O que faz e quanto ganha um Promotor de Vendas?

atualizado 10 de janeiro de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Indo a campo e realizando as estratégias feitas pelas agências e escritórios, o promotor de vendas tem uma das principais funções no trade marketing e influência nos resultados de uma ação.

Esse profissional é responsável por executar as estratégias em pontos de vendas e por comunicar a falta de produtos na gôndola.

O promotor também negocia pontos de destaque nas lojas onde atua, conseguindo lugares de melhor visibilidade para impressionar os clientes.

Por mais que muitas pessoas enxerguem a profissão de uma forma muito simples, a carreira na área oferece oportunidades de desenvolvimento profissional.

Muitas pessoas começaram como promotores de vendas e hoje atuam como supervisores, coordenadores e até mesmo em cargos de direção de empresas.

Se você tem interesse em saber quanto ganha e o que faz um promotor de vendas, confira nosso artigo e tire suas dúvidas.

O que faz um Promotor de Vendas?

O promotor de vendas tem como sua principal função melhorar e impulsionar o desempenho de uma marca ou mercadoria em uma loja, fazendo com que mais clientes comprem os itens gerenciados por ele.

Esse profissional fica responsável por ir a campo e executar as estratégias de vendas e marketing definidas por uma empresa.

Dessa forma, os promotores de vendas ficam encarregados de oferecer os produtos ou serviços através de técnicas que os tornem mais atraentes para o consumidor.

Os profissionais da área também podem atuar elaborando estratégicas com a disposição de mercadorias pelas prateleiras e estantes delojas e mercados, oferecendo degustação, apresentando novos produtos, entre várias outras ações.

Além de fazer tudo isso, o promotor de vendas também precisa elaborar um relatório bem construído sobre as ações realizadas por concorrentes, pontos que podem melhorar, novos potenciais de vendas e ações que podem otimizar os resultados.

Qual a diferença entre um promotor de vendas e um vendedor?

O vendedor é um profissional que faz parte de um time comercial responsável por prospectar, entrar em contato, negociar e fechar vendas com clientes em potencial.

O promotor de vendas exerce uma função estratégica, coordenando os esforços de uma equipe, executando ações e gerenciando os produtos em pontos de vendas.

O que é Trade Marketing?

Trade Marketing é uma prática usada pela indústria com o objetivo de analisar os hábitos e preferências de consumidores para potencializar estratégias de marketing e vendas.

Usando essas informações será possível basear decisões sobre canais de mídia, produtos que serão desenvolvidos, produtos para manter no estoque e outros detalhes.

O conceito se trata da integração entre os setores de vendas e marketing, o que permite que o trade marketing evolua para se adaptar às novas práticas do mercado.

Dentre as propostas de planejamento e estratégias usados para colocar esse conceito em prática, existem algumas ações fundamentais para o trade marketing, como:

  • Recomendar estratégias de marketing no PDV
  • Escolha de canais de venda mais eficazes
  • Desenvolver calendários para produtos sazonais
  • Avaliar resultados de atividades promocionais
  • Recomendar preços e descontos
  • Planejar o estoque
  • Analisar performances de vendas
  • Coordenar as pesquisas com o consumidor no PDV
  • Elaboração de relatórios de vendas

Quais as características de um bom Promotor de Vendas?

Confira as características essenciais para alcançar o sucesso como promotor de vendas:

  • Ser organizado
  • Ser proativo
  • Ser comunicativo
  • Conversar com desenvoltura
  • Ter disciplina
  • Ter comprometimento
  • Ter atenção a tudo o que acontece

Quais são as principais atividades de um Promotor de Vendas?

Antes de começar seu dia, o profissional da área conta com um roteiro de ações definido. Seu papel é visitar os pontos de venda e executar o checklist de atividades para seu dia.

As atividades mais comum em um dia de trabalho dos promotores de vendas são:

  • Acompanhar o roteiro de vendas
  • Fazer o check-in na loja
  • Conferir a exposição de produtos e auditar as ações em lojas
  • Fazer registros fotográficos das gôndolas
  • Reportar os indicadores definidos por sua supervisão
  • Avaliar ações da concorrência e preparar relatórios sobre elas para sua supervisão
  • Conferir o estoque de produtos
  • Garantir um bom relacionamento com as lojas onde atua
  • Organizar o material de merchandising
  • Tirar dúvidas de clientes
  • Analisar e aproveitar oportunidades para vender mais

De forma resumida, os promotores passam a maior parte do seu dia de trabalho nos pontos de venda e em contato com o público.

Manter um bom relacionamento e boa imagem é importante tanto para o profissional, quanto para marca que ele representa.

O que um Promotor de Vendas não deve fazer?

Quem busca evoluir em sua carreira começando como promotor não pode perder focos de suas atividades diárias.

Por mais que a lista de tarefas seja extensa, é importante garantir que essas atividades sejam realizadas de forma eficiente.

Fora isso, existem algumas atividades que não fazem parte dos afazeres de um promotor de vendas:

  • Carregar e descarregar mercadorias
  • Fazer atividades fora do seu expediente. Caso seja necessário, é preciso avaliar com seus superiores e ser autorizado pela empresa.
  • Abastecimento de produtos ou marcas que não representa.

Quanto ganha um Promotor de Vendas?

Segundo o levantamento realizado pelo site Vagas em novembro de 2022, o cargo de promotor de vendas conta com um salário inicial com média de R$ 1.134,00 e pode chegar até R$ 1.7100,00.

A média salarial para o cargo no Brasil é de R$ 1.360,00 e uma das formações mais comuns para o emprego é a graduação em Administração.

Como se tornar um Promotor de vendas?

O nível superior não é algo exigido para trabalhar como um promotor de vendas de forma geral, tendo o Ensino Médio como suficiente.

Contudo, algumas empresas podem exigir um diploma de cursos superiores relacionados à áreas de negócios como Administração, Marketing e Publicidade.

Existem também cursos superiores tecnólogos voltados para a área de vendas.

Empresas que estão contratando esses profissionais buscam por perfis de pessoas que sejam comunicativas, atentas, organizadas, pró-ativas, simpáticas, pacientes, que gostem de lidar com pessoas, educadas e que tenham uma boa desenvoltura.

Se você tem interesse em se especializar para trabalhar na área, confira uma lista de cursos que podem ajudar você a se tornar um promotor ou promotora de vendas.

1. Curso De Persuasão Em Vendas

A persuasão é uma habilidade fundamental para qualquer profissional que pode interagir diretamente com clientes.

O curso em questão ensina 3 formas de influenciar diretamente as pessoas, potencializar o efeito dos seus argumentos usando emoções e usar uma linguagem estratégica.

O conteúdo também apresenta técnicas para entender o que se passa na mente do cliente e técnicas de fechamento que podem ser úteis para lidar com parceiros comerciais.

Carga horária: 7 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Aumentar consideravelmente seus resultados e consequentemente seus lucros
  • Ampliar suas habilidade, capacidades e competências atingindo uma alta performance profissional
  • Alavancar sua carreira destacando-se em um mercado em expansão
  • Construir uma imagem pessoal poderosa e altamente persuasiva

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma da Udemy.

2. Curso de Promotor de Vendas Gratuito – Up Cursos

A UP Cursos conta com um material de 45 horas e que oferece apostilas em PDF para aprender sobre a profissão de promotor de vendas.

O material é gratuito e pode ser feito por qualquer pessoa, quem se interessar em ter um certificado válido em todo país pode pagar a taxa de emissão de certificado cobrada pela plataforma.

O material é 100% digital e ensina sobre os principais aspectos e conceitos relacionados à carreira.

Carga horária: 45 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Dimensões da comunicação
  • Objetivos da comunicação
  • O P de promover
  • Comportamento do consumidor
  • Postura no PVD
  • Marketing pessoal
  • Comunicação
  • Estabelecimento comercial
  • Atendimento ao cliente
  • Marketing e Merchandising

Tipo de acesso: Acesso grátis através do Up Cursos, mas o certificado só será emitido após o pagamento de uma taxa.

3. Curso de Promotor de Vendas Gratuito Online – Portal IDEA

Por fim, o Portal IDEIA conta com um material que fala sobre as responsabilidades do promotor de vendas, suas funções e como executá-las corretamente.

As aulas mostram como repor e negociar pontos de destaque dentro da loja para que um produto tenha melhor exposição ao consumidor.

Carga horária: 8 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Promotor de Vendas
  • Postura ideal para atender
  • Importância da Comunicação
  • Controle de vendas
  • Administração de clientes
  • Atitudes que o promotor deve evitar

Tipo de acesso: Acesso grátis através do Portal IDEA, mas o certificado só será emitido após o pagamento de uma taxa.

Aprende o que faz um Promotor de Vendas?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender o que é esse profissional, qual seu papel em uma empresa e quanto ele ganha.

Caso também tenha interesse em aprender mais sobre outras áreas de vendas, confira nosso artigo que apresenta os melhores cursos online sobre vendas.

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