Como criar conteúdo para linkedin

atualizado 2 de maio de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Blog JivoChat
Blog JivoChat
-

As redes sociais fazem parte da rotina das pessoas, assim como das empresas e, por isso, líderes, gestores e profissionais em geral devem se atentar para o conteúdo para linkedin, pois isso pode ajudar muito em como alguém é percebido no mercado de trabalho.

Os usuários que produzem conteúdo para LinkedIn usam essa plataforma para interagir com outros profissionais e fazer negócios, indo além da construção de uma rede pessoal. 

Diferente de outras redes sociais, o LinkedIn foi desenvolvido para o marketing de conteúdo e, assim, é preciso se destacar de forma inteligente e profissional.

Existem diferentes maneiras de criar conteúdo para LinkedIn atraente, tendo como objetivo receber engajamento e permitir que um profissional tenha a oportunidade de aumentar o network, assim como a presença nas redes sociais. 

Do que se trata a plataforma LinkedIn?

Como rede social, o LinkedIn é focado em assuntos profissionais, seja um empreendedor que monta galpões de lona, um profissional consolidado no mercado de trabalho, ou um estudante universitário que demonstra interesse em explorar as diversas opções de carreira. 

De uma forma abrangente, essa plataforma social, especificamente, está disponível para pessoas interessadas em se desenvolver profissionalmente, e que estejam propensas a se conectar com pessoas que possuem ideias semelhantes. 

Com toda a possibilidade que uma rede social oferece, o LinkedIn permite que profissionais se conheçam, se conectem, conversem sobre o que fazem e produzem, além de permitir a divulgação de novas oportunidades de negócios. 

Por isso, produzir conteúdo para LinkedIn serve para aqueles que desejam aumentar a visibilidade no mercado profissional. 

Plataforma destinada a empresas

Muitas pessoas pensam que o LinkedIn é limitado apenas a pessoas que buscam por emprego, mas não é o caso. 

O LinkedIn pode ser utilizado para aumentar a rede profissional, gerar novos leads de negócios e exibir a experiência de um especialista em ensaio de dureza voltado para o setor industrial. 

Dessa forma, ela é uma rede social que pode ser usada como uma ferramenta poderosa para empresas e indivíduos, oferecendo um espaço em que o conteúdo para LinkedIn pode ajudar a ganhar visibilidade, além de promover outros benefícios. 

Alcance além dos limites geográficos

Para uma empresa seguir o caminho do sucesso, muito se deve à base de fornecedores e clientes em potencial, o que é possível por meio da plataforma do LinkedIn.

Com um planejamento adequado de uso das redes sociais, uma empresa consegue desenvolver e aumentar a notoriedade da própria marca de guilhotina industrial, desde que desenvolva uma pesquisa avançada para alcançar o público-alvo, que vai além dos limites geográficos.  

A partir de uma rápida pesquisa, é possível descobrir clientes em potencial, assim como usuários com ideias semelhantes, que podem ser adicionados à rede e, de alguma maneira, ajudam a aumentar o alcance de conteúdo e da marca empresarial. 

Talentos disponíveis para conversar e debater

Em um ponto da história da humanidade em que a digitalização facilita diversos processos, talentos de diferentes partes do mundo estão usando o LinkedIn para se apresentar, e muitos recrutadores estão de olho para aumentar a rede profissional. 

Por ser uma rede voltada para o mercado de trabalho, o LinkedIn oferece pacotes premium, o que torna tudo mais acessível para quem realmente se interessa em destacar-se. 

As empresas podem encontrar clientes em potencial que precisam de balança comercial muito mais rápido, assim como utilizar recursos de navegação ilimitados para formalizar parcerias de negócios, sem qualquer tipo de restrição. 

Promoção dos negócios sem limites

A produção de conteúdo para LinkedIn permite que uma empresa tenha acesso ao público-alvo de uma maneira mais fácil. 

Uma página corporativa pode ser usada para diversas finalidades, como:

  • Apresentar valores fundamentais da marca;
  • Melhorar a visibilidade no mercado;
  • Nutrir clientes em potencial;
  • Promover a visão da empresa.

Outro ponto são as comunidades, que são essenciais para o sucesso de qualquer tipo de negócio, de um centro de usinagem a uma rede de lojas de eletroeletrônicos.

Clientes, candidatos a empresa, funcionários, parceiros empresariais, entre outros elementos, formam uma comunidade e, juntos, podem ajudar no crescimento de uma empresa, por meio de conversas significativas e com um conteúdo para LinkedIn valioso. 

Gestão de página empresarial no LinkedIn

Uma página corporativa sempre está visível, independente de os usuários terem uma conta na plataforma e, dessa maneira, é preciso manter o conteúdo para o LinkedIn atualizado sempre.

Por ser uma rede social altamente profissional, o conteúdo publicado deve seguir algumas regras, e bom senso e, por isso, é preciso pensar nos visitantes da página, no caso empresas, aqueles que procuram oportunidades de emprego ou de negócios. 

Se for um profissional que trabalha com aluguel de empilhadeira, é a chance de apresentar as habilidades técnicas e o conhecimento profissional. 

Portanto, entre tantas ideias de conteúdo para LinkedIn, vale publicar notícias da empresa, postagens em blogs que promovem liderança de pensamento e fotos ou comentários que reflitam a cultura organizacional.

Postagens que ressoam junto ao público-alvo

O objetivo é que as postagens sejam encontradas pelo público certo e, para isso, é preciso realizar uma pesquisa e planejar todo o conteúdo para o LinkedIn de forma antecipada. 

Da mesma forma que se faz em outras redes sociais, aqui o cronograma de publicação de conteúdo é essencial, e deve-se permanecer consistente, dentro de um calendário, e melhorar as postagens quando notar que algo não funciona.

A publicação deve ser adequada ao momento em que a empresa de anéis de segmento se encontra, assim como é importante pensar ao redor, e perceber como a organização se encaixa na realidade em geral. 

Dessa maneira, toda empresa precisa ter um plano de conteúdo para LinkedIn, lembrando que a plataforma oferece várias possibilidades de tipo de material a ser publicado, e assim, aumentar o alcance.

Isso inclui postagens em diferentes formatos, como:

  • Artigos compartilhados;
  • Enquetes;
  • Eventos;
  • Postagens de imagem única;
  • Somente texto;
  • Vídeo nativo e ao vivo.

Por se tratar de uma rede social, outro cuidado com o conteúdo para LinkedIn é garantir que as postagens tenham uma conotação positiva. Isso tem um impacto quanto ao alcance de público.

Essa positividade reflete ao público, e as conexões em geral, que uma empresa, ou uma marca em especial, tem empatia pelo que os espectadores estão passando. 

Uma dica quanto à criação de conteúdo para LinkedIn voltado para empresas, é que, além de usar tipos de linguagem que funcionam, é preciso incluir as hashtags (#), com recomendação máxima de 3, ao final da postagem, o que ajuda a ampliar o alcance. 

Principais dicas para uso do LinkedIn

Para aumentar a rede, empresa ou profissional precisa se esforçar, para colher os benefícios logo à frente. 

Mesmo que alguém passe 15 minutos por dia adicionando pessoas que conhece ao perfil, o usuário pode aumentar rapidamente as conexões.

A pessoa responsável por administrar uma conta na plataforma social, assim como a produção de conteúdo para LinkedIn, precisa tentar publicar ou, ao menos, comentar postagens de outras pessoas no dia a dia. 

Seja conteúdo da própria rede, ou originário de outras redes sociais, é preciso certificar-se do que é relevante para o setor em que atua e, com isso, obter um engajamento maior. 

A ideia principal é tornar o perfil mais envolvente e interessante quanto ele puder ser. É preciso evitar a simplicidade e o genérico, apenas listando a posição da empresa no mercado, ou as habilidades como profissional. 

Nesse ponto, é preciso colocar a criatividade no conteúdo para LinkedIn, para fazer o perfil corporativo sobre manutenção de máquinas industriais ou pessoal se destacar.

Mais uma dica, aqui, de maneira geral, é envolver-se com grupos relacionados ao setor, onde é possível aprender e encontrar conteúdo para compartilhar. 

Isso tudo permite contribuir, de forma ativa, na consolidação da presença na rede.

Benefícios do LinkedIn para perfil pessoal

De forma pessoal, a plataforma pode ser a ferramenta social mais eficaz para fazer novos contatos profissionais e comerciais, assim como permite alavancar o perfil de uma empresa, mesmo que de pequeno ou médio porte. 

Essa característica é porque a plataforma foi construída para se concentrar nos negócios, longe dos relacionamentos pessoais.

Como profissional, é possível divulgar conquistas na carreira, promover habilidades pessoais e profissionais, e falar sobre todo o potencial que possui para atender o mercado em que está inserido. 

No fundo, é como ter um currículo permanente, pronto para ser encontrado por um recrutador e, por isso, é preciso manter todas as informações corretas e atualizadas. 

Afinal, os cargos estão disponíveis em todo o mundo a qualquer hora, e uma página do LinkedIn está associada a uma rede de profissionais ligados que podem ser vinculados a qualquer emprego.

Conclusão

Por fim, a criação de um perfil empresarial ou profissional, além da produção de conteúdo para o LinkedIn, aumenta a visibilidade não só no círculo de conexões, mas também em outros espaços de discussão e debate. 

Sendo uma plataforma de alcance global, o conteúdo para LinkedIn pode alcançar milhares de pessoas, gerando leads para as empresas e abrindo oportunidades para profissionais que procuram por uma oportunidade no mercado de trabalho. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download