Como Criar Enquete no Whatsapp em Poucas Etapas

Tempo de leitura4 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Aprender como criar enquete no WhatsApp é essencial, pois com essa ferramenta fica mais fácil se comunicar com seu público ou seus clientes e coletar informações relevantes que vão te permitir melhorar seus produtos e serviços.

Esse novo recurso foi lançado no dia 16 de novembro de 2022 e com ele é possível criar enquetes com os mais diversos temas. Através desta ferramenta fica muito mais fácil resolver certos empasses que possam surgir no seu grupo de amigos ou de trabalho.

Com o objetivo de te ajudar, nós da Jivo preparamos um guia rápido te ensinando o passo a passo de como fazer enquete no WhatsApp, confira:

Como Criar Enquete no WhatsApp

1- Primeiro, abra o aplicativo do WhatsApp no seu smartphone;

2- Escolha uma conversa ou um grupo no qual deseja fazer uma enquete;

3- Agora, basta clicar no ícone do clipe de papel (Android) ou no símbolo de + (iOS);

4- Selecione a opção "Enquete" como na imagem abaixo;

imagem que mostra um tutorial em três passo de como criar uma enquete no whatsapp

5- Ao selecionar esta opção você irá acessar uma nova janela, onde é possível preencher os campos de acordo com o tema da enquete;

6- Aqui você pode adicionar quantas opções quiser, reordena-las e ainda configurar se os participantes podem selecionar várias opções ou apenas uma;

7- Ao preencher todos os campos e configurar tudo, basta clicar na seta verde (Android) ou em "Enviar" (iOS);

duas imagens que mostram como preencher e configurar as enquetes do whatsapp

8- A enquete agora ficara visível para todos os participantes do grupo e você pode conferir os resultados clicando na opção "Ver Votos".

imagem que mostra a enquete em uma conversa e como acessar os resultados

Como Criar Enquete no WhatsApp Web

Além disso, também é possível criar e responder enquetes pelo computador através do WhatsApp Web, confira como fazer isso:

1- Abra a página do WhatsApp no navegador;

2- Selecione uma conversa ou um grupo no qual pretender realizar a enquete;

3- Clique no sinal de "+", localizado no quanto inferior esquerdo e selecione a opção enquete;

Tutorial que mostra como criar uma enquete no WhatsApp Web

4- Agora é só seguir o mesmo caminho da versão mobile.

Quando usar as enquetes do WhatsApp?

Não existe uma reposta definitiva para essa pergunta, mas conforme mencionamos anteriormente, as enquetes servem para uma enorme variedade de situações onde é necessário resolver algum tipo de empasse.

Dentro de um grupo de amigos ou de familiares, você pode utilizar este recurso para resolver temas mais simples e corriqueiros como: organizar um churrasco ou uma festas, decidir o destino de um passeio ou de uma viagem e diversos outros assuntos.

Caso você queira usar esse recurso no WhatsApp da sua empresa, é necessário fazer isso de uma forma estratégica e em momentos oportunos. Por isso, escolha o horário correto e pense bem em como se comunicar neste momento.

Aprender como criar enquete no WhatsApp, permite que a sua empresa colete informações e dados valiosos a respeito de um determinado produto ou serviços oferecidos e faça pesquisas de satisfação e avalie a qualidade dos seus canais de atendimento.

Quais as vantagens de criar enquetes no WhatsApp?

Conforme foi possível notar ao longo das nossas explicações, as enquetes do WhatsApp são úteis em diversas situações, tanto para resolver questões profissionais quanto para situações pessoais. Veja alguma das principais vantagens deste novo recurso:

  • Facilita a tomada de decisões em grupo: Uma das principais vantagens de fazer uma enquete é organizar de maneira rápida e fácil as opiniões e ideias dentro de um grupo de trabalho, amigos ou familiares.
  • Planejamento: Se utilizada da maneira correta, esta ferramenta também é uma ótima aliada para quando for necessário planejar um novo projeto, uma viagem ou até uma festa.
  • Feedback: Apesar de já termos destacado várias vezes, as enquetes podem facilmente se utilizadas como uma ferramenta de avalição ou um sistema de feedback rápido.
  • Engajamento: Muitos influenciadores, principalmente do meio gamer, criam grupos de WhatsApp para interagir com seus seguidores. Neste caso, a enquete se torna uma ferramenta para gerar engajamento e interações orgânicas na comunidade.

Sugestões de enquetes para o WhatsApp

Logo em seguida, você confere algumas sugestões de enquetes para utilizar com seus clientes, amigos e familiares:

Enquete de Avaliação:

  • Pergunta: Em uma escala de 1 a 5, como você avalia nosso atendimento por chat?
  • Opção 1: 1 Estrela;
  • Opção 2: 2 Estrela;
  • Opção 3: 3 Estrela;
  • Opção 4: 4 Estrela;
  • Opção 5: 5 Estrela.

Coleta de Dados:

  • Pergunta: Qual setor da empresa você faz parte?
  • Opção 1: Finanças/Investimentos;
  • Opção 2: Atendimento/CS;
  • Opção 3: Marketing/Comunicação;
  • Opção 4: Vendas;
  • Opção 5: Desenvolvimento de Produtos;
  • Opção 6: Tecnologia;

Aprendeu Como Fazer uma Enquete no WhatsApp?

Esperamos que nosso guia tenha te ajudado a entender um pouco melhor como criar uma enquete no WhatsApp e como utiliza-las de forma estratégica para melhorar e organizar sua empresa, grupo do trabalho ou grupo de amigos.

Nós somos participantes do programa de associados da Amazon Services LLC, um programa de afiliados projetado para proporcionar comissões de vendas através do direcionamento para páginas da Amazon e seus demais sites relacionados

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download