurança para lidar com situações similares no dia a dia.

4. Confie na sua equipe de suporte

Crie uma relação de confiança com a sua equipe de atendimento e dê a liberdade necessária para que eles consigam lidar com os clientes e resolver os problemas de forma natural, personalizada e empática.

5. Compartilhe técnicas de atendimento ao cliente

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de compartilhar e ensinar todas as técnicas de atendimento ao cliente que mencionamos ao longo do texto, pois elas são uma peça fundamental em todo o processo.

Aprendeu as melhores técnicas de atendimento ao cliente?

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender a importância de aplicar essas técnicas de forma estratégica nos seus canais de atendimento para melhorar a experiência dos seus consumidores.

Se for do seu interesse, também é possível investir em um curso de atendimento ao cliente para melhorar o desempenho da sua equipe.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download