Plataforma de e-commerce white label: Como funciona?

Tempo de leitura3 minutos
Blog JivoChat
Blog JivoChat
-

Se você é um profissional de marketing digital ou especialista em e-commerce provavelmente já ouviu falar em plataforma de e-commerce white label, porém nem todos conhecem os principais benefícios de trabalhar com esse modelo de negócio, é isso que veremos nesse artigo.

O que é White Label?

No conceito geral de White Label ou "marca branca" em português, é um modelo de negócio que consiste em desenvolver e fabricar de forma terceirizada produtos para outras marcas.

Uma empresa desenvolve e fabrica um produto próprio e vende esse produto para outras empresas revendedoras, dando direito a essa empresa revendedora colocar sua própria marca no produto.

Um exemplo muito comum de produtos white label são produtos vendidos em grandes redes de supermercados com a própria marca do supermercado, muito provavelmente esses produtos são fabricados por empresas parceiras e revendidos com a marca desses supermercados. 

Para não haver confusão no conceito white label é preciso explicar outro conceito muito próximo, o private label. Private label é uma modelo de negócio onde uma empresa contrata outra para desenvolver e fabricar um produto específico, diferente do modelo white label no private label o produto é desenvolvido e fabricado sob encomenda, podendo ser comercializado somente pela empresa que encomendou o desenvolvimento do produto, no white label muitas das vezes o produto é de propriedade intelectual da empresa fabricante e pode ser oferecida e revendido por diversas marcas diferentes

Plataforma de e-commerce white label

Agora que você já conhece o conceito do modelo de negócios white label fica fácil entender o que é uma plataforma de e-commerce white label.

Uma plataforma de e-commerce white label é um software de criação de lojas virtuais saas, desenvolvido por uma empresa, mas pode ser comercializado por outras empresas com sua própria marca.

Muitos profissionais buscam esses e-commerces white label para revenda de lojas virtuais, afinal quando uma empresa entra para o programa de revenda white label de alguma plataforma de e-commerce, ela comercializa o sistema como se fosse seu, sem que o cliente final, nesse caso os lojistas que montam suas lojas no sistema, saibam que, na verdade, outra empresa é a proprietária intelectual e mantenedora da plataforma. 

Revenda de lojas virtuais

Os programas de revenda de plataforma de e-commerce white label ou revenda de lojas virtuais, são recomendados para profissionais de e-commerce que já tem experiência na área e desejam oferecer seu próprio sistema de criação de lojas virtuais, agências especializadas em e-commerce e empresas de tecnologia que desenvolvem outros softwares e desejam complementar seus serviços com uma plataforma de e-commerce própria. 

Porque revender lojas virtuais

Existem diversas vantagens em trabalhar com plataforma de e-commerce white label, a primeira que podemos apontar é o baixo custo de investimento, afinal contratar profissionais de desenvolvimento para criar uma plataforma de e-commerce do zero não é um processo nada barato, porém, se tornando um revendedor de um sistema white label você pode ter uma plataforma com sua própria marca, sem precisar arcar com custos de manutenção e desenvolvimento do sistema, apenas uma pequena taxa fixa mensal, mais os valores de mensalidade de cada loja virtual contratada. 

Além do baixo valor de investimento, o lucro obtido com a revenda de lojas virtuais também pode ser muito vantajoso, pois o revendedor do sistema pode cobrar o valor que quiser do cliente final de forma totalmente independente. 

Além dos demais benefícios, a revenda de lojas virtuais através de plataforma de e-commerce white label agregam valor a marca do revendedor, afinal é a marca dele que estará exposta ao público, todo sistema poderá ser personalizado com a identidade visual da marca da empresa revendedora, mesmo a manutenção e suporte sendo de responsabilidade da empresa que desenvolveu o sistema, somente o revendedor e sua equipe terá contato com o cliente final da plataforma.

Tenha sua própria plataforma de e-commerce

Pronto para revender lojas virtuais através da sua própria plataforma de e-commerce? Esperamos ter te ajudado a entender o conceito de plataforma de e-commerce white label e algumas das características de trabalhar com revenda desses sistemas.  

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download