Como fazer um podcast [Guia Completo]

6 de dezembro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Aprender como fazer um podcast é uma ótima estratégia para se aproximar do seu público, aumentar sua presença digital, abordar temas relevantes e divulgar ou até mesmo vender diferentes tipos produtos ou serviços.

Segundo o relatório bianual divulgado pela Global Web Index, o Brasil atualmente é um dos países que mais consome Podcast no mundo. Cerca de 40.1% da população com acesso a internet escutam programas on-line como PodPah, Flow e Mano a Mano.

Isso representa quase o dobro de pessoas da média global, que gira em torno de 19.1%. Esses dados nos ajudam a entender um pouco melhor o comportamento da população e principalmente em como é importante investir nesse formato.

O que é um podcast?

Antes de aprender como fazer um podcast, é muito importante entender o que é, como funciona e principalmente o por que esse formato de conteúdo se tornou tão popular no mundo nos últimos anos.

A principio, os podcasts são uma forma de mídia digital que usa do áudio (e, algumas vezes, do vídeo também) para abordar uma ampla variedade de tópicos, como notícias, entrevistas, entretenimento, educação, comédia e muitos outros.

Em sua grande maioria os programas são criados, produzidos e conduzidos por criadores de conteúdo independentes ou empresas de mídia e são disponibilizados para o público em plataformas como YouTube, Spotify, Deezer, etc.

Uma das principais vantagens do podcast é a sua flexibilidade, pois ao contrário dos programas tradicionais de rádio, é possível consumi-los em qualquer lugar e a qualquer momento do dia.

Por que o podcast funciona?

Existem diversos motivos que fazer esse formato de conteúdo funcionar e performar tão bem. Confira alguns deles:

  • Praticidade: Conforme mencionamos anteriormente, o podcast é um conteúdo que pode ser consumido em qualquer lugar e enquanto você executa outras atividades
  • Fácil de Digerir: Por ser um formato um pouco mais descontraído, muito parecido com uma conversa, ele tende a ser menos cansativo e mais fácil de entender.
  • Atrai Diferentes Públicos: Por ter uma estrutura em episódios, o podcast torna possível abordar os mais variados temas e abre espaço para você convidar pessoas influentes, o que consequentemente atrai um público maior.

Além disso, atualmente existem diversos podcasts de sucesso que comprovam o poder que esse formato possui, como é o caso do Flow e do PodPah, que tem comunidades enormes e conversam com praticamente qualquer pessoa.

Passo a passo de como fazer um podcast

Agora que você já sabe como os podcasts funcionam e por que eles fazem tanto sucesso, nós iremos mostrar um passo a passo de como criar o seu, confira:

1. Crie uma identidade e defina um tema para o seu podcast

Determinar a persona e também os assuntos centrais que você pretender abordar é o primeiro passo para criar um programa de sucesso é . Defina um tema que você ama e desperta o interesse do público.

Após definir estes dois pilares, é necessário pensar e criar toda a identidade visual do seu podcast, além de definir qual formato pretende adotar ( entrevista, monólogo, debate, entretenimento, etc).

2. Crie um planejamento

Antes de começar a gravar, separe um tempo para elaborar um esboço com alguns tópicos para abordar nos primeiros episódios, pois desta forma você consegue se preparar melhor para as gravações.

O ideal é que você e sua equipe tenham pelo menos alguns meses de conteúdo previamente planejados, principalmente se você optar por trabalhar com o formato de entrevista que depende da agenda dos convidados.

Não se esqueça de decidir a frequência de lançamento dos episódios do seu programa. Eles podem ser diários, semanais ou até mesmo mensais. Períodos maiores não são muito interessantes por conta do engajamento.

3. Invista em equipamentos de gravação

Investir em um bom microfone, fone de ouvido e um pop filter é indispensável, pois eles afetam diretamente a qualidade de áudio e a experiência do público que está escutando o programa.

Muitas pessoas não sabem disso, mas não tem como fazer um podcast sem aprender a utilizar um software de gravação como Audacity, GarageBand ou qualquer outro programa profissional de edição.

Caso não saiba mexer com esses programas, você tem duas opções: fazer um curso ou contratar um profissional do audiovisual que já tenha experiência e saiba trabalhar com esse tipo de software.

4. Comece a gravar e editar os episódios

Agora que a fundação está muito bem estruturada, é hora de colocar a mão na massa e começar a gravar os episódios. De preferência por um local silencioso e com espaço suficiente para acomodar seus equipamentos de gravação.

Também é interessante realizar teste de microfone e áudio antes de começar a gravar os primeiros episódios. Com isso, você se certifica de que a qualidade está boa e reduz a probabilidade de problemas técnicos.

Depois de finalizar a gravação, o ideal é sempre usar um software de edição de áudio ou vídeo para realizar pequenos ajustes no áudio ou até mesmo cortar possíveis erros que aconteceram durante o processo.

Caso seu objetivo seja criar um programa ao vivo, realize muitos testes antes de ligar a transmissão e, se possível, contrate um profissional qualificado para monitorar o vídeo e o áudio em tempo real.

Você também pode optar por usar algum editor de áudio online, que pode quebrar o galho em uma situação de emergência.

5. Escolha uma plataforma para publicar seu podcast

Atualmente, existem diversas plataformas e canais que te possibilitam publicar e distribuir o seu programa de forma gratuita, como o Anchor, Spotify, Google Podcasts, YouTube, Apple Podcasts e muitos outros.

Porém, antes de escolher uma plataforma, estude cada uma delas e entenda onde o seu público-alvo está concentrado. Isso aumenta seu engajamento e também suas chances de sucesso.

6. Divulgue seu podcast nas redes sociais

A divulgação é uma das etapas mais importantes para quem está aprendendo como fazer um podcast dar certo. Existem diversas técnicas e estratégias que vão te ajudar a conquistar novos públicos e deixar seu programa conhecido.

Uma dessas técnicas são os cortes, onde você cria pequenos trechos de partes importantes do programa para postar em redes sociais como Instagram, TikTok e Youtube com o objetivo de atrair pessoas de forma orgânica.

Veja algumas outras estratégias que podem te ajudar:

  • Compartilhe os bastidores de toda a produção com seus seguidores;
  • Crie uma contagem regressiva para episódios especiais para gerar um sentimento de expectativa;
  • Produzir mini teasers sobre o tema ou convidado do próximo episódio também são uma boa ideia;
  • Aposte em campanhas de incentivo para que seus convidados e seguidores compartilhem o podcast.

7. Construa uma comunidade

Não tem como fazer um podcast dar certo a longo prazo sem que exista uma comunidade para consumir e engajar com seus conteúdos. A melhor forma de construir uma base de seguidores fiel é interagindo com eles nas redes sociais.

Caso queira fortalecer ainda mais esse sentimento de comunidade, considere criar um site para o seu podcast e um grupo em aplicativos de comunicação como o WhatsApp e o Telegram.

8. Monitore seus resultados e busque melhorar

Por ultimo, mas não menos importante, acompanhe de perto as métricas de desempenho do seu podcast, como: número de downloads, avaliações, número de ouvintes mensais, engajamento, etc.

O segredo de como fazer um podcast dar certo, é estar aberto ao feedbacks dos seus seguidores e fazer melhorias sempre que necessário, seja no conteúdo ou na qualidade da gravação.

Aprendeu como fazer um podcast?

Esperamos que nosso guia tenha te mostrado tudo o que você precisa saber para criar um podcast com uma temática interessante que seja capaz de atrair e engajar novas pessoas de forma orgânica.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download