Pagamento Recorrente: O que é, como funciona e suas vantagens

atualizado 10 de junho de 2024
Tempo de leitura5 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

O pagamento recorrente é uma estratégia de compra que ganhou bastante destaque nos últimos anos, pois além de fidelizar o cliente, ela proporciona estabilidade e permite que sua empresa cresça de forma sustentável.

Neste artigo, vamos explorar os principais conceitos desta estratégia, como ela funciona, as vantagens de se adotar esta modalidade de cobrança e como você pode implementar esse sistema na sua empresa, confira!

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é um método de cobrança periódico onde os clientes são cobrados de forma automática com recorrência mensal, quinzenal ou anual por um serviço que está sendo utilizado.

Este é um sistema de cobrança muito utilizado por plataformas de streaming, clubes de assinatura, cursos online, empresas SaaS, serviços de entrega, academias e diversas outras empresas que oferecem serviços de assinatura.

Ou seja, o cliente escolhe um método de pagamento em que deseja receber as cobranças automáticas pelo serviço assinado e o valor sempre será descontado no período escolhido, até que ele ou a empresa opte por cancelar sua assinatura.

Quais as vantagens de implementar um sistema de pagamento recorrente?

Adotar esse sistema traz diversas vantagens tanto para o seu negócio, quanto para seus clientes. A seguir, iremos falar sobre alguns dos principais benefícios que estão relacionados a esta estratégia:

Previsibilidade e estabilidade de receita

Através de cobranças regulares é possível prever com maior precisão as receitas mensais e futuras da sua empresa, o que facilita o planejamento financeiro e todas as decisões relacionadas a alocação de recursos.

Para saber o faturamento bruto de cada mês do seu serviço de assinatura é muito simples: basta multiplicar o número de assistentes ativos pelo valor cobrado.

Redução da inadimplência

Além disso, por conta da automatização do pagamento recorrente, ele elimina qualquer possibilidade de atraso e evita que seus clientes esqueçam de realizar o pagamento, o que reduz consideravelmente as taxas de inadimplência.

Isso também contribui para o aumento das taxas de aprovação e evita que sua empresa venha a enfrentar problemas de fluxo de caixa que podem vir a ocorrer por conta de altos índices de inadimplência.

Eficiência operacional

A automação aumenta a eficiência operacional do setor financeiro da sua empresa, pois reduz a carga de trabalho manual associada à gestão de pagamentos, o te permite realocar recursos para outras atividades mais importantes.

Escalabilidade

Um sistema de pagamento recorrente bem implementado é capaz de escalar e suportar um número maior de assinaturas quando necessário sem precisar de ajustes significativos, acompanhando o crescimento da sua empresa.

Fidelização de clientes

Conforme mencionamos anteriormente, adotar o modelo de recorrência é uma excelente estratégia para oferecer conveniência, melhorar a experiência de consumo e, consequentemente, fidelizar ainda mais clientes.

Você pode associar benefícios e vantagens, descontos ou até mesmo conteúdos exclusivos para cliente que tem uma assinatura ativa a muita tempo ou que optarem por assinar planos mensais e anuais.

3 Métodos de pagamento recorrente para oferecer ao seus clientes

Oferecer diferentes formas de pagamento é uma boa maneira de atrair um maior número de usuários e aumentar o nível de satisfação dos seus clientes. Pensando nisso, separamos alguns dos principais métodos:

Cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos métodos de pagamento mais utilizados no mundo. Nele as cobranças recorrentes são feitas automaticamente sem a necessidade de aprovação por parte do consumidor.

Isso ajuda a reduzir atrasos no pagamento e traz comodidade para o cliente, já que ele não precisará inserir seus dados manualmente todos os meses para continuar utilizando o serviço ou produto.

Para empresas, esse método traz segurança e previsibilidade de receita, garantindo que ela tenha um controle maior sobre a sua receita mensal, trimestral ou até mesmo anual.

Débito automático

Como o próprio nome sugere, o débito automático é um método de pagamento recorrente onde o cliente autoriza a empresa a debitar automaticamente o valor da assinatura diretamente da sua conta bancária no período devido.

Este é um dos métodos de cobrança mais seguros e com menor risco de fraude, pois as transações são feitas diretamente entre contas bancárias e os clientes podem interrompe-las a qualquer momento.

Boleto Bancário

O boleto bancário é uma das opções mais populares no Brasil e é muito utilizado por pessoas que não tem um cartão de credito ou uma conta bancária. Neste método a empresa fica responsável por emitir e enviar os boletos com os valores da assinatura.

Mesmos sendo um método bastante flexível e popular, é importante ressaltar que ele não pode ser automatizado, o que pode gerar uma maior taxia de inadimplência por atrasos ou esquecimentos.

Diferenças entre pagamento recorrente e pagamento parcelado

Embora pareçam muito similares, no pagamento parcelado o valor total de um produto ou serviço é dividido em várias parcelas pré-definidas que são cobradas mensalmente até que todo o montante seja pago.

Já no modelo recorrente as cobranças são feitas automaticamente e de forma contínua enquanto o cliente optar por continuar manter sua assinatura ativa para utilizar uma plataforma, curso ou serviço.

Apesar do parcelamento facilitar a compra de produtos ou serviços de alto valor, ele exige que o cliente tenha um limite igual ao valor total da compra disponível, o que compromete o uso do cartão de crédito para outras coisas.

Como implementar o pagamento recorrente em seu negócio?

Para conseguir implementar esse sistema de maneira eficaz, é preciso seguir alguns passos. Pensando nisso, preparamos um mini guia com as principais etapas do processo, veja:

  1. Escolha uma Plataforma: Escolher a plataforma correta é essencial para garantir o sucesso desta implementação. Ferramentas como Stripe, PayPal, Recurly, Cargebee, entre outras são ótimas opções.
  2. Configure os Planos de Assinatura: Defina como os planos de assinatura serão estruturados, isso inclui valores, período de cobrança, benefícios e quantos níveis diferentes estarão disponíveis.
  3. Defina os Métodos de Pagamento: Se possível, ofereça diferentes opções de pagamento ao seus clientes, como cartão de crédito, débito automático, boleto e Pix.
  4. Integre a Plataforma de Pagamento: Logo em seguida você precisa integrar a ferramenta escolhida ao seu site ou sistema de gestão e testar. Isso pode ser feito através de uma API ou um plugin.
  5. Teste o Sistema: Não se esqueça de, antes de lançar oficialmente, testar o sistema de pagamento para garantir que ele está funcionando corretamente e ajustar tudo o que for necessário.
  6. Políticas de Cobrança: A inadimplência é inevitável, sendo assim, crie políticas claras e eficazes para cobrar seus clientes em caso de atrasos ou esquecimentos. Por exemplo, você pode optar por enviar um e-mail ou SMS um dia após o vencimento.

Aprendeu o que é pagamento recorrente?

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a entender o que é pagamento recorrente, além de mostrar todas as vantagens em adotar esse sistema, esclarecer suas dúvidas sobre os diferentes métodos de cobrança disponíveis e como é fácil implementa-lo em seu negócio.

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