Nichos lucrativos na internet para empreender online

21 de junho de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Blog JivoChat
Blog JivoChat
-

Saber quais são os nichos lucrativos na internet é um dos primeiros passos para começar a vender com o pé direito. 

Afinal, escolher o melhor segmento te ajuda a estar dentro das opções mais buscadas pelos consumidores e, assim, garantir bons resultados logo de cara. 

Então, como saber qual o melhor nicho para investir? 

É o que vamos ver aqui. Mas, antes, vem entender qual a importância de selecionar um nicho de mercado antes de começar a vender.

O que é nicho de mercado?

Os nichos de mercado funcionam como segmentos para definir onde se encaixa um produto ou serviço. Ou seja, são as categorias que te permitem entender em qual grupo ele está inserido. 

Para ficar mais fácil de entender, vamos ver um exemplo: 

Se você tem a ideia de começar a vender perfumes, sabe que esse é um produto relacionado à beleza. Portanto, o nicho com o qual ele se identifica é o nicho de beleza. 

Agora, se você quer começar a vender roupas, o nicho ideal para este tipo de produto é o de moda, e assim vai. 

E lembre-se: fazer pesquisas sobre os tipos de nichos mais lucrativos, conforme a sua ideia de negócio, é a melhor maneira de começar.  

Qual a importância de definir o nicho de mercado?

Pode até não parecer importante, mas ter o nicho de mercado definido promove o reconhecimento da sua marca no mercado. 

Essa é uma forma estratégica de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam seu negócio e a vejam como referência em meio a tantas outras. 

Definir um nicho é essencial para o seu negócio crescer e expandir em um mercado onde a concorrência se torna cada vez maior. 

Afinal, todo dia é lançado um novo produto e quanto mais estratégico o seu produto for, maiores são as chances dele se destacar. 

Qual a diferença entre nicho e subnicho?

Como o próprio nome diz, o subnicho se encontra dentro de um nicho. 

Se o nicho é responsável por fazer a segmentação, o subnicho fica responsável por segmentar ainda mais, sendo bem mais específico na sua categorização. 

Por exemplo, se você trabalha com o nicho de moda, dentro dele podem existir subnichos para trabalhar, tais como: moda plus size, moda infantil, moda praia, moda gestante, moda fitness e muitos outros. 

Com o subnicho, você consegue direcionar o seu produto ou serviço ainda mais para um público específico. 

E isso pode ajudar na hora de criar campanhas e anúncios para divulgar seu negócio digital.

Como escolher um nicho lucrativo para vendas na internet?

Agora que você já sabe o que são nichos e como eles são importantes para começar um negócio, é hora de escolher o seu nicho lucrativo para começar a vender. 

Mas como você faz isso? 

A seguir, separamos as principais dicas que vão te ajudar a chegar ao melhor nicho lucrativo para investir:

Considere seu interesse pessoal

Descobrir a área que mais te interessa é o primeiro ponto a ser pensado quando o assunto é vender na internet. 

Não adianta nada escolher o nicho de moda se você tem zero afinidade com esse tipo de negócio. 

Portanto, pesquise os nichos existentes no mercado e escolha os que têm propostas com as quais você mais se identifica. 

Assim, todo o processo após essa definição, como divulgação e criação de materiais, ficará mais fácil. 

Avalie oferta e demanda

Não pense que para prosperar você precisa investir no nicho que "está em alta" no mercado. 

Para escolher com sabedoria, você precisa de equilíbrio entre dois pontos: 

Ele precisa ser um nicho lucrativo, mas que não seja muito concorrido. 

Ao pesquisar os nichos que te interessam, veja qual deles é escalável para o seu negócio. 

Por exemplo: hobbies é um nicho onde você tem dinheiro e tem baixa concorrência, por outro lado, investimentos é um nicho onde existe muito dinheiro e muita concorrência. 

Então, neste caso, qual seria o melhor nicho para investir? 

Para quem está começando, ainda fica a dica de aplicar o método Ikigai. "Ok, mas o que é este método?"

O método Ikigai funciona como uma ferramenta de autoconhecimento que mostra diversas áreas, tanto da vida pessoal, quanto profissional, servindo como guia para ajudar a definir qual o melhor caminho a seguir. 

Então, se bater aquele aperto do que fazer, corre para aplicar este método. Ele pode clarear suas ideias. 

Fique de olho nas tendências

Investir em um nicho que já é estável ou está em crescimento é um ótimo negócio. Por isso, sempre fique de olho nas tendências de mercado. 

Com elas, você identifica se o nicho que está pensando em trabalhar é bem procurado ou não. 

NOTA: nunca invista em um nicho que está em decadência. As chances de que o seu negócio dê certo são baixíssimas. 

Só para ilustrar, um dos assuntos mais falados do momento é sobre IA (Inteligência Artificial). Se sua ideia for criar algo relacionado a este assunto, com certeza estaria fazendo um bom negócio. 

Neste caso a dica é: se atualize sempre para não ficar de fora das mudanças que acontecem no mercado.

Quais são os nichos mais procurados?

Depois de falar sobre tudo que você precisa saber sobre os nichos, agora vamos te contar quais são os nichos mais procurados do mercado. 

Listamos os nichos e suas características para que você já saia daqui com seu nicho definido.

Então, se você está em dúvida de qual nicho investir, este momento é para você!

Saúde

Este é o primeiro nicho lucrativo mais procurado no mercado atualmente. Afinal, o número de pessoas preocupadas em levar uma vida mais saudável só cresce. 

Se você está pensando em criar algo que esteja ligado ao emagrecimento, beleza, alimentação saudável, cuidados com o corpo, entre outros temas relacionados, este pode ser um ótimo nicho para investir. 

Tecnologia

O nicho de tecnologia é composto por diversas áreas, já que, hoje, a maioria dos produtos pode ser vendido online. 

Este é um nicho bem amplo e permite que você venda diversos tipos de conteúdo, como: cursos e programas online sobre yoga, exercícios físicos, alimentação saudável e diversos outros. 

Vale destacar que neste nicho também entram os famosos produtos vindos de lojas virtuais como a Shopee, produtos diferenciados que você provavelmente não vai encontrar facilmente em outros lugares.

Beleza

No nicho de beleza, você pode atuar em áreas como: cabelo, maquiagem, higiene pessoal, perfumaria, entre outros que estão relacionados aos cuidados com a aparência.

Este é um nicho muito procurado por estar ligado às questões de aparência e estética, que são preocupações cada vez mais comuns entre as pessoas. 

Animais de estimação

O nicho de animais de estimação conta a presença de brinquedos para pets, petiscos, ração, coleiras, caminhas/casinhas de dormir, acessórios, entre diversos outros que ajudam a manter o seu pet bem e feliz. 

E como existe um número alto de pessoas com pets, esse é um nicho que tem faturado bem no mercado. 

Educação

O nicho de educação pode ser bem amplo e envolver cursos, workshops, ebooks e qualquer outro tipo de material que ensina sobre algum tema.

Por isso, se você é expert em algum assunto, uma boa opção é criar um material para compartilhar esse conhecimento com mais pessoas. 

Assim, você consegue materializar o seu conhecimento em faturamento e gerar uma nova fonte de renda

Moda

Investir neste nicho é uma das principais formas de vender, principalmente quando se trata de fast fashion. 

O fast fashion, traduzido como "moda rápida" pode ser usado como diferencial para competir no mercado. 

Ele tem como padrão de consumo onde o produto é fabricado, usado e descartado, ou seja, um processo rápido. Bons exemplos de fast fashion são lojas como Zara e Renner.  

Finanças

No nicho de finanças, é muito comum ver os traders. Tanto o trader de investimentos quanto o trader esportivo são áreas que fazem parte deste nicho e tem uma grande busca. 

Carreira

Subir de cargo em uma empresa requer melhoria de habilidades profissionais. Por isso, o nicho de carreira também entra na lista de mais lucrativos. 

Este nicho é muito procurado por quem quer se desenvolver profissionalmente e abrange áreas como: cursos de gestão, liderança, ferramentas como excel, entre outros.

Idiomas

No nicho de idiomas, podemos encontrar áreas como a venda de cursos online e e-books que ensinam sobre determinada língua. 

Se você é um professor de idiomas, esse pode ser um bom nicho de mercado para investir no universo online e assim garantir aquela renda extra (ou renda principal). 

Relacionamento

É um nicho bem procurado, já que as pessoas estão sempre preocupadas em melhorar questões de seus relacionamentos, principalmente amorosos. 

Temas relacionados a recuperar casamento, conquistar a pessoa amada ou de como ter mais autoestima e segurança nas relações podem ser vistos como alguns dos mais procurados. 

Marketing digital

E chegamos ao Marketing Digital. Sem dúvida, este é o nicho lucrativo mais popular quando pensamos em vender online. 

Podemos dizer que este nicho engloba um pouco de todos os nichos, já que dentro dele é possível trabalhar com qualquer um dos temas que citamos até agora.

Invista nos nichos mais promissores!

E aí, gostou do que viu até aqui sobre nichos lucrativos na internet? 

Deu pra ver que ser um empreendedor digital te permite lucrar com qualquer área que você quiser, desde que utilize as estratégias certas para isso. 

Aqui você viu quais são os nichos mais procurados do mercado, mas isso não quer dizer que não existem outros. 

O universo digital tem espaço para todos, mas é sempre importante lembrar que não é qualquer nicho que vai ser promissor e trazer os resultados que você espera. 

Portanto, mais uma vez, a gente te diz que é importante investir em nichos que te dão a oportunidade de escalar o seu negócio e não tem alta concorrência. 

A dica é investir naquele nicho lucrativo que tem um equilíbrio entre as duas coisas. Só assim você terá uma chance de fazer o seu negócio crescer e evoluir no universo online. 

E agora, já tá pensando em qual nicho lucrativo você vai escolher?

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download