Como usar o celular como câmera de segurança e webcam

Tempo de leitura3 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Sabe aquele antigo celular guardado que está esquecido na gaveta? É possível dar uma nova vida ao dispositivo ao convertê-lo em uma câmera de segurança ou em uma webcam. Mas como usar o celular como câmera?

Atualmente, há várias aplicativos disponíveis para essas funções. Com uma fonte de energia estável e conexão com a internet, é possível monitorar sua residência, garagem, escritório, entre outros, através do seu celular principal. Ou ainda transformá-lo em uma webcam para utilizar em suas videochamadas.

Por isso, preparamos este artigo para te mostrar como usar o celular como câmera de forma simples e prática. Confira!

Como usar o celular como câmera de segurança

Diversos aplicativos de vigilância estão disponíveis, mas um dos mais completos e líder em downloads é o Alfred Home Security Camera. Disponível para sistemas operacionais iOS (iPhone) e Android, proporciona uma variedade de recursos na versão gratuita, além de opções mediante assinatura mensal.

De maneira geral, você não terá custos para utilizar suas principais funcionalidades, permitindo monitorar qualquer ambiente de forma remota, seja por Wi-Fi ou dados móveis. O aplicativo também oferece outros recursos, como detecção de movimentos e também ativar a captura de áudio.

A instalação e configuração do Alfred são tarefas simples. Serão necessários dois dispositivos móveis: um antigo, a ser utilizado como câmera, e o seu dispositivo diário, independentemente do sistema operacional que ambos os aparelhos possuam.

Agora como usar o celular como câmera de segurança com o Alfred, confira o passo a passo:

  1. Realize o download e instalação do aplicativo Alfred nos dois dispositivos móveis;
  2. Inicie o aplicativo no celular designado para funcionar como câmera de segurança. Na opção que questiona o propósito do celular (Espectador ou Câmera), escolha a opção Câmera;
  3. Faça login em sua conta do Google quando solicitado pelo Alfred;
  4. No seu celular principal, abra o aplicativo e, ao responder à pergunta sobre o uso do dispositivo, opte por Espectador;
  5. Efetue o login com a mesma conta do Google utilizada no dispositivo anterior."

Captura de tela do aplicativo Alfred

A partir desse momento, você já poderá visualizar no seu celular principal o que está sendo registrado pelo dispositivo antigo.

Certifique-se de posicionar o seu celular antigo/câmera de segurança em um local fixo. Se tiver a intenção de utilizá-lo de forma permanente, assegure-se de ter acesso a uma fonte de energia próxima para que o dispositivo permaneça sempre ligado.

Como usar o celular como webcam

Você sabia que é possível o celular como câmera transformando o seu celular em uma webcam para o seu desktop ou laptop sem a necessidade de cabos ou soluções complicadas, utilizando a facilidade do Wi-Fi para conectar os dispositivos com apenas alguns toques e cliques.

Para que os aplicativos desempenhem suas funções adequadamente, é essencial que tanto o celular quanto o computador estejam conectados à mesma rede Wi-Fi.

Com o aplicativo DroidCam, é simples configurar um celular Android como webcam. Este aplicativo oferece ferramentas intuitivas, é fácil de configurar e, mesmo na versão gratuita, não restringe significativamente a experiência, não incentivando fortemente a aquisição da versão Pro. Para as funcionalidades básicas, é possível obter um desempenho satisfatório sem desembolsar dinheiro.

Para usar o DroidCam, basta seguir as orientações abaixo:

  1. Instale o app DroidCam no seu celular, podendo ser Android  ou iOS
  2. Na tela inicial, toque em "Próximo" e "Entendido";
  3. Dê permissões para o app acessar vídeo e microfone";
  4. No computador, instale o aplicativo DroidCam (dev47apps.com);
  5. Digite o número do IP no app de celular no aplicativo de computador;
  6. Selecione as opções "Video" e "Audio" e clique em "Start".

Captura de tela do aplicativo DroidCam

Aprendeu como usar o celular como câmera?

Esperamos que esta lista de programas tenha te ajudado a entender como usar o celular como câmera para transformar seu aparelho em uma webcam ou até mesmo uma câmera de segurança ou uma babá eletrônica.

Se você comprou uma webcam e está na dúvida se ela está funcionando corretamente no seu computador ou notebook, confira nosso artigo sobre como testar webcam.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download