Quais as vantagens de utilizar a metodologia OKR?

atualizado 12 de março de 2024
Tempo de leitura5 minutos
Blog JivoChat
Blog JivoChat
-

Ser bem-sucedido em um espaço tão povoado quanto à internet é um dos grandes desafios das empreitadas modernas, mas existem metodologias que deixam esse objetivo mais próximo de nós.

A importância da comunicação digital, interna e externa, para as empresas, é inegável. Seja no contato com o público-alvo e clientes em potencial ou entre os colaboradores que compõem um time, é só a partir de um diálogo assertivo e sem ruídos que um negócio é capaz de florescer nos espaços online.

Essa tarefa, porém, nem sempre é fácil de ser colocada em prática. Existem infinitas metodologias associadas a objetivos, metas e planejamento, mas aplicá-las requer conhecimento e disciplina. No fim das contas, cada etapa de qualquer estratégia digital requer atenção por parte dos desenvolvedores.

Nesse texto nós vamos falar sobre a metodologia OKR, um sistema ao mesmo antigo e atual que auxilia organizações, equipes e profissionais individuais em atividades como planejamento de campanhas de marketing, melhoria da comunicação interna, criação de sites e diversos outros objetivos de empresas.

O que é a metodologia OKR?

Para explicar melhor o que é OKR, vamos começar entendendo que significa a sigla de "Objectives and Key Results", termo que em português pode ser traduzido como "objetivos e resultados-chave". Basicamente, trata-se de um sistema que auxilia no cumprimento das mais diversas atividades, levando em conta objetivos específicos e metas realistas para alcançá-los.

Um objetivo que se vale da metodologia deve conter entre 3 e 5 resultados-chave, todos os quais precisam ser atingíveis. Isso é importante porque o sucesso no cumprimento das metas depende disso. Quando os resultados-chave são numerosos, as chances são altas de que não sejam cumpridos.

Além disso, a metodologia OKR serve para mensurar progressos em prol de um objetivo, já que cada resultado-chave é capaz de ser analisado individualmente. Para o objetivo "vender mais produtos", um resultado-chave "fazer 100 entregas" é possível de ser analisado com base em dados quantitativos.

Quais são as principais vantagens de utilizar a metodologia OKR?

A melhor maneira de explicar como a metodologia OKR pode ser usada na prática é listando vantagens trazidas por esse sistema. Naturalmente, cada um dos elementos abaixo pode (na verdade, deve) ser adaptado para contextos distintos, levando em conta individualidades de cada empresa e profissional.

1 – Possibilita a análise quantitativa e qualitativa

Uma grande dificuldade, quando falamos sobre trabalhos voltados ao cumprimento de objetivos, está em analisar o progresso. Especialmente porque uma parcela significativa desses objetivos se vale de conceitos amplos como "ser líder de mercado" ou "ter muitos seguidores". O OKR facilita os processos.

Cada resultado-chave é específico e pode ser medido objetivamente. Trazendo o exemplo de alguns parágrafos atrás, o resultado-chave "fazer 100 entregas" é simples e garante que a empresa ou profissional individual saibam em que parte da jornada de cumprimento do objetivo no OKR se está.

2 – Garante processos mais transparentes

Quando discutimos a aplicação da metodologia OKR em um contexto empresarial amplo e coletivo, a transparência ganha destaque. Num contexto individual, é importante que saiba quais são seus resultados-chave, mas isso ganha um enfoque especial quando se trata de um objetivo geral coletivo.

Os membros de uma equipe são capazes de observar progressos de cada resultado-chave, desde que estes sejam delimitados adequadamente. As estratégias para o cumprimento de cada um se tornam mais tangíveis, já que não existem dúvidas quanto ao progresso, levando em conta os resultados-chave.

3 – Traz maior agilidade nos ciclos de desenvolvimento

Antes de qualquer coisa, é importante explicar que "agilidade", nesse contexto, não significa um "atalho". Isto é: trabalhos precisarão ser executados, mas se tornarão muito mais eficazes, reduzindo desperdício de recursos, especialmente o tempo. A partir disso, aprende-se com erros rapidamente.

A agilidade proporcionada pela metodologia OKR também incentiva a adaptabilidade e ideias criativas para a aplicação de estratégias. Especialmente nos ambientes online, em que tendências mudam diariamente, saber como modificar o curso acaba sendo essencial para o sucesso de uma empreitada.

4 – Incentiva o comprometimento com tarefas específicas

Um objetivo em aberto, sem metas (ou, nesse caso, resultados-chave) bem definidas, pode facilmente se perder dentre todas as atividades cotidianas profissionais. Mesmo que tenhamos em mente a necessidade do cumprimento de tarefas, não existem resultados-chave tangíveis a serem analisados.

Quando temos resultados-chave enumerados, sabemos exatamente com o que estamos nos comprometendo, algo que está relacionado a alguns conceitos já mencionados antes, como a transparência. E isso não vale somente para as equipes, mas também para os profissionais individuais.

5 – Diminui custos associados com resultados-chave

Qualquer trabalho, independentemente da área de atuação, pede investimentos. Aquele ditado "é preciso gastar dinheiro para fazer dinheiro" é parcialmente verdadeiro, de modo que a ideia é gastar o mínimo possível. Deve-se prezar pela qualidade, é claro, mas também aumentar a margem de lucros.

A metodologia OKR contribui com a diminuição do desperdício de recursos, tanto os monetários quanto os de capital humano. Ao invés de profissionais se dedicarem a trabalhos que podem não levar a lugar algum, passa-se a executar tarefas relacionadas aos resultados-chave, em busca dos objetivos.

6 – É fácil de ser compreendido e colocado em prática

Não é incomum que metodologias sejam pouco compreensíveis em um momento imediato, em especial para os profissionais que não estão em posições de liderança. Quando existe dificuldade em sequer compreender as estratégias que serão usadas, fica bem mais difícil alinhar todos os objetivos.

A metodologia OKR vai no caminho contrário, sendo extremamente simples de ser entendida e colocada em prática. Objetivos e resultados-chave são conceitos próximos do cotidiano de qualquer profissional, o que facilita para que sejam executados adequadamente, de acordo com os objetivos e metas reais e alcançáveis.

Por fim, vale mencionarmos também alguns dos principais tropeços relacionados à aplicação da metodologia OKR, os quais devem ser evitados. Aqui inclui-se adicionar demasiados resultados-chave em um mesmo objetivo, esperar resultados "mágicos"ou começar com objetivos muito desafiadores.

É verdade que não existe uma fórmula mágica para o sucesso, mas algumas ferramentas, como a metodologia OKR, tornam o trabalho executado cotidianamente bem mais proveitoso. A ideia não é pular etapas, mas garantir que todas elas sejam concluídas sem desperdício de recursos humanos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download