Guia sobre as provas de proficiência em inglês do mestrado e doutorado

Índice

Ao buscar informações para ingressar em um curso de pós-graduação stricto sensu, os candidatos ao analisar o edital se deparam com uma exigência. A comprovação de proficiência em leitura da língua inglesa.

Para isso precisam se submeter a uma prova de proficiência em inglês, mas afinal o que é isso? Nesse post vamos explicar detalhadamente tudo sobre o tema.

O que são as provas de proficiência em inglês do mestrado?

Prova de Proficiência em Inglês é um exame realizado nas seleções de mestrados e doutorados para aferir a capacidade que o aluno tem de ler e compreender bem textos na língua inglesa.

Para que servem as provas de proficiência em inglês do mestrado?

 

Dentro de um curso de mestrado ou doutorado os alunos precisam ler muitos artigos em inglês e com velocidade, e por isso precisam ter essa habilidade de leitura muito bem desenvolvida. 

Assim, para ser aprovado em um processo seletivo da pós-graduação, ou em alguns casos para concluir o curso, todo candidato precisa fazer uma prova de proficiência em inglês. 

Como são as provas de proficiência em inglês do mestrado e doutorado?

O inglês como as demais línguas possui quatro habilidades: ler, escrever, falar e ouvir. Nas provas de proficiência em inglês aplicadas pelas universidades para cursos no Brasil é exigida somente a habilidade de leitura de textos em inglês em um nível avançado.

Nos últimos anos, o exame de proficiência em inglês desclassificou mais de 70% dos estudantes na primeira tentativa em todo o Brasil. Muitos alunos com nível intermediário ou avançado em inglês tiraram uma nota baixa por acharem que seu conhecimento adquirido em cursos comuns de conversação são úteis para passar nesses exames e ler textos em inglês. 

Quais são os tipos de testes de proficiência em inglês?

Existem vários tipos diferentes de provas. É comum em uma mesma universidade haverem tipos distintos, pois alguns cursos aplicam um tipo de prova e em outro curso aplicam outro. 

Os tipos de provas têm algumas variáveis que mudam de uma para outra como: 

  • A quantidade e o tamanho dos textos em inglês. Em algumas têm apenas um texto grande, em outras tem três textos pequenos, por exemplo;
  • A quantidade de questões. Em algumas são apenas quatro questões, já outras possuem trinta questões;
  • O tipo de questões: se são de múltipla escolha ou abertas
  • A língua em que as questões e alternativas aparecem, se em português ou em inglês;
  • E um dos pontos mais importantes, o tempo de duração. Em algumas provas a duração é de quarenta minutos e em outras de duas horas.

Separamos para você baixar gratuitamente 87 modelos de provas em pdf de diversas universidades de todo país como USP, UFRJ, UFMG, UnB e muitas outras.

As provas antes ocorriam apenas no formato presencial, mas com o avanço da tecnologia e com mecanismos de segurança, nos últimos anos alguns exames também são aplicados à distância.

Onde fazer essas provas de proficiência em inglês?

As provas podem ser aplicadas no próprio curso do mestrado, ou em algum departamento da universidade como um núcleo de línguas, ou em uma instituição externa como uma escola de línguas especializada.

Quais são as provas mais importantes e reconhecidas?

Cada curso de mestrado ou doutorado tem uma regra própria em relação ao reconhecimento das provas de proficiência, entretanto duas opções se destacam no cenário nacional. 

Uma dessas opções é o exame TEAP realizado pela empresa Tese Prime e que tem grande aceitação em muitos cursos de pós-graduação em todo país. Ele é um teste de proficiência em inglês com três textos e trinta questões com duas horas de duração. 

Outra excelente opção é o certificado de proficiência emitido pelo Curso de Línguas Marta Garcia. Ele tem o sistema de verificação de autenticidade digital e é aceito por inúmeras universidades em todo o país em substituição à prova.

Qual o valor desses exames?

Como estamos falando no âmbito de todo o Brasil o valor cobrado pelas instituições para realização dos exames de proficiência em inglês variam de R$150,00 até  R$400,00 em alguns casos. 

Como se preparar para os exames de proficiência da pós-graduação?

 A melhor maneira de se preparar para esses testes de proficiência em inglês dos mestrados e doutorados é um método conhecido como inglês instrumental

Inglês instrumental é uma metodologia que trabalha cada habilidade da língua de forma isolada para se alcançar um objetivo específico. A habilidade de leitura é a mais aplicada. 

A principal vantagem dessa técnica é que o tempo de aprendizado é curto. Portanto, os alunos conseguem alcançar seus objetivos rapidamente. 

Outro ponto para se destacar, é que esse método começa do básico, por isso pessoas que têm pouco conhecimento na língua inglesa podem aprender com ótimos resultados.

Curso de Inglês Instrumental para proficiência do mestrado e TEAP

Curso preparatório para provas de proficiência da pós-graduação 

Meu nome é Marta Garcia, e trabalho com inglês instrumental há mais de 30 anos. Tenho um Curso de Inglês Instrumental Online que começa no nível básico. Nele ensino como ler textos em inglês, além de técnicas de para resolver as provas de proficiência do mestrado e doutorado. 

Tenho mais de 9000 alunos aprovados nos principais mestrados e doutorados do país. Ao concluir o curso você também pode fazer uma avaliação final, desta forma emitimos o certificado de proficiência que é aceito em substituição à prova por diversas universidades. 

Reuni tudo sobre o curso como carga horária, como funciona e valores nesta página: Curso de Inglês Instrumental Online

Em resumo, se você precisa aprender a ler textos em inglês ou se preparar para alguma prova de proficiência, então o inglês instrumental é o caminho.

Início Blog Comunicação Guia sobre as provas de proficiência em inglês do mestrado e doutorado
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download