O que é clima organizacional e como manter sua qualidade

Por muitos anos, o mercado de trabalho manteve seu foco exclusivamente na produtividade dos profissionais. No entanto, esta busca por resultados absolutos obrigava colaboradores a renunciarem elementos importantes de sua vida pessoal para se manterem dedicados à sua vida profissional.

No entanto, esta cultura de resultados absolutos aumentou consideravelmente a quantidade de doenças relacionadas ao estresse no ambiente de trabalho, resultando em prejuízos tanto na saúde dos profissionais quanto nos resultados das empresas, afetando o desempenho e ocasionando a perca de talentos.

Para ajudar na criação de ambientes mais saudáveis e produtivos, o conceito de clima organizacional foi desenvolvido. Ele indica a satisfação dos membros que integram uma empresa, relacionando os aspectos da cultura organizacional que afetam a qualidade de seu ambiente de trabalho.

Este conceito tem ganho cada vez mais importância porque empreendedores e gestores estão entendendo como o clima afeta o desempenho de seus colaboradores.

É verdade que entender o que isso realmente significa não é uma tarefa simples, pois este é um conceito subjetivo. Cada empresa tem seu próprio clima, percebido de maneiras diferentes por cada colaborador, sendo compostos por ambientes diversos, perspectivas diferentes, ambições e expectativas individuais.

Para isso, ferramentas como a pesquisa de clima organizacional foram criadas para identificar quais são as principais características destes ambientes de trabalho e quais aspectos precisam de melhorias.

Se você deseja entender mais sobre esse assunto, conhecer seus principais desafios e dicas para superá-los, continue conferindo o conteúdo do nosso artigo. Vamos lá?

O que é clima organizacional?

É a percepção coletiva dos membros de uma organização. Estas percepções afetam a qualidade do ambiente de trabalho compartilhado e, por consequência, a satisfação e o desempenho dos colaboradores de uma empresa que o compartilham.

As experiências vivenciadas pelos profissionais em uma organização fazem com que eles criem suas próprias impressões sobre o ambiente de trabalho compartilhado. Estas impressões podem favorecer ou comprometer a qualidade do ambiente de trabalho.

É comum que equipes contem com membros que tenham interpretações diferentes sobre um mesmo ambiente, afinal, cada um deles tem suas características individuais, personalidade, postura pessoal, postura profissional e estilo de vida.

No entanto, isto não significa que o clima organizacional não possa ser mensurado. Existem diversas variáveis que afetam os ambientes de trabalho e que são utilizadas em pesquisas para promover melhorias. Dentro os principais exemplos, estão os valores da empresa, processos, estrutura, sistemas, políticas de RH e relacionamentos interpessoais.

Entender e avaliar estas variáveis é fundamental para manter um bom ambiente de trabalho, que estimula a produtividade, diminui o turnover, engaja os colaboradores, traz propósito para os profissionais, entre tantas outras vantagens.

Existe diferença entre clima organizacional e cultura organizacional?

Estes conceitos que parecem semelhantes são essenciais para sua empresa, mas apresentam diferenças que precisam ser compreendidas. É através desta compreensão que decisões poderão ser tomadas para proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável.

A cultura organizacional é uma ideia relacionada às necessidades humanas dos profissionais que compõe a equipe de uma empresa. Dentro dela estão os valores, comportamentos, pontos de vista e hábitos em comum naquele ambiente.

Geralmente, empresas contam com sua própria cultura pré-estabelecida, mas quando novos profissionais integram uma equipe, a cultura é adaptada, até um certo ponto, com as contribuições trazidas pelos novos integrantes.

O clima organizacional é como esta cultura é percebida e como ela pode ser mensurada, utilizando tanto dados técnicos quanto emocionais em sua avaliação.

Entenda a importância da pesquisa de clima organizacional

Para tomar ações que promovem melhorias no clima de uma empresa, primeiro é preciso que o clima seja mensurado. Para fazer isso de forma eficiente, a utilização de um método confiável é imprescindível. A pesquisa de clima é a melhor ferramenta para começar este processo, ajudando a criar e manter um ótimo clima de trabalho.

Geralmente, o setor de recursos humanos é encarregado de realizar esta pesquisa. Sua principal menta ao aplicá-la é entender a cultura organizacional de uma empresa e como ela influencia os profissionais naquele ambiente de trabalho.

Após a realização da pesquisa será possível identificar quais os pontos fracos e os pontos fortes do ambiente de uma empresa. No entanto, existem alguns outros objetivos que também podem ser analisados, como:

  • Identificar as melhorias necessárias do local de trabalho.

  • Encontrar possíveis obstáculos que afetam o desempenho e a produtividade.

  • Entender se os colaboradores sentem-se confortáveis para dar sua opinião e ajudar a encontrar soluções.

  • Proporcionar a chance de gerar mais ideias inovadoras.

  • Entender como o clima afeta a motivação dos profissionais.

  • Dar base para as mudanças que precisam ser feitas.

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Para aplicar uma pesquisa de clima em sua empresa, siga essas quatro etapas.

1. Planejamento

Antes de começar sua pesquisa, é preciso definir quais objetivos devem ser alcançados com este estudo e se existe alguma situação específica que deve tratada com cuidado especial durante a pesquisa.

Para organizar seu plano, busque responder os questionamentos: qual é o melhor momento para aplicar a pesquisa? Quanto tempo deve durar? Quem será responsável por sua realização? Quem irá avaliar os resultados coletados? Como os resultados serão divulgados aos colaboradores?

Após encontrar estas respostas, será possível começar a elaboração do questionário, que geralmente é realizado de duas maneiras: questionários que apresentam diversas alternativas para que uma opção seja escolhida ou questionários com três opções de respostas cerca de 20 a 30 questionamentos sobre o ambiente de trabalho.

Lembre-se de abordar temas específicos e relevantes, como o ambiente físico, satisfação com a liderança, salários, carga horária, benefícios, comunicação interna, volume de trabalho e distribuição de tarefas.

2. Comunique aos colaboradores sobre a pesquisa

É preciso que os profissionais que compõe sua empresa estejam previamente informados sobre a realização da pesquisa e quais são seus objetivos.

Deixe claro para os colaboradores que a pesquisa irá avaliar o clima organizacional, explicando o conceito para aqueles que não o conhecem. Assegure-se de lembrar que os questionamentos não são relacionados ao desempenho pessoal, pois isso pode afetar as respostas e o resultado de sua pesquisa.

3. Faça a pesquisa

Ofereça opções de anonimato ou faça com que os questionários possam ser respondidos de forma espontânea, desta forma, os colaboradores irão responder às suas questões da maneira mais honesta possível.

Portanto, estimule sua equipe a participar e compartilhar sua opinião explicando sobre os benefícios da pesquisa e as melhorias que ela pode gerar no ambiente de trabalho.

4. Análise dos resultados

É uma das etapas mais importantes da pesquisa. Portanto, faça uma reunião para que os dados sejam interpretados da melhor maneira possível e possam gerar oportunidades de melhorar o clima em sua empresa.

Uma maneira de manter a evolução constante do ambiente em seu negócio é realizar pesquisas periódicas, que irão permitir a comparação dos dados coletados.

De preferência, compartilhe estas informações com os integrantes de sua equipe para integrá-los no processo de mudanças, mostrando que suas ações também impactam positivamente nas decisões sobre o ambiente de trabalho.

Quais os benefícios de trabalhar em busca de um bom clima organizacional?

Organizar o clima e o ambiente de trabalho são ações que trazem benefícios para todas as categorias de empresa. Afinal, valorizando seus colaboradores, o reconhecimento e a satisfação serão sentimentos mútuos.

Além disso, com a qualidade de vida otimizada no ambiente de trabalho, a produtividade de um negócio irá alcançar resultados incríveis.

Comunicação

Não existe relacionamento sem comunicação. Por isso, este é o maior motivador para melhorias no clima organizacional. Ao prezar e manter uma comunicação interna clara, saudável e eficiente, as atividades e os processos serão feitos da forma mais transparente e rápida.

Feedback

Prezar por um bom clima em uma empresa é dar valor aos integrantes daquela, portanto, ouvir sua opinião é algo fundamental.

Líderes participativos, que utilizam processos transparentes, conhecem bem sua equipe e sabem como motivá-las conseguem estimular sentimentos de confiança, respeito e pertencimento.

Recrutamento

Ao manter um clima de qualidade, as empresas diminuem consideravelmente a necessidade de novas contratações, afinal, seus talentos serão mantidos por mais tempo.

Outro fator interessante é criar um ambiente de trabalho positivo que tenha apelo e atraia mais candidatos, tornando o processo de seleção e contratação mais fácil.

Diminui o absenteísmo e aumenta a produtividade

Empresas capazes de manter um clima de qualidade e um ambiente saudável reduzem atrasos e faltas de seus colaboradores, influenciando diretamente na produtividade.

Afinal, colaboradores felizes e satisfeitos com seu ambiente apresentam uma melhoria considerável na qualidade de seu trabalho, otimizando seus resultados.

Reduz custos

O conjunto de benefícios de um bom clima organizacional naturalmente traz a redução de custos. A retenção de talentos é maior, a necessidade de novas contratações é diminuída, o engajamento dos colaboradores aumenta, o absenteísmo diminui junto aos erros.

Agrega valor

A melhora no ambiente de trabalho, melhores interações entre os colaboradores e uma relação saudável com suas atividades gerando mais qualidade são aspectos notados pelo seu público, melhorando a percepção quanto ao valor que é gerado para os próprios clientes.

Quais são os desafios para manter um bom clima no ambiente de trabalho?

Existem diversos fatores que podem interferir no clima de uma empresa. Aproveite a implementação da pesquisa para compreender quais destes aspectos já interferem no ambiente e na percepção dos colaboradores.

Confira alguns itens que precisam de atenção e devem ser acompanhados de perto.

  • Transparência: garanta que sua equipe saiba quais são os valores e a cultura em sua empresa. Lembre-se de expressá-los de uma maneira clara de fácil compreensão.

  • Liderança: é preciso ter muita atenção nas decisões tomadas pela liderança, pois elas afetam diretamente o clima nas empresas.

  • Comprometimento: assegure que as metas da empresa e os objetivos dos colaboradores estão alinhados, caso contrário, o comprometimento pode ser perdido.

  • Flexibilidade: identifique se as regras dão liberdade o suficiente para tomadas de decisões próprias dos colaboradores.

Indicadores de clima que devem ser acompanhados

1. Índice de absenteísmo

O absenteísmo é o número de atrasos e faltas que um colaborador apresenta com frequência, mesmo com justificativas. Acompanhá-lo é importante, pois uma alta taxa de absenteísmo indica que a organização não estimula o suficiente o engajamento dos colaboradores.

O maior problema gerado pela ausência é a queda na produtividade de sua empresa. Afinal, passando menos tempo exercendo suas tarefas e pausando sua execução diversas vezes irá resultar em uma queda de resultados, proporcionando prejuízos diretos à empresa.

Existem fatores compreensíveis que geram o absenteísmo, como saúde, dificuldades pessoais, afastamentos previstos em lei e, inclusive, acidentes de trabalho. Contudo, uma alta frequência de ausências pode ser um indicativo de problemas na gestão.

Portanto, atente-se ao comportamento de sua equipe e busque proporcionar um ambiente de trabalho saudável que afaste apenas as doenças ligadas aos estresse e ao cansaço.

2. Presenteísmo

Profissionais que estão presentes em seu ambiente de trabalho, mas acabam trabalhando no “piloto automático” com os pensamentos em outro lugar estão sofrendo de presenteísmo. Uma sensação em que o foco é perdido e o horário de saída é o momento mais esperado.

Este é um problema que também afeta a produtividade. Mas, diferente do absenteísmo, os funcionários não contam com faltas e sim um baixo desempenho exercido em suas atividades.

3. Índice de turnover

A rotatividade de colaboradores que uma empresa tem pode ser representada através do índice de turnover. O desafio é que existem diversos fatores que influenciam na dificuldade de manter talentos em uma empresa, como problemas de liderança e processos de seleção mal-executados.

Contar com uma alta taxa de turnover significa que seu clima organizacional está ruim. A melhor maneira de encontrar soluções para melhorar este aspecto em uma empresa é através da pesquisa de clima, identificando os problemas na visão dos colaboradores.

4. Feedback

Trabalhadores que não recebem feedbacks sobre seu desempenho podem sentir que seu trabalho não tem valor, gerando desmotivação e uma falsa percepção sobre seu próprio desempenho.

Oferecer feedbacks constantes é a melhor maneira de apresentar aos profissionais de uma equipe o seu verdadeiro desempenho. Ao receber críticas construtivas e respeitosas, que reconhecem seus pontos fortes, a motivação pode ser elevada para que seus resultados melhorem.

Como melhorar o clima organizacional em uma empresa?

Após entender o quão importante o clima é para sua empresa e como realizar uma pesquisa para medir sua qualidade, confira algumas dicas que podem tornar seu ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Invista na gestão de pessoas

Adotar um método de liderança que valoriza os colaboradores é o primeiro passo em direção à melhora do clima. Estimule a comunicação entre os gestores e as equipes, proporcionando novas oportunidades de diálogos que geram ideias para o seu negócio.

Invista no treinamento da equipe

Uma das principais maneiras de uma empresa mostrar que valoriza seus colaboradores é através da profissionalização de sua equipe.

Ofereça mais oportunidades para que os colaboradores se especializem e desenvolvam suas carreiras, desta forma, sua equipe irá contar com pessoas mais capacitadas e gratas pela oportunidade, podendo colocar em prática seu novo conhecimento para gerar ainda mais resultados.

Conte com uma boa infraestrutura

O local de trabalho precisa atender as necessidades que seus colaboradores têm para a execução de suas tarefas.

Instalações confortáveis, ferramentas que funcionam sem problemas, ambientes de descanso podem evitar confusões e diminuir o estresse de uma equipe.

Ofereça benefícios

Utilize sua criatividade para oferecer benefícios que mantêm sua equipe engajada na execução de suas atividades.

Preparado para elevar a qualidade do clima organizacional em sua empresa?

Esperamos que o nosso conteúdo tenha explicado de forma clara como o conceito de clima organizacional afeta o desempenho dos seus colaboradores e a produtividade de sua empresa.

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Além de funcionar com um chat para seu site, ele pode ser usado por sua equipe como um ambiente online de comunicação. Desta forma, o impacto de celulares e aplicativos que podem disputar pela atenção dos colaboradores pode ser diminuído consideravelmente.

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