Como Definir Metas de Venda Para Meu Ecommerce?

Definir metas é um passo essencial para o sucesso do seu negócio! Confira nossas dicas para fazer isso com assertividade.

Definir metas de venda é uma atividade crucial para toda e qualquer empresa. Com o e-commerce não seria diferente. Esses objetivos são importantes para a empresa ter um direcionamento e projetar o seu crescimento. Além disso, o estudo que precisa ser feito para definir metas vai trazer muito conhecimento para a loja, que pode ser aplicado a diversas áreas do negócio.

O que são metas de venda?

São objetivos que deverão ser alcançados pelo time de vendas da loja. Eles precisam ser definidos em um espaço de tempo, devem ser quantificados e é importante que se descreva as formas adotadas para atingi-los.

Seguramente, definir metas de venda está totalmente relacionado ao objetivo de crescimento e planejamento estratégico da empresa.

Por que é importante definir metas de vendas?

As metas ajudam a:

Quando definir metas de venda?

Geralmente, isso acontece logo após a definição do planejamento estratégico. Ao final de cada ano, planeja-se o ano seguinte.

Porém, também é possível dividir as metas em longo e curto prazos, estabelecendo-as ao final de cada mês, trimestre, semestre e ano. É importante saber qual é a forma que mais funciona para o seu perfil de negócio.

Leia também: Pós-Venda: 5 Dicas e 5 Vantagens Sobre Esta Estratégia

Como Definir Metas de Venda Realísticas

Defina metas realistas!

Uma das principais características que uma meta de vendas deve ter é ser realista. Metas agressivas demais e praticamente impossíveis de serem alcançadas desmotivam o time. Por isso, é preciso plantar os pés no chão e considerar:

1. Fatores internos

São os elementos que dependem do próprio negócio, como: controle financeiro, histórico de vendas, capacitação da equipe, qualidade do atendimento etc.

Uma dica é fazer uma análise das vendas em períodos similares anteriores. Essa visão do passado vai ajudá-lo(a) a compreender o que a empresa já atingiu. Assim, é possível definir metas com base em dados reais e específicos do negócio.

2. Fatores externos

Há certos fatores que, diferentemente dos acima, não são controlados pela empresa, mas que impactam diretamente o seu dia a dia. A análise externa é útil para compreender até onde seu negócio pode chegar, fazer previsões e tomar medidas de precaução.

Por exemplo:

3. Potencial da loja

Responda às seguintes questões: qual é o potencial de produção da loja? E o de distribuição? Pode ser que, após as análises, você perceba que o potencial do mercado é maior do que aquele que a sua empresa está alcançando no momento. Logo, você está deixando dinheiro na mesa. Neste caso, é preciso avaliar se é o momento de uma expansão.

4. Planejamento estratégico

Como já mencionamos, é comum que, no final do ano, as empresas definam um plano estratégico para o ciclo que vai começar. Entre tantas outras informações, há o percentual que a empresa deseja crescer. Ao definir metas de venda, é preciso analisar a receita necessária de vendas para alcançar esses objetivos gerais.

Conclusão

Como toda definição de metas, é importante adotar um método para guiar esta ação. No texto Como definir metas de 2019 para o seu negócio virtual, listamos três opções de metodologias que podem ser úteis: SMART, WOOP e HARD. Qual faz mais sentido para o seu negócio?

Além disso, não se esqueça de incluir seus canais de atendimento na estratégia de vendas, oferecendo muito mais que apenas suporte, mas também alavancando-os para aumentar suas conversões. Quer saber como? Confira as principais dicas para converter mais através do atendimento online.

2019/05/22

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte